Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Bruno Melo Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947
Resumo: A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea.
id UFRN_2890cba29f6122484712a4b410548df5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33947
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Miranda, Bruno Melo Fernandes deDal Pian, Luiz FernandoOliveira, Raquel AssunçãoCarvalho, Breno da Silva2021-09-16T21:51:26Z2021-09-16T21:51:26Z2021-09-09MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea.This research aims to develop a categorical semiotic analysis of the video clips of the two lead singles from the album El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) and PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). Moving forward, the following objectives can be identified as: (a) understand why video clips are produced as a resource for the process of launching, presenting and disseminating works in the phonographic industry, in addition to reviewing the other parameters of performance and dissemination in the same; (b) understand the singer Rosalía herself as a cultural asset of this industry, from the perspective of the convergence culture (JENKINS, 2009); (c) carry out a semiotic reading of the audiovisual narratives proposed by the artist, which is based on the traditional flamenco reference, renewing it for the contemporary pop music (and film) industry.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social – Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialRosáliaFlamencoSemióticaCultura da convergênciaEcos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisualEchoes of Rosalía's Flamenco: understanding the semiotic force through the audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdfEcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdfapplication/pdf2703087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/1/EcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdfde4bd3027f112aea3821d7a72a1cef13MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/339472023-02-16 16:06:33.023oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-16T19:06:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Echoes of Rosalía's Flamenco: understanding the semiotic force through the audiovisual
title Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
spellingShingle Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
Miranda, Bruno Melo Fernandes de
Rosália
Flamenco
Semiótica
Cultura da convergência
title_short Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_full Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_fullStr Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_full_unstemmed Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
title_sort Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
author Miranda, Bruno Melo Fernandes de
author_facet Miranda, Bruno Melo Fernandes de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dal Pian, Luiz Fernando
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Bruno Melo Fernandes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Rosália
Flamenco
Semiótica
Cultura da convergência
topic Rosália
Flamenco
Semiótica
Cultura da convergência
description A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-16T21:51:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-16T21:51:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947
identifier_str_mv MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/1/EcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv de4bd3027f112aea3821d7a72a1cef13
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117605925847040