Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29932 |
Resumo: | A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas |
id |
UFRN_2d342fe4d9de88ab3baf8cd63731dc29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29932 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroz, Jamerson ViegasHékis, Hélio RobertoNascimento, Hermeson Mendes doNelson, Rafael BeserraAlmeida, Victor Duarte de2020-09-04T18:42:35Z2020-09-04T18:42:35Z2012QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.; NASCIMENTO, H. M.; NELSON, R. B.; ALMEIDA, V. D.. Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx ? Direct to Door Express. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 7, p. 49-64, 2012. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/551. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.5511984-2430https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2993210.15675/gepros.v0i1.551A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezasThe growing quest for market share and competitive advantage, is forcing managers to adapt their businesses so that they are prepared to meet the constant changes and consumer demands. Therefore, this study aims to establish a strategic policy of action for DDEx - Direct to Door Express, defining the position of specialization in services as a strategy for growth and maintenance. The theoretical framework presents discussions on strategic planning, the nature of franchising based on the SWOT matrix and GUT stratification. The ethodological procedures are of an exploratory, descriptive and evaluative nature. The method used is the historical interpretation and how to research the case study. As results emerge, the study presents the determination of a strategic focus for the company, comprised of a combination of attitudes to growth and maintenance and above all, by joining the franchise and expertise of its services. Regardi the closing remarks, the various benefits were enumerated when defining their strategic direction in relation to the binomial services versus market, vector growth, competitive advantage and synergy. This was in addition to the definition and realization of the analysis of internal and external environments, identifying opportunities, threats, strengths and weaknessesUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento EstratégicoEstratificação GUTAnálise SWOTFranchisingFranchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Expressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdfFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdfapplication/pdf183866https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/1/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf1f9104035ab83508b8bb2318d29e9e35MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.txtFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain56797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/4/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.txtc0b9994eae632c7652eb8ab725ca10edMD54THUMBNAILFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.jpgFranchisingEspecializaçãoServiços_Hékis_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/5/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.jpg55885d1ddec68e2f2cbd4cf5494b3c8aMD55123456789/299322020-09-06 04:42:46.862oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-06T07:42:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
title |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
spellingShingle |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express Queiroz, Jamerson Viegas Planejamento Estratégico Estratificação GUT Análise SWOT Franchising |
title_short |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
title_full |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
title_fullStr |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
title_full_unstemmed |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
title_sort |
Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express |
author |
Queiroz, Jamerson Viegas |
author_facet |
Queiroz, Jamerson Viegas Hékis, Hélio Roberto Nascimento, Hermeson Mendes do Nelson, Rafael Beserra Almeida, Victor Duarte de |
author_role |
author |
author2 |
Hékis, Hélio Roberto Nascimento, Hermeson Mendes do Nelson, Rafael Beserra Almeida, Victor Duarte de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Jamerson Viegas Hékis, Hélio Roberto Nascimento, Hermeson Mendes do Nelson, Rafael Beserra Almeida, Victor Duarte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Estratégico Estratificação GUT Análise SWOT Franchising |
topic |
Planejamento Estratégico Estratificação GUT Análise SWOT Franchising |
description |
A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-04T18:42:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-04T18:42:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.; NASCIMENTO, H. M.; NELSON, R. B.; ALMEIDA, V. D.. Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx ? Direct to Door Express. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 7, p. 49-64, 2012. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/551. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29932 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1984-2430 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15675/gepros.v0i1.551 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, J. V.; HÉKIS, H. R.; NASCIMENTO, H. M.; NELSON, R. B.; ALMEIDA, V. D.. Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx ? Direct to Door Express. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 7, p. 49-64, 2012. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/551. Acesso em: 31 ago. 2020. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551 1984-2430 10.15675/gepros.v0i1.551 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/1/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/4/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29932/5/FranchisingEspecializa%c3%a7%c3%a3oServi%c3%a7os_H%c3%a9kis_2012.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f9104035ab83508b8bb2318d29e9e35 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 c0b9994eae632c7652eb8ab725ca10ed 55885d1ddec68e2f2cbd4cf5494b3c8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832826040713216 |