Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Vicente Amintas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930
Resumo: Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo.
id UFRN_2ddf4cdd9f35f11813a4d3b5cedaf924
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30930
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Jorge, Vicente Amintashttp://lattes.cnpq.br/2231541416355404Carvalho, Haroldo LoguercioMartins, André Ferrer PintoSantos, Paula Cristiane de LyraSilva, Roberto Airon2020-12-08T23:22:44Z2020-12-08T23:22:44Z2020-08-26JORGE, Vicente Amintas. Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN. 2020. 344f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo.This work intends to favor an approximation of Science with its history. But it is not restricted to that. It also conducts an analysis of the relevance and importance of science education in a contextualized way in time and space. From a qualitative research, an image was acquired, as faithful as possible, of the way science is viewed and worked within the educational institute in which the author teaches, IFRN, more specifically on the campus where I work, Campus Santa Cruz -RN and in the degree courses offered by the same (Degree in Physics and Mathematics). From such research, a characteristic science view was obtained that guided this work in the construction of a transforming action: the elaboration of a History of Science curricular subject to be proposed to the institute as an elective subject of these courses. These actions intend, as stated at the beginning of this summary, a necessary and very useful approximation of scientific knowledge with its historicity, because only then will we have a more human, closer and more reflective teaching of science.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilHistória da CiênciaIFRNEnsino de CiênciasHistoricidadeConhecimento científicoPor uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txtPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain661804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/2/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txtceb809adea5dbe7e80b3e7ac27812a53MD52THUMBNAILPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpgPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/3/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpgd8a4f4f13dc75b40c9d3c5bcf70752c0MD53ORIGINALPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdfapplication/pdf2427119https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/1/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf4e44478fcd402b2258281ceec994f878MD51123456789/309302020-12-13 05:02:41.499oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30930Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
title Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
spellingShingle Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
Jorge, Vicente Amintas
História da Ciência
IFRN
Ensino de Ciências
Historicidade
Conhecimento científico
title_short Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
title_full Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
title_fullStr Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
title_full_unstemmed Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
title_sort Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
author Jorge, Vicente Amintas
author_facet Jorge, Vicente Amintas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2231541416355404
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martins, André Ferrer Pinto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Paula Cristiane de Lyra
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Vicente Amintas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Roberto Airon
contributor_str_mv Silva, Roberto Airon
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
IFRN
Ensino de Ciências
Historicidade
Conhecimento científico
topic História da Ciência
IFRN
Ensino de Ciências
Historicidade
Conhecimento científico
description Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T23:22:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T23:22:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JORGE, Vicente Amintas. Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN. 2020. 344f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930
identifier_str_mv JORGE, Vicente Amintas. Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN. 2020. 344f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/2/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/3/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/1/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ceb809adea5dbe7e80b3e7ac27812a53
d8a4f4f13dc75b40c9d3c5bcf70752c0
4e44478fcd402b2258281ceec994f878
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117906027249664