BARTHES PARA ALÉM DO MANDUCAR: amar, surpreender-se e conviver como significados do comer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helry Costa da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40124
Resumo: Nesta monografia apresento o (re)pensar de uma Nutrição livre em suas ações e que relaciona e aproxima as ciências do humano com as ciências da saúde, sem transgredir nem menosprezar nenhuma área do conhecimento. Parti de três premissas: o homem é 100% natureza e 100% cultura; é necessário exercitar e elaborar um pensamento complexo que religue o que está separado; a análise dos aspectos culturais pela via da literatura é um caminho para se pensar as partes pelo todo. O mote para realização deste trabalho foi a seguinte indagação: é possível encontrar em obras literárias a expressão da alimentação como fato cultural sob a ótica de Roland Barthes? Para respondê-la, elegi como objetivo discutir a alimentação como fato cultural, por meio de obras literárias, a partir das três significações alimentares de Barthes - o prestígio ou o gosto do modelo maternal; a digressão pelo novo/insólito e o ato de comer em conjunto; tomadas como categorias a priori. Para tanto, foi necessário (a) elencar produções literárias que traduzissem os três elementos Barthesianos; (b) discutir estes elementos valendo-se dessas produções literárias e (c) integrar estes três elementos às reflexões sobre aspectos sócio-antropológicos da alimentação circulantes no cenário da “Nutrição Indócil”, ora em gestação. O corpus foi constituído por três obras, respectivas a cada um desses pontos: Minha Cozinha em Berlim, de Luisa Weiss; Nem Só de Caviar Vive o Homem, de Johannes Mario Simmel e A Última Ceia: por uma diet(ética) polifônica, de Vera Pinto. Após a leitura, uma documentação em arquivo digital para sistematizar a análise foi elaborada. Os resultados mostraram que as obras analisadas expressam a alimentação como fato cultural, de acordo com a visão de Barthes, a saber: (1) uma “cozinha matrística”, que comporta além de seu espaço físico, um ambiente de afeto e de sabores diversos; (2) um banquete de refeições insólitas, que representam poder, solucionam problemas e seduzem; e (3) um comer junto, que comporta a convivialidade, a comensalidade e as tradições. Concluí que romances são uma via de conhecimento para a Ciência da Nutrição, pois revela aspectos da alimentação que permitem a compreensão das subjetividades inerentes à complexidade dos sujeitos no intricado fenômeno alimentar.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40124Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilNUTRIÇÃOCozinhaLiteratura e alimentaçãoLiteratura e alimentaçãoLiteratura e alimentaçãoLiteratura e alimentaçãoRoland BarthesRoland BarthesRoland BarthesRoland BarthesPensamento ComplexoPensamento ComplexoPensamento ComplexoPensamento ComplexoBARTHES PARA ALÉM DO MANDUCAR: amar, surpreender-se e conviver como significados do comer.BARTHES BEYOND CONSUME: love, surprise and commensality as definitions of eating.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNesta monografia apresento o (re)pensar de uma Nutrição livre em suas ações e que relaciona e aproxima as ciências do humano com as ciências da saúde, sem transgredir nem menosprezar nenhuma área do conhecimento. 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