Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40501
Resumo: Dentro de poucas décadas, a maior parte da população mundial passará a viver em cidades. Em sua maior parte, esse processo tem sido caracterizado por uma ocupação urbana que se afasta cada vez mais dos centros históricos, induzindo, então, ao aumento da infraestrutura rodoviária e da utilização de veículos motorizados. Natal não ficou alheia a esse processo e observou um intenso crescimento urbano nos últimos anos, notadamente na zona sul da cidade. Nesse contexto, a Avenida Engenheiro Roberto Freire se posicionou como a principal via de ligação com o eixo sul do município, apresentando um elevado fluxo diário de veículos. Ao mesmo tempo, constata-se um alto número de acidentes e mortes no trânsito nessa avenida. A redução dessas ocorrências, aliada ao incentivo da mobilidade urbana sustentável, que coloca o foco do planejamento de transportes nos modos ativos e coletivo, são princípios abordados na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O objetivo deste trabalho foi de elaborar uma proposta de projeto de engenharia para a Av. Eng. Roberto Freire que esteja de acordo com as diretrizes da PNMU. O projeto seguiu, ainda, os conceitos da abordagem de Sistemas Seguros e as recomendações de manuais de trânsito de referência. Ao final, observou-se que é possível repensar a distribuição do espaço viário, priorizando os modos sustentáveis, sem a necessidade de intervenções de grande porte na via. Foram também lançados indícios para estudos e projetos complementares a serem desenvolvidos posteriormente.
id UFRN_2538da38df7dbae03f684d1168e2469b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40501
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Lucas Adleer Epifanio de FreitasMelo, Magda Maria Pinheiro deMilhor, Carlos AlbertoQueiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de2020-12-21T21:40:03Z2021-09-29T14:27:37Z2020-12-21T21:40:03Z2021-09-29T14:27:37Z2020-12-082015022170PEREIRA, Lucas Adleer Epifanio de Freitas. Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire. 2020. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil ) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40501Dentro de poucas décadas, a maior parte da população mundial passará a viver em cidades. Em sua maior parte, esse processo tem sido caracterizado por uma ocupação urbana que se afasta cada vez mais dos centros históricos, induzindo, então, ao aumento da infraestrutura rodoviária e da utilização de veículos motorizados. Natal não ficou alheia a esse processo e observou um intenso crescimento urbano nos últimos anos, notadamente na zona sul da cidade. Nesse contexto, a Avenida Engenheiro Roberto Freire se posicionou como a principal via de ligação com o eixo sul do município, apresentando um elevado fluxo diário de veículos. Ao mesmo tempo, constata-se um alto número de acidentes e mortes no trânsito nessa avenida. A redução dessas ocorrências, aliada ao incentivo da mobilidade urbana sustentável, que coloca o foco do planejamento de transportes nos modos ativos e coletivo, são princípios abordados na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O objetivo deste trabalho foi de elaborar uma proposta de projeto de engenharia para a Av. Eng. Roberto Freire que esteja de acordo com as diretrizes da PNMU. O projeto seguiu, ainda, os conceitos da abordagem de Sistemas Seguros e as recomendações de manuais de trânsito de referência. Ao final, observou-se que é possível repensar a distribuição do espaço viário, priorizando os modos sustentáveis, sem a necessidade de intervenções de grande porte na via. Foram também lançados indícios para estudos e projetos complementares a serem desenvolvidos posteriormente.Within a few decades, most of the world's population will be living in cities. For the most part, this process has been characterized by an urban occupation that is moving further and further away from historical centers, leading to an increase in road infrastructure and the use of motor vehicles. Natal has not been unaware of this process and has seen intense urban growth in recent years, especially in the southern part of the city. In this context, the Engenheiro Roberto Freire Avenue has positioned itself as the main link with the south axis of the city, presenting a high daily flow of vehicles. At the same time, there is a high number of accidents and traffic deaths on this road. The reduction of these occurrences, allied to the incentive of sustainable urban mobility, which places the focus of transportation planning on active and collective modes, are principles addressed in the National Policy for Urban Mobility (PNMU). The objective of this work was to elaborate an engineering project proposal for Eng. Roberto Freire Avenue that is in accordance with the PNMU guidelines. The project also followed the concepts of the Safe Systems approach and the recommendations of reference transit manuals. At the end, it was observed that it is possible to rethink the distribution of road space, prioritizing active and collective modes, without the need for large interventions on the road. There were also hints for studies and complementary projects to be developed later.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia civilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvenida Engenheiro Roberto FreireMobilidade Urbana SustentávelSistemas SegurosEngenheiro Roberto Freire AvenueSustainable Urban MobilitySafe SystemsMobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto FreireSustainable urban mobility in the South Zone of Natal: restructuring of Engenheiro Roberto Freire Avenueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALMobilidadeUrbanaSustentavelNaZonaSulDeNatal_Pereira_2020.pdfapplication/pdf62987258https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/2/MobilidadeUrbanaSustentavelNaZonaSulDeNatal_Pereira_2020.pdf2a537558bf926ef62401d5cb8adafcfbMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTMobilidadeUrbanaSustentavelNaZonaSulDeNatal_Pereira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain231026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/4/MobilidadeUrbanaSustentavelNaZonaSulDeNatal_Pereira_2020.pdf.txt23146e6defb4e00ec938b3bc15d5b468MD54123456789/405012021-09-29 11:27:37.479oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:27:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sustainable urban mobility in the South Zone of Natal: restructuring of Engenheiro Roberto Freire Avenue
title Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
spellingShingle Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas
Avenida Engenheiro Roberto Freire
Mobilidade Urbana Sustentável
Sistemas Seguros
Engenheiro Roberto Freire Avenue
Sustainable Urban Mobility
Safe Systems
title_short Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
title_full Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
title_fullStr Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
title_full_unstemmed Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
title_sort Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
author Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas
author_facet Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Magda Maria Pinheiro de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Milhor, Carlos Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de
contributor_str_mv Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de
dc.subject.por.fl_str_mv Avenida Engenheiro Roberto Freire
Mobilidade Urbana Sustentável
Sistemas Seguros
Engenheiro Roberto Freire Avenue
Sustainable Urban Mobility
Safe Systems
topic Avenida Engenheiro Roberto Freire
Mobilidade Urbana Sustentável
Sistemas Seguros
Engenheiro Roberto Freire Avenue
Sustainable Urban Mobility
Safe Systems
description Dentro de poucas décadas, a maior parte da população mundial passará a viver em cidades. Em sua maior parte, esse processo tem sido caracterizado por uma ocupação urbana que se afasta cada vez mais dos centros históricos, induzindo, então, ao aumento da infraestrutura rodoviária e da utilização de veículos motorizados. Natal não ficou alheia a esse processo e observou um intenso crescimento urbano nos últimos anos, notadamente na zona sul da cidade. Nesse contexto, a Avenida Engenheiro Roberto Freire se posicionou como a principal via de ligação com o eixo sul do município, apresentando um elevado fluxo diário de veículos. Ao mesmo tempo, constata-se um alto número de acidentes e mortes no trânsito nessa avenida. A redução dessas ocorrências, aliada ao incentivo da mobilidade urbana sustentável, que coloca o foco do planejamento de transportes nos modos ativos e coletivo, são princípios abordados na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O objetivo deste trabalho foi de elaborar uma proposta de projeto de engenharia para a Av. Eng. Roberto Freire que esteja de acordo com as diretrizes da PNMU. O projeto seguiu, ainda, os conceitos da abordagem de Sistemas Seguros e as recomendações de manuais de trânsito de referência. Ao final, observou-se que é possível repensar a distribuição do espaço viário, priorizando os modos sustentáveis, sem a necessidade de intervenções de grande porte na via. Foram também lançados indícios para estudos e projetos complementares a serem desenvolvidos posteriormente.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-21T21:40:03Z
2021-09-29T14:27:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-21T21:40:03Z
2021-09-29T14:27:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015022170
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Lucas Adleer Epifanio de Freitas. Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire. 2020. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil ) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40501
identifier_str_mv 2015022170
PEREIRA, Lucas Adleer Epifanio de Freitas. Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire. 2020. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil ) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/1/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/2/MobilidadeUrbanaSustentavelNaZonaSulDeNatal_Pereira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40501/4/MobilidadeUrbanaSustentavelNaZonaSulDeNatal_Pereira_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
2a537558bf926ef62401d5cb8adafcfb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
23146e6defb4e00ec938b3bc15d5b468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117754325565440