Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740 |
Resumo: | A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de quiquadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado. |
id |
UFRN_2591772acfc9248fe5514d8238c9221e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19740 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pessoa, Karine Symonir de Britohttp://lattes.cnpq.br/7577431550232706http://lattes.cnpq.br/0743856406326460Ramos, Iloneide Carlos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0613948277011672Ramos, Paulo César Formigahttp://lattes.cnpq.br/0050166194305163Ramalho, Betânia Leitehttp://lattes.cnpq.br/1326690619078211Lima, Cláudia Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/12615136242421912016-02-02T20:37:26Z2016-02-02T20:37:26Z2014-09-29PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de quiquadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado.The public University is a dream for many young people. The transformation of this dream in reality can be supported by a set of factors involved that interact with each other. The analysis of the factors of success and failure provides important elements for the development of strategies and public policies that optimize the investment in projects, enabling a better preparation for most vulnerable groups as a way to provide greater democratization of access to the public University. This present study has as a theme, the analysis of success and failure of the trajectory of the candidates for the entrance exam of UFRN. For both, the social demographic, cultural and familiar were observed, including the high school trajectory and expectations with the access to higher education for 113,984 students who tried to join the UFRN during the period from 2010 to 2013. For analysis of these dimensions, it was used the test of Chi-square independence and the generalized linear model: logistic regression. The results indicate that all dimensions influence the success of these students. Among other discoveries, it was noted: the) men are more likely to succeed than women; b) self-proclaimed black students exhibit more failure than other ethnicities; C) students who have studied in preparatory courses to public and private networks have similar chances of success when compared with those who did not do any kind of preparation; and d) children of illiterate parents have greater success in admission to higher education when compared to those whose parents have education level higher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIATrajetória escolarSucessoInsucessoFatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdfFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdfapplication/pdf4922246https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/1/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf251426379ae53a217aa82b7daa927813MD51TEXTKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txtKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain228755https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/6/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txtc5faebb14c1669319dc3c4e64e055af8MD56FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txtFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain228652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/8/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txtd4d2407a91c8c8eef9c9422995e85440MD58THUMBNAILKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpgKarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/7/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpg0b3264c574cb86680b2115b7e877a772MD57FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpgFatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/9/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpga95a6fc29ec0c36231f8d6bf96ae816dMD59123456789/197402019-05-26 02:42:23.818oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19740Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:42:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
title |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
spellingShingle |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN Pessoa, Karine Symonir de Brito CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA Trajetória escolar Sucesso Insucesso |
title_short |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
title_full |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
title_fullStr |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
title_full_unstemmed |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
title_sort |
Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN |
author |
Pessoa, Karine Symonir de Brito |
author_facet |
Pessoa, Karine Symonir de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7577431550232706 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0743856406326460 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ramos, Paulo César Formiga |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0050166194305163 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ramalho, Betânia Leite |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Lima, Cláudia Pereira de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1261513624242191 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Karine Symonir de Brito |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0613948277011672 |
contributor_str_mv |
Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA Trajetória escolar Sucesso Insucesso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória escolar Sucesso Insucesso |
description |
A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de quiquadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-02T20:37:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-02T20:37:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o ensino médio e o ensino superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/1/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/6/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/8/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/7/KarineSymonirDeBritoPessoa_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19740/9/FatoresSucesso/insucesso_Pessoa_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
251426379ae53a217aa82b7daa927813 c5faebb14c1669319dc3c4e64e055af8 d4d2407a91c8c8eef9c9422995e85440 0b3264c574cb86680b2115b7e877a772 a95a6fc29ec0c36231f8d6bf96ae816d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117671204945920 |