Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Jamerson Viegas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Hékis, Hélio Roberto, Nascimento, Hermeson Mendes do, Nelson, Rafael Beserra, Almeida, Victor Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29932
Resumo: A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas
id UFRN_2d342fe4d9de88ab3baf8cd63731dc29
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29932
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Queiroz, Jamerson ViegasHékis, Hélio RobertoNascimento, Hermeson Mendes doNelson, Rafael BeserraAlmeida, Victor Duarte de2020-09-04T18:42:35Z2020-09-04T18:42:35Z2012QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.; NASCIMENTO, H. M.; NELSON, R. B.; ALMEIDA, V. D.. Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx ? Direct to Door Express. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 7, p. 49-64, 2012. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/551. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.5511984-2430https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2993210.15675/gepros.v0i1.551A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezasThe growing quest for market share and competitive advantage, is forcing managers to adapt their businesses so that they are prepared to meet the constant changes and consumer demands. Therefore, this study aims to establish a strategic policy of action for DDEx - Direct to Door Express, defining the position of specialization in services as a strategy for growth and maintenance. The theoretical framework presents discussions on strategic planning, the nature of franchising based on the SWOT matrix and GUT stratification. The ethodological procedures are of an exploratory, descriptive and evaluative nature. The method used is the historical interpretation and how to research the case study. As results emerge, the study presents the determination of a strategic focus for the company, comprised of a combination of attitudes to growth and maintenance and above all, by joining the franchise and expertise of its services. Regardi the closing remarks, the various benefits were enumerated when defining their strategic direction in relation to the binomial services versus market, vector growth, competitive advantage and synergy. This was in addition to the definition and realization of the analysis of internal and external environments, identifying opportunities, threats, strengths and weaknessesUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento EstratégicoEstratificação GUTAnálise SWOTFranchisingFranchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Expressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdfFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdfapplication/pdf183866https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/1/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf1f9104035ab83508b8bb2318d29e9e35MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.txtFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain56797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/4/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.txtc0b9994eae632c7652eb8ab725ca10edMD54THUMBNAILFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.jpgFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/5/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.jpg55885d1ddec68e2f2cbd4cf5494b3c8aMD55123456789/299322020-09-06 04:42:46.862oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-06T07:42:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
title Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
spellingShingle Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
Queiroz, Jamerson Viegas
Planejamento Estratégico
Estratificação GUT
Análise SWOT
Franchising
title_short Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
title_full Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
title_fullStr Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
title_full_unstemmed Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
title_sort Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
author Queiroz, Jamerson Viegas
author_facet Queiroz, Jamerson Viegas
Hékis, Hélio Roberto
Nascimento, Hermeson Mendes do
Nelson, Rafael Beserra
Almeida, Victor Duarte de
author_role author
author2 Hékis, Hélio Roberto
Nascimento, Hermeson Mendes do
Nelson, Rafael Beserra
Almeida, Victor Duarte de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Jamerson Viegas
Hékis, Hélio Roberto
Nascimento, Hermeson Mendes do
Nelson, Rafael Beserra
Almeida, Victor Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Estratégico
Estratificação GUT
Análise SWOT
Franchising
topic Planejamento Estratégico
Estratificação GUT
Análise SWOT
Franchising
description A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-04T18:42:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-04T18:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.; NASCIMENTO, H. M.; NELSON, R. B.; ALMEIDA, V. D.. Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx ? Direct to Door Express. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 7, p. 49-64, 2012. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/551. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29932
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-2430
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.551
identifier_str_mv QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.; NASCIMENTO, H. M.; NELSON, R. B.; ALMEIDA, V. D.. Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx ? Direct to Door Express. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 7, p. 49-64, 2012. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/551. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551
1984-2430
10.15675/gepros.v0i1.551
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/1/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/4/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/5/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f9104035ab83508b8bb2318d29e9e35
728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
c0b9994eae632c7652eb8ab725ca10ed
55885d1ddec68e2f2cbd4cf5494b3c8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832826040713216