Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28582 |
Resumo: | A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores. |
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Galvão, Brenda Costa de OliveiraGuimarães, Ivanise Cortez de SousaPrestes, Maria Elice BrzezinskiMartins, André Ferrer Pinto2020-03-17T22:21:50Z2020-03-17T22:21:50Z2019-11-25GALVÃO, Brenda Costa de Oliveira. Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882). 2019. 163f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28582A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.The literature in the area of science education manifests the concern to approach sciences beyond a body of information (scientific contents), discussing in the classroom, also, characteristics related to doing science. That is, how science is produced, validated and communicated, in addition to its epistemological particularities, that is, the knowledge about science (metascientific contents). In particular, the biological evolution educaton is still the scene of many obstacles and controversies, which involve teachers and students and are related with difficulties in addressing this issue. Some of these are related to the lack of understanding of concepts of the theory itself, as well as to poorly elaborated conceptions of the historical process of its production, among other aspects. Assuming that knowing about the contexts of production of the biological evolution theory contributes to developing more informed understandings of the epistemological nature, we investigate the field diaries of Charles Robert Darwin (1809-1882) in order to identify elements that may contribute to discussions of metascientific contents in evolution classes. The diaries were written during the voyage aboard the HMS Beagle (1831-1836) and have a high frequency of reports of observations and geological discussions. This material is available on the Darwin Online platform. From reading the diaries and Darwin's autobiography as primary sources, and the help of secondary sources, we were able to compose the scenarios of the episodes experienced by the young naturalist while writing in his notebooks. Elements with the potential to promote discussions about metascientific contents were identified, in particular: observations, related to scientific activities on field; observations informed by theory, highlighting a more subject-centered aspect and how he articulates his ideas with those of the scientific community; collective production of science, highlighting the collective character of scientific production and contextualizing Darwin temporally and geographically; elaboration of hypotheses, related to the exercise of reflecting on his ideas, the theories of his days and his observations in the field; and scientist training, broader element present in all diaries evidenced by the training Darwin had prior to embarking on the Beagle, which is fundamental to his performance as a naturalist. In our analysis, we seek dialogue between these elements and the Family Resemblance and Themes and Issues approaches of the nature of the sciences present in the literature of science teaching research area. In this way, we intend to contribute doubly to the teaching of evolution, both for an understanding of aspects of the theory itself, and for a better informed understanding of science and its development, both in basic education - particularly in high school - and in teachers training.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de evoluçãoCharles DarwinSaberes sobre ciênciaNatureza da ciênciaConteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)Metascientific contents from Charles Darwin's notebooks (1809-1882)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConteudosmetacientificosdiarios_Galvão_2019.pdfapplication/pdf2066872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28582/1/Conteudosmetacientificosdiarios_Galv%c3%a3o_2019.pdf38a6120ca8ac3477b29cc55268199e5aMD51TEXTConteudosmetacientificosdiarios_Galvão_2019.pdf.txtConteudosmetacientificosdiarios_Galvão_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain384485https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28582/2/Conteudosmetacientificosdiarios_Galv%c3%a3o_2019.pdf.txt323f1229cecc5486e6c92d65fff9cf7fMD52THUMBNAILConteudosmetacientificosdiarios_Galvão_2019.pdf.jpgConteudosmetacientificosdiarios_Galvão_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28582/3/Conteudosmetacientificosdiarios_Galv%c3%a3o_2019.pdf.jpg0b2add40c3bf9946ec58cf5a215d657dMD53123456789/285822020-03-22 04:41:52.711oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28582Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores. |
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