Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20240
Resumo: A integração entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edifícios constitui - se, na formaçã o acadêmica, um dos principais desafio s para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relevância da utilização de ferramentas computacionais em ambientes acadêmicos como importante estratégia para a referida integração. Embora no s últimos anos experiências pedagógicas utilizando BIM ( Building Information Modeling ) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata - se a necessidade de aprofundar procedimentos didático - pedagógicos que promovam a integração do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experiências desenvolvidas no âmbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limitações e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas instituições. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados à integração dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza - se de técnicas de coleta de observação direta em ateliê, da aplicação de questionários com alunos, entr evistas com professores, analisa dos por um método misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o âmbito do Ateliê Integrado (AI) como disciplina obrigatória no currículo, favorece a integração das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como orientadores . Com relação ao uso de BIM forma usuários iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produção, ganhando em qualidade nos produ tos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigatórias sobre BIM, gera falta de conhecimento e segurança na utilização da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe - se a necessidade de um esforço maior da escola para a adoção e formação de competências BIM. Verifica - se a necessidade de maior conceituação BIM em ambas, para que se favoreçam os processos BIM e consequente melhor utilização das ferram entas, evitando a desvalorização e desuso da tecnologia, limitando - a a uma ferramenta. Considera - se a inclusão de disciplinas específicas com competências BIM mais avançadas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promoção de integrações transdisciplinares que favoreçam o intercambio de culturas diferentes desde a academia.
id UFRN_280c10b853a93c80abdc354b82e3b350
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20240
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Sanderson Carvalho Souza dehttp://lattes.cnpq.br/5894991616719973http://lattes.cnpq.br/8060203177958046Araújo, Bianca Carla Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/6438797671562128Silva, Carlos Alejandro NomeCosta, Fernando José de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2202462168165449Tinôco, Marcelo Bezerra de Melo2016-04-19T21:19:29Z2016-04-19T21:19:29Z2015-01-26MEDEIROS, Sanderson Carvalho Souza de. Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20240A integração entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edifícios constitui - se, na formaçã o acadêmica, um dos principais desafio s para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relevância da utilização de ferramentas computacionais em ambientes acadêmicos como importante estratégia para a referida integração. Embora no s últimos anos experiências pedagógicas utilizando BIM ( Building Information Modeling ) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata - se a necessidade de aprofundar procedimentos didático - pedagógicos que promovam a integração do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experiências desenvolvidas no âmbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limitações e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas instituições. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados à integração dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza - se de técnicas de coleta de observação direta em ateliê, da aplicação de questionários com alunos, entr evistas com professores, analisa dos por um método misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o âmbito do Ateliê Integrado (AI) como disciplina obrigatória no currículo, favorece a integração das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como orientadores . Com relação ao uso de BIM forma usuários iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produção, ganhando em qualidade nos produ tos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigatórias sobre BIM, gera falta de conhecimento e segurança na utilização da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe - se a necessidade de um esforço maior da escola para a adoção e formação de competências BIM. Verifica - se a necessidade de maior conceituação BIM em ambas, para que se favoreçam os processos BIM e consequente melhor utilização das ferram entas, evitando a desvalorização e desuso da tecnologia, limitando - a a uma ferramenta. Considera - se a inclusão de disciplinas específicas com competências BIM mais avançadas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promoção de integrações transdisciplinares que favoreçam o intercambio de culturas diferentes desde a academia.The integration between architectural design and structur al systems consi sts, in academic education, one of the main challenges to the architectural design education . Recent studies point to the relevance of the use of computational tools in academic settings as an important strategy for such integration. Although in recent yea rs teaching experience using BIM (BuildingInformationModeling) may be incorporated by the a rchitecture schools , notes the need for further didactic and pedagogical practices that promote the architectural design and structur al integration teaching. This pa per analyzes experiences developed within the UFRN and UFPB, seeking to identify tools, processes and products used, pointing limitations and potentials in subjects taught in these institutions. The research begins with a literature review on teaching BIM and related aspects to the integration of architectural design and stru c tur e . It has been used as data collection techniques in studio the direct observation, the use of questionnaires and interviews with students and teachers, and mixed method, qualitativ e and quantitative analysis . In UFRN, the scope of the Integrated Workshop as a compulsory subject in the curriculum, favors the integration of disciplines studied here as it allows teachers from different disciplines at the same project studio . Regarding the use of BIM form initial users, BIM modelers, able to extract quantitative and automatically speed up production, gaining in quality in the products, however learn the tool and design in parallel cause some difficulties. UFPB, lack of required courses o n BIM, generates lack of knowledge and confidence in using the tool and processes, by most students. Thus we see the need for greater efforts by school to adopt BIM skills and training. There is a greater need for both BIM concept, in order to promote BIM process and consequent better use of tools, and obsolete avoiding impairment of technology, merely a tool. It is considered the inclusion of specific subjects with more advanced BIM skills, through partnerships with engineering degrees and the promotion of trans disciplinary integration favoring the exchange of different cultures from the academic environment.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOBIMIntegraçãoEnsinoProjeto de arquiteturaProjeto de estruturasIntegração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdfIntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdfapplication/pdf3431787https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/1/IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdfb78455f2cc0cebcb28ebcb6fce6494a1MD51TEXTSandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtSandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain344142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/6/SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt0185c13beb30fe70c176c02db72db381MD56IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.txtIntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain344142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/8/IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.txt0185c13beb30fe70c176c02db72db381MD58THUMBNAILSandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgSandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2874https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/7/SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg8f17a0b5adf06bc68b94d78e812bfc5cMD57IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.jpgIntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2874https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/9/IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.jpg8f17a0b5adf06bc68b94d78e812bfc5cMD59123456789/202402019-01-29 23:07:35.23oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20240Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T02:07:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
title Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
spellingShingle Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
BIM
Integração
Ensino
Projeto de arquitetura
Projeto de estruturas
title_short Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
title_full Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
title_fullStr Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
title_full_unstemmed Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
title_sort Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
author Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de
author_facet Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5894991616719973
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8060203177958046
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Bianca Carla Dantas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6438797671562128
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Carlos Alejandro Nome
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Fernando José de Medeiros
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2202462168165449
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tinôco, Marcelo Bezerra de Melo
contributor_str_mv Tinôco, Marcelo Bezerra de Melo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
BIM
Integração
Ensino
Projeto de arquitetura
Projeto de estruturas
dc.subject.por.fl_str_mv BIM
Integração
Ensino
Projeto de arquitetura
Projeto de estruturas
description A integração entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edifícios constitui - se, na formaçã o acadêmica, um dos principais desafio s para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relevância da utilização de ferramentas computacionais em ambientes acadêmicos como importante estratégia para a referida integração. Embora no s últimos anos experiências pedagógicas utilizando BIM ( Building Information Modeling ) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata - se a necessidade de aprofundar procedimentos didático - pedagógicos que promovam a integração do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experiências desenvolvidas no âmbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limitações e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas instituições. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados à integração dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza - se de técnicas de coleta de observação direta em ateliê, da aplicação de questionários com alunos, entr evistas com professores, analisa dos por um método misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o âmbito do Ateliê Integrado (AI) como disciplina obrigatória no currículo, favorece a integração das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como orientadores . Com relação ao uso de BIM forma usuários iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produção, ganhando em qualidade nos produ tos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigatórias sobre BIM, gera falta de conhecimento e segurança na utilização da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe - se a necessidade de um esforço maior da escola para a adoção e formação de competências BIM. Verifica - se a necessidade de maior conceituação BIM em ambas, para que se favoreçam os processos BIM e consequente melhor utilização das ferram entas, evitando a desvalorização e desuso da tecnologia, limitando - a a uma ferramenta. Considera - se a inclusão de disciplinas específicas com competências BIM mais avançadas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promoção de integrações transdisciplinares que favoreçam o intercambio de culturas diferentes desde a academia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-19T21:19:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-19T21:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Sanderson Carvalho Souza de. Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20240
identifier_str_mv MEDEIROS, Sanderson Carvalho Souza de. Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/1/IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/6/SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/8/IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/7/SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20240/9/IntegracaoProjetosEnsino_Medeiros_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b78455f2cc0cebcb28ebcb6fce6494a1
0185c13beb30fe70c176c02db72db381
0185c13beb30fe70c176c02db72db381
8f17a0b5adf06bc68b94d78e812bfc5c
8f17a0b5adf06bc68b94d78e812bfc5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832910920843264