Ensaios sobre a presença de público e escolhas dos torcedores no futebol brasileiro: novas arenas, liberação de bebidas alcoólicas e sócios-torcedores no futebol brasileiro pós Copa do Mundo de 2014
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33951 |
Resumo: | Esta tese tem como tema central a influência de alguns fatores sobre a presença de público nos estádios de futebol no Brasil, assim como algumas escolhas dos torcedores deste esporte: são três ensaios para entender as mudanças recentes ocorridas no futebol brasileiro, após a Copa do Mundo de 2014 realizada no país. O primeiro deles visou analisar o impacto das novas arenas, em sua maioria construídas para o evento da Copa do Mundo, na média de público dos clubes brasileiros que disputam suas partidas nestes estádios. Via modelos de controle sintético, diferenças em diferenças e diferenças em diferenças two way fixed effects, não houve impacto significante de novas arenas na média de público dos clubes. O segundo ensaio visa mensurar o impacto da liberação de bebidas alcoólicas sobre comportamentos antissociais dos torcedores durante as partidas de futebol das duas principais divisões do campeonato brasileiro (séries A e B), de 2013 a 2018. Aproveita-se do fato de alguns estados e municípios terem mantido a liberação de bebidas em estádios, seguindo o acordo específico para a Copa do Mundo de 2014, formalizado pela Lei da Copa, mesmo que contrariando Lei federal. Os comportamentos antissociais são identificados por jogo, a partir do que é definido como tal pela lei nº 11.671/03. Os resultados, a partir de modelos de regressões logit e logit multinomiais, indicam evidência de efeito significativo da liberação de bebidas sobre comportamentos antissociais, sobretudo quando se consideram apenas os dados da Série B. Contudo, quando se divide os comportamentos antissociais por grupos, a liberação de bebidas alcoólicas apenas explica o grupo “arremesso de objetos”. O terceiro ensaio analisou a eficiência e a produtividade dos principais clubes brasileiros de futebol no período pós copa do mundo, através da Análise Envoltória de Dados, modelo Dinâmico em Rede, e Índice de Malmquist, considerando um modelo com três divisões: esportiva, social e financeira. Como segundo estágio, foram usados os modelos de regressão por equações de estimativas generalizadas (GEE) para identificar os determinantes da produtividade. Houve uma queda da eficiência e da produtividade dos clubes durante o período analisado. Existe também uma relação positiva da variação de número de sócios-torcedores com os índices de Malmquist Social e Financeiro. Os resultados dos artigos desta tese procuram contribuir com o entendimento do comportamento dos torcedores brasileiros e dos clubes no período pós Copa do Mundo de 2014, sobretudo de questões ligadas à presença de público nos estádios. |
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33951Esta tese tem como tema central a influência de alguns fatores sobre a presença de público nos estádios de futebol no Brasil, assim como algumas escolhas dos torcedores deste esporte: são três ensaios para entender as mudanças recentes ocorridas no futebol brasileiro, após a Copa do Mundo de 2014 realizada no país. O primeiro deles visou analisar o impacto das novas arenas, em sua maioria construídas para o evento da Copa do Mundo, na média de público dos clubes brasileiros que disputam suas partidas nestes estádios. Via modelos de controle sintético, diferenças em diferenças e diferenças em diferenças two way fixed effects, não houve impacto significante de novas arenas na média de público dos clubes. O segundo ensaio visa mensurar o impacto da liberação de bebidas alcoólicas sobre comportamentos antissociais dos torcedores durante as partidas de futebol das duas principais divisões do campeonato brasileiro (séries A e B), de 2013 a 2018. Aproveita-se do fato de alguns estados e municípios terem mantido a liberação de bebidas em estádios, seguindo o acordo específico para a Copa do Mundo de 2014, formalizado pela Lei da Copa, mesmo que contrariando Lei federal. Os comportamentos antissociais são identificados por jogo, a partir do que é definido como tal pela lei nº 11.671/03. Os resultados, a partir de modelos de regressões logit e logit multinomiais, indicam evidência de efeito significativo da liberação de bebidas sobre comportamentos antissociais, sobretudo quando se consideram apenas os dados da Série B. Contudo, quando se divide os comportamentos antissociais por grupos, a liberação de bebidas alcoólicas apenas explica o grupo “arremesso de objetos”. O terceiro ensaio analisou a eficiência e a produtividade dos principais clubes brasileiros de futebol no período pós copa do mundo, através da Análise Envoltória de Dados, modelo Dinâmico em Rede, e Índice de Malmquist, considerando um modelo com três divisões: esportiva, social e financeira. Como segundo estágio, foram usados os modelos de regressão por equações de estimativas generalizadas (GEE) para identificar os determinantes da produtividade. Houve uma queda da eficiência e da produtividade dos clubes durante o período analisado. Existe também uma relação positiva da variação de número de sócios-torcedores com os índices de Malmquist Social e Financeiro. Os resultados dos artigos desta tese procuram contribuir com o entendimento do comportamento dos torcedores brasileiros e dos clubes no período pós Copa do Mundo de 2014, sobretudo de questões ligadas à presença de público nos estádios.Some factors about attendance in Brazilian football stadiums and some football fan choices are central theme of this thesis. The thesis presents three essays to understand the recent changes in brazilian football, in post Brazil 2014 World Cup period. The first paper aims analyze the new arenas impact in attendance average of brazilian clubs, that plays their matches in this stadiums, mostly built for the World Cup event. Through of Syntetic Control, Diff-in-Diff and two way fixed effects Diff-in-Diff, we demonstrate no significant relation between new arenas and attendance average in treated clubs. Paper 2 aims analyze the alcoholic beverage permission impact on fan antisocial behaviors in football matches of brazilian championship principal division (Série A and Série B), in 2013 to 2018 period. The essay enjoys the fact that some states and cities allowed alcoholic beverage in stadiums, following the specific agreement for 2014 World Cup, formalized by “Lei Geral da Copa”, even if contravening federal law. The fan antisocial behaviors are identified by match, from what is defined by law nº 11.671/03. We utilized logit and multinomial logit regressions. The results indicated alcoholic beverage permission has a positive relation evidence with antisocial behaviors occurrences, especially when considering only Série B data. Furthermore, when the antisocial behavior is separated into groups, alcoholic beverage permission only explains the behaviors characterized as “object throwing”. The third essay analyzed main Brazilian football clubs efficiency and productivity in post-World Cup period, through Network Dynamic DEA and Malmquist Index, in three divisions: sports, social and financial. We also demonstrated Generalized Estimation Equations (GEE) regression models to identify productivity determinants as second stage. There was a drop in efficiency and productivity of the clubs during analyzed period. We showed also a positive relation between “variação de número de sócios-torcedores” with Social and Financial Malmquist Index. The papers results of this thesis seek to contribute to the understanding of Brazilian fans behavior and brazilian clubs in post 2014 World Cup period, mainly on issues related to the attendance stadiums.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilAdministraçãoEstádio de futebolSócios-torcedoresLiberação de bebidas alcoólicasFutebol brasileiroEnsaios sobre a presença de público e escolhas dos torcedores no futebol brasileiro: novas arenas, liberação de bebidas alcoólicas e sócios-torcedores no futebol brasileiro pós Copa do Mundo de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsaiossobrepresenca_Dantas_2021.pdfapplication/pdf2445640https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33951/1/Ensaiossobrepresenca_Dantas_2021.pdf623c1d53cc5420ad7438a9915ab51bf2MD51123456789/339512022-04-29 11:42:13.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33951Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-29T14:42:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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