Turismo dark em cena: tendências e possibilidades para o exercício do segmento a partir da Série Turismo Macabro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Weslley Carlos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48415
Resumo: A presente pesquisa foi firmada com o objetivo de, analisar o desenvolvimento da oferta de experiências de turismo dark existentes na série ―Turismo Macabro‖ da Netflix, para desse modo, verificar como esta oferta se caracteriza no turismo. A pesquisa também é auxiliada em objetivos de debater a representação do dark na produção audiovisual, bem como identificar casos de turismo dark que dialoguem com experiências no Brasil. O intuito de se estudar o segmento de turismo dark nessa pesquisa surge no olhar sobre a oferta de diversificação turística, que se desenvolve em parâmetros de consumo contemporâneos. Aliás, o interesse pelo dark é algo que já se dava em outras épocas, obras clássicas como ―O Conde Drácula‖ e ―Frankestein‖ são exemplos disso. Esse interesse pode muito bem representar os processos de transformação dos comportamentos de consumo, pois a sua presença em plataformas digitais, visto em serviços de streaming como a Netflix, por exemplo, demostra a necessidade de se entender esse cenário e a contribuição desse conteúdo para o turismo enquanto fenômeno. Haja vista os objetivos deste trabalho, o arcabouço teórico constitui-se de autores que discutem e interpretam o dark produzido como atração para o turismo, a exemplo de Stone (2006; 2009; 2012); Seaton (1996; 1999:; 2018); Blom (2000); Dann (1994); Rojek (1993); Lennon (2017); Korstanje (2018); Sharpley (2005; 2009), também apoiado nos autores que versam sobre o audiovisual, retratado por Beni (2004); Páduan (2017); Mathews (2018); Hurley (2018). A série documental ―Turismo Macabro‖, veiculada em 2018 pela Netflix, expõe as experiências do jornalista David Farrier ao redor do mundo. A partir desta obra fílmica, enxergar as práticas pertencentes à narrativa da série podem evocar análises sobre a compreensão e implicações deste segmento de turismo. A pesquisa tem caráter descritivo qualitativo e elaborou um instrumento de coleta e análise de dados, no qual uma ficha de análise sistematizou as informações contidas no objeto de pesquisa. Por se tratar de uma série foi preciso trabalhar os dados através de um protocolo de análise de modo a produzir os resultados do trabalho. Este estudo concluiu que a série Turismo Macabro é uma produção que carrega a gama de modalidades de ofertas de turismo dark que esbarram em questões éticas, poliíticas e da sua própria limitação, com isso, verificou-se que o intuito da série em explorar esse tipo de turismo é uma forma de exibir as singulares nas experiências de turismo dark. Considera-se também, que o cenário de turismo dark no Brasil como é um segmento em desenvolvimento e por esta razão produções como a da Netflix podem estimular uma prática mais qualificada, por meio doolhar acadêmico que investiga esse processo de constituição. Esse olhar acadêmico deve esrtar apto a produzir a ruptura do senso comum impregnado ao objeto dessa pesquisa, e que transcenda para outras discussões necessárias a esse tipo de turismo.
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A pesquisa também é auxiliada em objetivos de debater a representação do dark na produção audiovisual, bem como identificar casos de turismo dark que dialoguem com experiências no Brasil. O intuito de se estudar o segmento de turismo dark nessa pesquisa surge no olhar sobre a oferta de diversificação turística, que se desenvolve em parâmetros de consumo contemporâneos. Aliás, o interesse pelo dark é algo que já se dava em outras épocas, obras clássicas como ―O Conde Drácula‖ e ―Frankestein‖ são exemplos disso. Esse interesse pode muito bem representar os processos de transformação dos comportamentos de consumo, pois a sua presença em plataformas digitais, visto em serviços de streaming como a Netflix, por exemplo, demostra a necessidade de se entender esse cenário e a contribuição desse conteúdo para o turismo enquanto fenômeno. Haja vista os objetivos deste trabalho, o arcabouço teórico constitui-se de autores que discutem e interpretam o dark produzido como atração para o turismo, a exemplo de Stone (2006; 2009; 2012); Seaton (1996; 1999:; 2018); Blom (2000); Dann (1994); Rojek (1993); Lennon (2017); Korstanje (2018); Sharpley (2005; 2009), também apoiado nos autores que versam sobre o audiovisual, retratado por Beni (2004); Páduan (2017); Mathews (2018); Hurley (2018). A série documental ―Turismo Macabro‖, veiculada em 2018 pela Netflix, expõe as experiências do jornalista David Farrier ao redor do mundo. A partir desta obra fílmica, enxergar as práticas pertencentes à narrativa da série podem evocar análises sobre a compreensão e implicações deste segmento de turismo. A pesquisa tem caráter descritivo qualitativo e elaborou um instrumento de coleta e análise de dados, no qual uma ficha de análise sistematizou as informações contidas no objeto de pesquisa. Por se tratar de uma série foi preciso trabalhar os dados através de um protocolo de análise de modo a produzir os resultados do trabalho. Este estudo concluiu que a série Turismo Macabro é uma produção que carrega a gama de modalidades de ofertas de turismo dark que esbarram em questões éticas, poliíticas e da sua própria limitação, com isso, verificou-se que o intuito da série em explorar esse tipo de turismo é uma forma de exibir as singulares nas experiências de turismo dark. Considera-se também, que o cenário de turismo dark no Brasil como é um segmento em desenvolvimento e por esta razão produções como a da Netflix podem estimular uma prática mais qualificada, por meio doolhar acadêmico que investiga esse processo de constituição. Esse olhar acadêmico deve esrtar apto a produzir a ruptura do senso comum impregnado ao objeto dessa pesquisa, e que transcenda para outras discussões necessárias a esse tipo de turismo.The present research was established with the objective of analyzing the development of the offer of experiences of dark tourism existing in the Netflix series "Turismo Macabro", in order to verify how this offer is characterized in tourism. The research is also aided in objectives to discuss the representation of dark in audiovisual production, as well as identify cases of dark tourism that dialogue with experiences in Brazil. The intention of studying the segment of dark tourism in this research arises in looking at the supply of tourist diversification, which is developed in contemporary parameters of consumption. In fact, the interest for the dark is something that has already occurred in other times, classic works such as "Count Dracula" and "Frankenstein" are examples of this. This interest may well represent the transformation processes of consumer behavior, since its presence in digital platforms, seen in streaming services like Netflix, for example, demonstrates the need to understand this scenario and the contribution of this content to tourism as a phenomenon. Given the objectives of this work, the theoretical framework consists of authors who discuss and interpret the dark produced as an attraction for tourism, such as Stone (2006; 2009; 2012); Seaton (1996; 1999: ; 2018); Blom (2000); Dann (1994); Rojek (1993); Lennon (2017); Korstanje (2018); Sharpley (2005; 2009), also supported by the authors who address the audiovisual, portrayed by Beni (2004); Páduan (2017); Mathews (2018); Hurley (2018). The documentary series "Macabre Tourism," aired in 2018 by Netflix, exposes the experiences of journalist David Farrier around the world. From this filmic work, viewing the practices belonging to the series' narrative can evoke analysis on the understanding and implications of this tourism segment. The research has a qualitative descriptive character and elaborated an instrument for data collection and analysis, in which an analysis form systematized the information contained in the research object. Since it is a series, it was necessary to work the data through an analysis protocol in order to produce the results of the work. This study concluded that the series Turismo Macabro is a production that carries the range of modalities of dark tourism offerings that run into ethical, political issues and its own limitation, with this, it was verified that the intent of the series in exploring this type of tourism is a way to display the singularities in dark tourism experiences. It is also considered that the scenario of dark tourism in Brazil as a developing segment and for this reason productions such as Netflix can stimulate a more qualified practice, through the academic gaze that investigates this process of constitution. This academic look should be able to produce a break from common sense impregnated to the object of this research, and that transcends to other discussions necessary for this type of tourism.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilTurismo dark - BrasilAudiovisualNetflixExperiência turísticaTurismo dark em cena: tendências e possibilidades para o exercício do segmento a partir da Série Turismo Macabroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTurismodarkcena_Silva_2022.pdfapplication/pdf1554961https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48415/1/Turismodarkcena_Silva_2022.pdf240dabeed1a7079669edaaca3be62d77MD51123456789/484152022-07-08 19:16:02.061oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-08T22:16:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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