Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Catarina Shin Lima de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55099
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, no contexto de sua política de inclusão, no período de 2011 a 2019, com destaque para a discussão das ações relativas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para esse público. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Escola de Música no cenário da Política de Inclusão de pessoas com deficiência na UFRN e levantar e discutir as ações desenvolvidas na Escola de Música para a inclusão de pessoas cegas no processo de construção, fortalecimento e consolidação da política de inclusão para esse público na UFRN. Teve, como ponto de partida, as seguintes questões: Como se deu a trajetória da Educação Musical de pessoas cegas na Escola de Música, no contexto da política de inclusão da UFRN, no período de 2011 a 2019? Quais os desdobramentos das ações realizadas, no âmbito da Escola de Música da UFRN, para a educação musical dessas pessoas? Defendeu-se a tese de que a educação musical de pessoas cegas na UFRN, no âmbito de sua Política de Inclusão, ocorreu numa perspectiva integral, a partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa e, como faz uso de documentos como únicas fontes de dados, tem a análise documental como método de pesquisa (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). Após a análise da trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, confirmou-se a tese de que a mesma foi marcada pela integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como principais marcos, a oferta de cursos ao público externo com deficiência; a criação de espaços para atuação prática de ensino de música para pessoas com deficiência, por parte dos alunos em formação inicial; a sistematização de saberes em educação musical inclusiva, através da inclusão de componentes curriculares dos cursos de graduação em música; a formação e capacitação docente e discente, por meio de cursos e eventos; a criação de setores de serviços de apoio aos estudantes com deficiência voltados à produção de materiais didáticos e informacionais acessíveis (livros, artigos, partituras braille); a criação de repositórios institucionais de materiais digitais acessíveis; a realização de eventos, contribuindo para a produção, partilha e disseminação de saberes e experiências.
id UFRN_270152d35647ce791a368878d42f6c54
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55099
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Catarina Shin Lima de52275914404https://orcid.org/0000-0001-6695-3347http://lattes.cnpq.br/6848746516562543Medeiros Neta, Olivia Morais dehttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Alves, Jefferson Fernandeshttps://orcid.org/0000-0003-0808-7115http://lattes.cnpq.br/1834832958808690Gomes, Carolina Chaveshttps://orcid.org/0009-0009-7070-0452http://lattes.cnpq.br/1716956463155805Tomé, Doloreshttps://orcid.org/0000-0003-1821-6822http://lattes.cnpq.br/8615230630634432Pederiva, Patricia Lima Martinshttps://orcid.org/0000-0003-4434-6671http://lattes.cnpq.br/6354485124876296Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira De2023-10-25T17:10:50Z2023-10-25T17:10:50Z2023-05-29SOUZA, Catarina Shin Lima de. Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019). 2023. 283 f. Orientador: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55099O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, no contexto de sua política de inclusão, no período de 2011 a 2019, com destaque para a discussão das ações relativas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para esse público. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Escola de Música no cenário da Política de Inclusão de pessoas com deficiência na UFRN e levantar e discutir as ações desenvolvidas na Escola de Música para a inclusão de pessoas cegas no processo de construção, fortalecimento e consolidação da política de inclusão para esse público na UFRN. Teve, como ponto de partida, as seguintes questões: Como se deu a trajetória da Educação Musical de pessoas cegas na Escola de Música, no contexto da política de inclusão da UFRN, no período de 2011 a 2019? Quais os desdobramentos das ações realizadas, no âmbito da Escola de Música da UFRN, para a educação musical dessas pessoas? Defendeu-se a tese de que a educação musical de pessoas cegas na UFRN, no âmbito de sua Política de Inclusão, ocorreu numa perspectiva integral, a partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa e, como faz uso de documentos como únicas fontes de dados, tem a análise documental como método de pesquisa (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). Após a análise da trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, confirmou-se a tese de que a mesma foi marcada pela integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como principais marcos, a oferta de cursos ao público externo com deficiência; a criação de espaços para atuação prática de ensino de música para pessoas com deficiência, por parte dos alunos em formação inicial; a sistematização de saberes em educação musical inclusiva, através da inclusão de componentes curriculares dos cursos de graduação em música; a formação e capacitação docente e discente, por meio de cursos e eventos; a criação de setores de serviços de apoio aos estudantes com deficiência voltados à produção de materiais didáticos e informacionais acessíveis (livros, artigos, partituras braille); a criação de repositórios institucionais de materiais digitais acessíveis; a realização de eventos, contribuindo para a produção, partilha e disseminação de saberes e experiências.This work aims to analyze the trajectory of music education for the blind community at UFRN, in the context of its inclusion policy, from 2011 to 2019, with emphasis on the discussion of the actions related to the development of teaching, research and extension projects targeting this audience. And as specific objectives to discuss the context of the School of Music in the scenario of the inclusion policy for people with disabilities at UFRN; and to raise and discuss the actions developed at the School of Music for the inclusion of blind people in the process of construction, strengthening and consolidation of the inclusion policy for this audience at UFRN. It started with the following questions: How was the trajectory of Music Education for blind people at the School of Music, in the context of UFRN’s inclusion policy, from 2011 to 2019? What were the developments of the actions carried out within the scope of UFRN’s School of Music for the music education of these people? The thesis was defended that musical education for blind people at UFRN, within its inclusion policy, occurred in an integral perspective, based on teaching, research and extension axes.The research falls within the scope of the qualitative approach, and, as it makes use of documents as the only sources of data, it has documentary analysis as its research method (SÁSILVA, ALMEIDA, & GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). After analyzing the trajectory of music education for blind people at UFRN, the thesis was confirmed that it was marked by the integration of teaching, research and extension measures, with the main milestones being: offering courses to the external public with disabilities; creating spaces for practical teaching of music for people with disabilities by students in initial training; systematizing knowledge in inclusive music education through the inclusion of curricular components of undergraduate courses in music; teacher and student training and qualification through courses and events; creating support service sectors for students with disabilities in the production of accessible didactic and informational materials (books, articles, braille scores); creating institutional repositories of accessible digital materials; holding events, contributing to the production, sharing and dissemination of knowledge and experiencesUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFRNBrasileducaçãopesquisa e extensãoeducação musicalpolítica de inclusãoensinopessoas cegasEducação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoMusicalPessoasCegas_Souza_2023.pdfapplication/pdf6783188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55099/1/EducacaoMusicalPessoasCegas_Souza_2023.pdf1d89fcba0e60eeeb65cbc17fb4e5c7f1MD51123456789/550992023-11-03 16:31:11.205oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-03T19:31:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
title Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
spellingShingle Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
Souza, Catarina Shin Lima de
educação
pesquisa e extensão
educação musical
política de inclusão
ensino
pessoas cegas
title_short Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
title_full Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
title_fullStr Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
title_full_unstemmed Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
title_sort Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
author Souza, Catarina Shin Lima de
author_facet Souza, Catarina Shin Lima de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv 52275914404
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6695-3347
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6848746516562543
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4217-2914
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0808-7115
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1834832958808690
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Gomes, Carolina Chaves
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0009-7070-0452
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1716956463155805
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Tomé, Dolores
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1821-6822
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615230630634432
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Pederiva, Patricia Lima Martins
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4434-6671
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6354485124876296
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Catarina Shin Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira De
contributor_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira De
dc.subject.por.fl_str_mv educação
pesquisa e extensão
educação musical
política de inclusão
ensino
pessoas cegas
topic educação
pesquisa e extensão
educação musical
política de inclusão
ensino
pessoas cegas
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, no contexto de sua política de inclusão, no período de 2011 a 2019, com destaque para a discussão das ações relativas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para esse público. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Escola de Música no cenário da Política de Inclusão de pessoas com deficiência na UFRN e levantar e discutir as ações desenvolvidas na Escola de Música para a inclusão de pessoas cegas no processo de construção, fortalecimento e consolidação da política de inclusão para esse público na UFRN. Teve, como ponto de partida, as seguintes questões: Como se deu a trajetória da Educação Musical de pessoas cegas na Escola de Música, no contexto da política de inclusão da UFRN, no período de 2011 a 2019? Quais os desdobramentos das ações realizadas, no âmbito da Escola de Música da UFRN, para a educação musical dessas pessoas? Defendeu-se a tese de que a educação musical de pessoas cegas na UFRN, no âmbito de sua Política de Inclusão, ocorreu numa perspectiva integral, a partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa e, como faz uso de documentos como únicas fontes de dados, tem a análise documental como método de pesquisa (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). Após a análise da trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, confirmou-se a tese de que a mesma foi marcada pela integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como principais marcos, a oferta de cursos ao público externo com deficiência; a criação de espaços para atuação prática de ensino de música para pessoas com deficiência, por parte dos alunos em formação inicial; a sistematização de saberes em educação musical inclusiva, através da inclusão de componentes curriculares dos cursos de graduação em música; a formação e capacitação docente e discente, por meio de cursos e eventos; a criação de setores de serviços de apoio aos estudantes com deficiência voltados à produção de materiais didáticos e informacionais acessíveis (livros, artigos, partituras braille); a criação de repositórios institucionais de materiais digitais acessíveis; a realização de eventos, contribuindo para a produção, partilha e disseminação de saberes e experiências.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-25T17:10:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-25T17:10:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Catarina Shin Lima de. Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019). 2023. 283 f. Orientador: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55099
identifier_str_mv SOUZA, Catarina Shin Lima de. Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019). 2023. 283 f. Orientador: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55099/1/EducacaoMusicalPessoasCegas_Souza_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d89fcba0e60eeeb65cbc17fb4e5c7f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832852765769728