Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Francisca Elizângela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723
Resumo: Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos alunos.
id UFRN_2aca79597f941db2909394d23abc4e1e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54723
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Duarte, Francisca Elizângelahttp://lattes.cnpq.br/2726272508282256http://lattes.cnpq.br/1296070757502494Araújo, Allyson Carvalho dehttps://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Melo, João Ricardo Freire deMelo, Elda Silva do Nascimento2023-09-06T19:40:03Z2023-09-06T19:40:03Z2023-07-31DUARTE, Francisca Elizângela. Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. Orientador: Elda Silva do Nascimento Melo. 2023. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos alunos.Over the past few decades, we have increasingly highlighted the need for innovation and the integration of new digital technologies in the pedagogical practice of teachers, considering the demands of contemporary society and, consequently, our students. This changing scenario has posed great challenges to teachers, who, even timidly and without significant support from the government, are seeking training to develop competencies capable of meeting this new generation of students. Given this scenario of changes occurring in education, especially in the municipal education networks of Natal/RN and Parnamirim/RN, the need arose to carry out this project entitled "Social Representations of Teachers about Continuing Education on Innovation in Teaching," which seeks to answer the following questions: Do teachers in the municipal network have training to use new technologies in teaching and adopt innovative pedagogical practices? Furthermore, we seek to understand how teachers' social representations of continuing education on innovation in teaching impact their professional daily life and guide their conduct and pedagogical practices. To do so, we used the Free Word Association Technique (FWAT), a questionnaire, and a field diary as technical data collection procedures. The technical instruments were applied in three schools of the municipal network of Natal/RN and Parnamirim/RN, with 53 teachers as research participants. The results of this study indicated that the researched professors have a positive social representation about innovative pedagogical practices, and, therefore, tend to adopt a more open and receptive attitude to the introduction of new methodologies in their daily practice. They recognize that the world is constantly evolving and that today's challenges require educational approaches that are more appropriate and aligned with the needs of students.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInovação no ensinoFormação docenteRepresentações sociaisSistema de Espiral Representacional (SER)Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentacoessociaisprofessores_Duarte_2023.pdfapplication/pdf2318382https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54723/1/Representacoessociaisprofessores_Duarte_2023.pdf8fd9d5c755a851732d4f17497a52bdbdMD51123456789/547232023-09-06 16:40:42.723oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-06T19:40:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
title Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
spellingShingle Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
Duarte, Francisca Elizângela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Inovação no ensino
Formação docente
Representações sociais
Sistema de Espiral Representacional (SER)
title_short Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
title_full Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
title_fullStr Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
title_full_unstemmed Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
title_sort Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino
author Duarte, Francisca Elizângela
author_facet Duarte, Francisca Elizângela
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2726272508282256
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1296070757502494
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0114-8122
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, João Ricardo Freire de
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Francisca Elizângela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
contributor_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Inovação no ensino
Formação docente
Representações sociais
Sistema de Espiral Representacional (SER)
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação no ensino
Formação docente
Representações sociais
Sistema de Espiral Representacional (SER)
description Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-06T19:40:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-06T19:40:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Francisca Elizângela. Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. Orientador: Elda Silva do Nascimento Melo. 2023. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723
identifier_str_mv DUARTE, Francisca Elizângela. Representações sociais de professores sobre formação continuada acerca da inovação no ensino. Orientador: Elda Silva do Nascimento Melo. 2023. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54723/1/Representacoessociaisprofessores_Duarte_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fd9d5c755a851732d4f17497a52bdbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832821953363968