Espaço, tempo e a cidade cinemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19345 |
Resumo: | Este artigo discute o conceito de "compreensão do tempo-espaço" (time-space compression), desenvolvido por David Harvey, estabelecendo assim o referencial teórico para discussão sobre cidade e cinema. Discutindo a maneira pela qual os filmes utilizam a imagem do espaço urbano como estruturas narracionais levará ao entendimento de como e por que a cidade cinemática - e também a cidade concreta - deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo formado por um conjunto de representações. O entendimento dos conceitos de espaço e tempo - real e imaginário - é crucial. O principal objetivo desse artigo é, portanto, promover o entendimento de como as imagens da cidade são tematizadas como estruturas de significação cinema. Tendo estabelecido as relações entre o espaço e o tempo e a condição fílmica, o conceito da cidade cinemática é então definido. |
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Discutindo a maneira pela qual os filmes utilizam a imagem do espaço urbano como estruturas narracionais levará ao entendimento de como e por que a cidade cinemática - e também a cidade concreta - deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo formado por um conjunto de representações. O entendimento dos conceitos de espaço e tempo - real e imaginário - é crucial. O principal objetivo desse artigo é, portanto, promover o entendimento de como as imagens da cidade são tematizadas como estruturas de significação cinema. 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