Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930 |
Resumo: | Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo. |
id |
UFRN_2ddf4cdd9f35f11813a4d3b5cedaf924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30930 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Jorge, Vicente Amintashttp://lattes.cnpq.br/2231541416355404Carvalho, Haroldo LoguercioMartins, André Ferrer PintoSantos, Paula Cristiane de LyraSilva, Roberto Airon2020-12-08T23:22:44Z2020-12-08T23:22:44Z2020-08-26JORGE, Vicente Amintas. Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN. 2020. 344f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo.This work intends to favor an approximation of Science with its history. But it is not restricted to that. It also conducts an analysis of the relevance and importance of science education in a contextualized way in time and space. From a qualitative research, an image was acquired, as faithful as possible, of the way science is viewed and worked within the educational institute in which the author teaches, IFRN, more specifically on the campus where I work, Campus Santa Cruz -RN and in the degree courses offered by the same (Degree in Physics and Mathematics). From such research, a characteristic science view was obtained that guided this work in the construction of a transforming action: the elaboration of a History of Science curricular subject to be proposed to the institute as an elective subject of these courses. These actions intend, as stated at the beginning of this summary, a necessary and very useful approximation of scientific knowledge with its historicity, because only then will we have a more human, closer and more reflective teaching of science.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilHistória da CiênciaIFRNEnsino de CiênciasHistoricidadeConhecimento científicoPor uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txtPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain661804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/2/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txtceb809adea5dbe7e80b3e7ac27812a53MD52THUMBNAILPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpgPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/3/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpgd8a4f4f13dc75b40c9d3c5bcf70752c0MD53ORIGINALPorhistoriasocial_Jorge_2020.pdfapplication/pdf2427119https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/1/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf4e44478fcd402b2258281ceec994f878MD51123456789/309302020-12-13 05:02:41.499oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30930Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
title |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
spellingShingle |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN Jorge, Vicente Amintas História da Ciência IFRN Ensino de Ciências Historicidade Conhecimento científico |
title_short |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
title_full |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
title_fullStr |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
title_full_unstemmed |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
title_sort |
Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN |
author |
Jorge, Vicente Amintas |
author_facet |
Jorge, Vicente Amintas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2231541416355404 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, André Ferrer Pinto |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Santos, Paula Cristiane de Lyra |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Vicente Amintas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
contributor_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência IFRN Ensino de Ciências Historicidade Conhecimento científico |
topic |
História da Ciência IFRN Ensino de Ciências Historicidade Conhecimento científico |
description |
Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T23:22:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-08T23:22:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JORGE, Vicente Amintas. Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN. 2020. 344f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930 |
identifier_str_mv |
JORGE, Vicente Amintas. Por uma história social do fazer científico: o ensino de história e a história da ciência no IFRN. 2020. 344f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/2/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/3/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30930/1/Porhistoriasocial_Jorge_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ceb809adea5dbe7e80b3e7ac27812a53 d8a4f4f13dc75b40c9d3c5bcf70752c0 4e44478fcd402b2258281ceec994f878 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117906027249664 |