Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diorge Santos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26838
Resumo: A partir da hipótese de que somos sujeitos-corpos e entendendo que os profissionais que atuam na escola se tornam referência e exercem influência para com as crianças, o objetivo desta dissertação foi compreender e analisar os entendimentos e as práticas pedagógicas de três profissionais da Educação Infantil, relativas ao corpo e ao movimento das crianças. Para isso, aspectos relativos às concepções de corpo, corporeidade e movimento foram abordados, pautadas nos estudos de Michel Foucault, Merleau-Ponty, nos documentos que regem a Educação Infantil no Brasil e em algumas aproximações com os Estudos Culturais em Educação. Buscou-se fazer um breve apanhado acerca da infância, da criança na Educação Infantil e do corpo da criança na escola tendo como fio condutor aspectos relacionados ao corpo, no intuito de problematizar e refletir sobre a importância dessa etapa de ensino, devido às suas especificidades/particularidades. De modo a dar visibilidade a análise desta pesquisa, foram usadas, como ferramentas metodológicas, dez sessões de observação e uma entrevista semiestruturada com três profissionais, num Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade do Recife – PE, sob os fundamentos da metodologia de abordagem qualitativa. Foram elaborados blocos temáticos a partir dos objetivos delineados centrados em três pontos. A saber: Práticas pedagógicas: sobre o desenvolvimento integral das crianças nas relações estabelecidas na escola; Concepções de corpo / corporeidade / movimento – sobre ser/estar no mundo e na escola; O corpo da criança na Educação Infantil x O corpo do profissional atuante na Educação Infantil. A análise dos dados aponta para o fato de que a Educação Infantil ainda não conseguiu se constituir como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, contudo, indica a relevância da reflexão sobre as práticas pedagógicas, e, diante dessa compreensão, os profissionais percebem seu papel de referência para com as crianças, entendendo seus modos de ser e estar dentro e fora da escola. Observou-se também que o movimento corporal é desvalorizado na prática pedagógica, é tido, em alguns casos, como indisciplina, na qual se fazem presentes posturas de rigidez e controle dos corpos, dando ênfase à questão cognitiva. Concluiu-se que alguns condicionantes de natureza técnica e/ou material limitam a ação pedagógica e, de certa forma, impedem que os profissionais considerem a formação da criança de uma maneira mais ampla, ao pensar o lugar do corpo na Educação Infantil, requerendo, assim, uma atenção no que diz respeito à formação dos sujeitos que atuam diretamente nesta etapa de ensino.
id UFRN_2e36086cce43f06ad6331904b878df0c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26838
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Diorge Santos daDias, Adelaide AlvesMonteiro, Ana Márcia LunaLopes, Denise Maria de CarvalhoCapistrano, Naire JaneMomo, Mariangela2019-04-04T22:51:41Z2019-04-04T22:51:41Z2018-02-27COSTA, Diorge Santos da. Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26838A partir da hipótese de que somos sujeitos-corpos e entendendo que os profissionais que atuam na escola se tornam referência e exercem influência para com as crianças, o objetivo desta dissertação foi compreender e analisar os entendimentos e as práticas pedagógicas de três profissionais da Educação Infantil, relativas ao corpo e ao movimento das crianças. Para isso, aspectos relativos às concepções de corpo, corporeidade e movimento foram abordados, pautadas nos estudos de Michel Foucault, Merleau-Ponty, nos documentos que regem a Educação Infantil no Brasil e em algumas aproximações com os Estudos Culturais em Educação. Buscou-se fazer um breve apanhado acerca da infância, da criança na Educação Infantil e do corpo da criança na escola tendo como fio condutor aspectos relacionados ao corpo, no intuito de problematizar e refletir sobre a importância dessa etapa de ensino, devido às suas especificidades/particularidades. De modo a dar visibilidade a análise desta pesquisa, foram usadas, como ferramentas metodológicas, dez sessões de observação e uma entrevista semiestruturada com três profissionais, num Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade do Recife – PE, sob os fundamentos da metodologia de abordagem qualitativa. Foram elaborados blocos temáticos a partir dos objetivos delineados centrados em três pontos. A saber: Práticas pedagógicas: sobre o desenvolvimento integral das crianças nas relações estabelecidas na escola; Concepções de corpo / corporeidade / movimento – sobre ser/estar no mundo e na escola; O corpo da criança na Educação Infantil x O corpo do profissional atuante na Educação Infantil. A análise dos dados aponta para o fato de que a Educação Infantil ainda não conseguiu se constituir como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, contudo, indica a relevância da reflexão sobre as práticas pedagógicas, e, diante dessa compreensão, os profissionais percebem seu papel de referência para com as crianças, entendendo seus modos de ser e estar dentro e fora da escola. Observou-se também que o movimento corporal é desvalorizado na prática pedagógica, é tido, em alguns casos, como indisciplina, na qual se fazem presentes posturas de rigidez e controle dos corpos, dando ênfase à questão cognitiva. Concluiu-se que alguns condicionantes de natureza técnica e/ou material limitam a ação pedagógica e, de certa forma, impedem que os profissionais considerem a formação da criança de uma maneira mais ampla, ao pensar o lugar do corpo na Educação Infantil, requerendo, assim, uma atenção no que diz respeito à formação dos sujeitos que atuam diretamente nesta etapa de ensino.Starting from the hypothesis that we are subject-bodies and understanding that the professionals who work in school become reference and influence children. The objective of this dissertation was to understand how the pedagogical practices in Child Education are related to the body and the movement of children and how they present themselves in the daily life of the school among the subjects involved in this practice. To that end, aspects related to body, body and movement conceptions were approached, based on the studies of Michel Foucault, Merleau-Ponty, the documents that govern Infant Education in Brazil and on some approaches to Cultural Studies in Education. We sought to make a brief historical survey about the body, infancy and early childhood education, in order to problematize and reflect on the importance of this stage of teaching, due to its specificities / particularities. In order to give visibility to the analysis of this research, ten observation sessions and a semi-structured interview with three professionals were used as methodological tools in a Municipal Child Education Center, located in the city of Recife - PE, under the foundations of the methodology of qualitative approach. Thematic blocks were elaborated from the objectives outlined centered on three points. Namely: The pedagogical practices: about the integral development of the children in the relations established in the school; Conceptions of body / body / movement - about being / being in the world and at school; The body of the child in Early Childhood Education x The body of the professional working in Early Childhood Education. The analysis of the data points to the fact that Early Childhood Education has not yet been able to constitute a privileged space for the integral development of the child, however, they indicate the relevance of the reflection on the pedagogical practices, and before this understanding, the professionals perceive their role reference to the children, understanding their ways of being and being in and out of school. It was also observed that the corporal movement is devalued in the pedagogical practice, is in some cases, like indiscipline, in which rigidity postures and control of the bodies are present, giving emphasis to the cognitive question. It was concluded that some conditioning factors of a technical and / or material nature limit the pedagogical action and, in a way, prevent professionals from considering the formation of the child in a broader way, when thinking about the place of the body in Early Childhood Education, an attention with respect to the training of the subjects that act directly in this stage of teaching.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas pedagógicasCorpoMovimentoCorporeidadeCriançaEducação infantilCorpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCorpoeducaçãorefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.txtCorpoeducaçãorefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain248095https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26838/2/Corpoeduca%c3%a7%c3%a3orefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.txt95149ae92f7c0c57c6344c61065ebd90MD52THUMBNAILCorpoeducaçãorefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.jpgCorpoeducaçãorefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26838/3/Corpoeduca%c3%a7%c3%a3orefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.jpgf1a20bcd219ffbe2fc1a074d5dd2a78dMD53ORIGINALCorpoeducaçãorefletindo_Costa_2018DISSERT.pdfapplication/pdf1179771https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26838/1/Corpoeduca%c3%a7%c3%a3orefletindo_Costa_2018DISSERT.pdfd91fdbd78e42a11a1758c2ef37a44cceMD51123456789/268382019-05-26 03:20:15.974oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26838Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:20:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
title Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
spellingShingle Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
Costa, Diorge Santos da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Práticas pedagógicas
Corpo
Movimento
Corporeidade
Criança
Educação infantil
title_short Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_full Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_fullStr Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_full_unstemmed Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_sort Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
author Costa, Diorge Santos da
author_facet Costa, Diorge Santos da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dias, Adelaide Alves
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Monteiro, Ana Márcia Luna
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Capistrano, Naire Jane
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diorge Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Momo, Mariangela
contributor_str_mv Momo, Mariangela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Práticas pedagógicas
Corpo
Movimento
Corporeidade
Criança
Educação infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Corpo
Movimento
Corporeidade
Criança
Educação infantil
description A partir da hipótese de que somos sujeitos-corpos e entendendo que os profissionais que atuam na escola se tornam referência e exercem influência para com as crianças, o objetivo desta dissertação foi compreender e analisar os entendimentos e as práticas pedagógicas de três profissionais da Educação Infantil, relativas ao corpo e ao movimento das crianças. Para isso, aspectos relativos às concepções de corpo, corporeidade e movimento foram abordados, pautadas nos estudos de Michel Foucault, Merleau-Ponty, nos documentos que regem a Educação Infantil no Brasil e em algumas aproximações com os Estudos Culturais em Educação. Buscou-se fazer um breve apanhado acerca da infância, da criança na Educação Infantil e do corpo da criança na escola tendo como fio condutor aspectos relacionados ao corpo, no intuito de problematizar e refletir sobre a importância dessa etapa de ensino, devido às suas especificidades/particularidades. De modo a dar visibilidade a análise desta pesquisa, foram usadas, como ferramentas metodológicas, dez sessões de observação e uma entrevista semiestruturada com três profissionais, num Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade do Recife – PE, sob os fundamentos da metodologia de abordagem qualitativa. Foram elaborados blocos temáticos a partir dos objetivos delineados centrados em três pontos. A saber: Práticas pedagógicas: sobre o desenvolvimento integral das crianças nas relações estabelecidas na escola; Concepções de corpo / corporeidade / movimento – sobre ser/estar no mundo e na escola; O corpo da criança na Educação Infantil x O corpo do profissional atuante na Educação Infantil. A análise dos dados aponta para o fato de que a Educação Infantil ainda não conseguiu se constituir como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, contudo, indica a relevância da reflexão sobre as práticas pedagógicas, e, diante dessa compreensão, os profissionais percebem seu papel de referência para com as crianças, entendendo seus modos de ser e estar dentro e fora da escola. Observou-se também que o movimento corporal é desvalorizado na prática pedagógica, é tido, em alguns casos, como indisciplina, na qual se fazem presentes posturas de rigidez e controle dos corpos, dando ênfase à questão cognitiva. Concluiu-se que alguns condicionantes de natureza técnica e/ou material limitam a ação pedagógica e, de certa forma, impedem que os profissionais considerem a formação da criança de uma maneira mais ampla, ao pensar o lugar do corpo na Educação Infantil, requerendo, assim, uma atenção no que diz respeito à formação dos sujeitos que atuam diretamente nesta etapa de ensino.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-04T22:51:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-04T22:51:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Diorge Santos da. Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26838
identifier_str_mv COSTA, Diorge Santos da. Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26838/2/Corpoeduca%c3%a7%c3%a3orefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26838/3/Corpoeduca%c3%a7%c3%a3orefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26838/1/Corpoeduca%c3%a7%c3%a3orefletindo_Costa_2018DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95149ae92f7c0c57c6344c61065ebd90
f1a20bcd219ffbe2fc1a074d5dd2a78d
d91fdbd78e42a11a1758c2ef37a44cce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832802936389632