Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Karine Symonir de Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740
Resumo: A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de quiquadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado.
id UFRN_2591772acfc9248fe5514d8238c9221e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19740
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pessoa, Karine Symonir de Britohttp://lattes.cnpq.br/7577431550232706http://lattes.cnpq.br/0743856406326460Ramos, Iloneide Carlos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0613948277011672Ramos, Paulo César Formigahttp://lattes.cnpq.br/0050166194305163Ramalho, Betânia Leitehttp://lattes.cnpq.br/1326690619078211Lima, Cláudia Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/12615136242421912016-02-02T20:37:26Z2016-02-02T20:37:26Z2014-09-29PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de quiquadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado.The public University is a dream for many young people. The transformation of this dream in reality can be supported by a set of factors involved that interact with each other. The analysis of the factors of success and failure provides important elements for the development of strategies and public policies that optimize the investment in projects, enabling a better preparation for most vulnerable groups as a way to provide greater democratization of access to the public University. This present study has as a theme, the analysis of success and failure of the trajectory of the candidates for the entrance exam of UFRN. For both, the social demographic, cultural and familiar were observed, including the high school trajectory and expectations with the access to higher education for 113,984 students who tried to join the UFRN during the period from 2010 to 2013. For analysis of these dimensions, it was used the test of Chi-square independence and the generalized linear model: logistic regression. The results indicate that all dimensions influence the success of these students. Among other discoveries, it was noted: the) men are more likely to succeed than women; b) self-proclaimed black students exhibit more failure than other ethnicities; C) students who have studied in preparatory courses to public and private networks have similar chances of success when compared with those who did not do any kind of preparation; and d) children of illiterate parents have greater success in admission to higher education when compared to those whose parents have education level higher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIATrajetória escolarSucessoInsucessoFatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdfFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdfapplication/pdf4922246https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/1/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf251426379ae53a217aa82b7daa927813MD51TEXTKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txtKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain228755https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/6/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txtc5faebb14c1669319dc3c4e64e055af8MD56FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txtFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain228652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/8/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txtd4d2407a91c8c8eef9c9422995e85440MD58THUMBNAILKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpgKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/7/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpg0b3264c574cb86680b2115b7e877a772MD57FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpgFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/9/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpga95a6fc29ec0c36231f8d6bf96ae816dMD59123456789/197402019-05-26 02:42:23.818oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19740Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:42:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
title Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
spellingShingle Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
Pessoa, Karine Symonir de Brito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Trajetória escolar
Sucesso
Insucesso
title_short Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
title_full Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
title_fullStr Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
title_full_unstemmed Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
title_sort Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
author Pessoa, Karine Symonir de Brito
author_facet Pessoa, Karine Symonir de Brito
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7577431550232706
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0743856406326460
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ramos, Paulo César Formiga
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0050166194305163
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ramalho, Betânia Leite
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1326690619078211
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lima, Cláudia Pereira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1261513624242191
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Karine Symonir de Brito
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0613948277011672
contributor_str_mv Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Trajetória escolar
Sucesso
Insucesso
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória escolar
Sucesso
Insucesso
description A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de quiquadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-02T20:37:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-02T20:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740
identifier_str_mv PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/1/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/6/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/8/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/7/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/9/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 251426379ae53a217aa82b7daa927813
c5faebb14c1669319dc3c4e64e055af8
d4d2407a91c8c8eef9c9422995e85440
0b3264c574cb86680b2115b7e877a772
a95a6fc29ec0c36231f8d6bf96ae816d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117671204945920