Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea. |
id |
UFRN_2890cba29f6122484712a4b410548df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33947 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Bruno Melo Fernandes deDal Pian, Luiz FernandoOliveira, Raquel AssunçãoCarvalho, Breno da Silva2021-09-16T21:51:26Z2021-09-16T21:51:26Z2021-09-09MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea.This research aims to develop a categorical semiotic analysis of the video clips of the two lead singles from the album El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) and PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). Moving forward, the following objectives can be identified as: (a) understand why video clips are produced as a resource for the process of launching, presenting and disseminating works in the phonographic industry, in addition to reviewing the other parameters of performance and dissemination in the same; (b) understand the singer Rosalía herself as a cultural asset of this industry, from the perspective of the convergence culture (JENKINS, 2009); (c) carry out a semiotic reading of the audiovisual narratives proposed by the artist, which is based on the traditional flamenco reference, renewing it for the contemporary pop music (and film) industry.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social – Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialRosáliaFlamencoSemióticaCultura da convergênciaEcos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisualEchoes of Rosalía's Flamenco: understanding the semiotic force through the audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdfEcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdfapplication/pdf2703087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/1/EcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdfde4bd3027f112aea3821d7a72a1cef13MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/339472023-02-16 16:06:33.023oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-16T19:06:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Echoes of Rosalía's Flamenco: understanding the semiotic force through the audiovisual |
title |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
spellingShingle |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual Miranda, Bruno Melo Fernandes de Rosália Flamenco Semiótica Cultura da convergência |
title_short |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
title_full |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
title_fullStr |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
title_full_unstemmed |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
title_sort |
Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual |
author |
Miranda, Bruno Melo Fernandes de |
author_facet |
Miranda, Bruno Melo Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dal Pian, Luiz Fernando |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Assunção |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Bruno Melo Fernandes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
contributor_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rosália Flamenco Semiótica Cultura da convergência |
topic |
Rosália Flamenco Semiótica Cultura da convergência |
description |
A presente pesquisa tem como missão desenvolver uma análise semiótica categórica dos videoclipes dos dois lead singles do álbum El Mal Querer: MALAMENTE (Cap.1: Augurio) e PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos). A partir da base, pode-se identificar os seguintes objetivos: (a) entender o porquê da produção de videoclipes como recurso para o processo de lançamento, apresentação e divulgação de obras na indústria fonográfica, além da revisão dos demais parâmetros de atuação e divulgação na mesma; (b) compreender a própria cantora Rosalía como bem cultural desta indústria, sob a ótica da cultura da convergência (JENKINS, 2009); (c) realizar uma leitura semiótica das narrativas audiovisuais propostas pela artista, que se apoia no referencial flamenco tradicional, renovando-o para a indústria musical (e fílmica) pop contemporânea. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T21:51:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-16T21:51:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Bruno Melo Fernandes. Ecos do Flamenco de Rosalía: entendendo a força semiótica através do audiovisual. 2021. 58f. (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/1/EcosFlamencoRosalia_Miranda_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33947/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de4bd3027f112aea3821d7a72a1cef13 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117605925847040 |