Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos alunos. |
id |
UFRN_2aca79597f941db2909394d23abc4e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54723 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Francisca Elizângelahttp://lattes.cnpq.br/2726272508282256http://lattes.cnpq.br/1296070757502494Araújo, Allyson Carvalho dehttps://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Melo, João Ricardo Freire deMelo, Elda Silva do Nascimento2023-09-06T19:40:03Z2023-09-06T19:40:03Z2023-07-31DUARTE, Francisca Elizângela. Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. Orientador: Elda Silva do Nascimento Melo. 2023. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos alunos.Over the past few decades, we have increasingly highlighted the need for innovation and the integration of new digital technologies in the pedagogical practice of teachers, considering the demands of contemporary society and, consequently, our students. This changing scenario has posed great challenges to teachers, who, even timidly and without significant support from the government, are seeking training to develop competencies capable of meeting this new generation of students. Given this scenario of changes occurring in education, especially in the municipal education networks of Natal/RN and Parnamirim/RN, the need arose to carry out this project entitled "Social Representations of Teachers about Continuing Education on Innovation in Teaching," which seeks to answer the following questions: Do teachers in the municipal network have training to use new technologies in teaching and adopt innovative pedagogical practices? Furthermore, we seek to understand how teachers' social representations of continuing education on innovation in teaching impact their professional daily life and guide their conduct and pedagogical practices. To do so, we used the Free Word Association Technique (FWAT), a questionnaire, and a field diary as technical data collection procedures. The technical instruments were applied in three schools of the municipal network of Natal/RN and Parnamirim/RN, with 53 teachers as research participants. The results of this study indicated that the researched professors have a positive social representation about innovative pedagogical practices, and, therefore, tend to adopt a more open and receptive attitude to the introduction of new methodologies in their daily practice. They recognize that the world is constantly evolving and that today's challenges require educational approaches that are more appropriate and aligned with the needs of students.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInovação no ensinoFormação docenteRepresentações sociaisSistema de Espiral Representacional (SER)Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentacoessociaisprofessores_Duarte_2023.pdfapplication/pdf2318382https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54723/1/Representacoessociaisprofessores_Duarte_2023.pdf8fd9d5c755a851732d4f17497a52bdbdMD51123456789/547232023-09-06 16:40:42.723oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-06T19:40:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
title |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
spellingShingle |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino Duarte, Francisca Elizângela CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Inovação no ensino Formação docente Representações sociais Sistema de Espiral Representacional (SER) |
title_short |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
title_full |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
title_fullStr |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
title_sort |
Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino |
author |
Duarte, Francisca Elizângela |
author_facet |
Duarte, Francisca Elizângela |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2726272508282256 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1296070757502494 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0114-8122 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Melo, João Ricardo Freire de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Francisca Elizângela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Elda Silva do Nascimento |
contributor_str_mv |
Melo, Elda Silva do Nascimento |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Inovação no ensino Formação docente Representações sociais Sistema de Espiral Representacional (SER) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação no ensino Formação docente Representações sociais Sistema de Espiral Representacional (SER) |
description |
Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-06T19:40:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-06T19:40:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUARTE, Francisca Elizângela. Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. Orientador: Elda Silva do Nascimento Melo. 2023. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Francisca Elizângela. Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. Orientador: Elda Silva do Nascimento Melo. 2023. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54723/1/Representacoessociaisprofessores_Duarte_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fd9d5c755a851732d4f17497a52bdbd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832821953363968 |