Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalannais, Javier Ignacio Díaz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49505
Resumo: Movido pela questão do devir enquanto potência múltipla e criadora, e tendo a cartografia como orientação metodológica, este Projeto objetiva cartografar os processos de alteridade gerados e coordenados na prática pré-expressiva da Oficina Emergência Cênica, e seus desdobramentos pedagógicos. Conectado a isso, propõe-se elaborar a metáfora do naufrágio para caracterizar a pedagogia decorrente desse trabalho psicofísico, bem como compor conceitualmente a “prática de si” (prática de dispor e coordenar alteridades emergentes) no contexto da Oficina. Como interlocutores do estudo, procura-se um diálogo entre filosofia da diferença, com Gilles Deleuze e Jacques Derrida, neurobiologia, com Humberto Maturana e Francisco Varela, e dramaturgia corporal com Amílcar Borges de Barros, cujas teorizações tem permitido a este Projeto entender a fisicalidade em suas relações com os modos como o corpo dispõe suas habilidades de adaptação perante os desafios psicofísicos afetivos propostos. A fisicalidade extrema lança o corpo a um lugar de desdobramento que cria condições para estar-se atento à simultaneidade de diferentes domínios que engendram o devir: domínio fisiológico, conceitual, percetivo, afetivo, narrativo. Assim, as linhas que estão sendo construídas nesse desenho cartográfico inicial dispõem as alteridades emergentes da referida Oficina ao lado do desequilíbrio, do “erro”, do naufrágio, como condição diferida para os processos de criação de si no trabalho artístico e na vida.
id UFRN_2e60192020e2e3df603640039079dc7f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49505
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dalannais, Javier Ignacio Díazhttp://lattes.cnpq.br/3342876176352960http://lattes.cnpq.br/6013805360280552Haderchpek, Robson Carloshttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068Bosque, Oscar Andres GonzálezCoutinho, Karyne Dias2022-10-06T22:59:35Z2022-10-06T22:59:35Z2022-07-19DALANNAIS, Javier Ignacio Díaz. Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena. Orientadora: Karyne Dias Coutinho. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49505Movido pela questão do devir enquanto potência múltipla e criadora, e tendo a cartografia como orientação metodológica, este Projeto objetiva cartografar os processos de alteridade gerados e coordenados na prática pré-expressiva da Oficina Emergência Cênica, e seus desdobramentos pedagógicos. Conectado a isso, propõe-se elaborar a metáfora do naufrágio para caracterizar a pedagogia decorrente desse trabalho psicofísico, bem como compor conceitualmente a “prática de si” (prática de dispor e coordenar alteridades emergentes) no contexto da Oficina. Como interlocutores do estudo, procura-se um diálogo entre filosofia da diferença, com Gilles Deleuze e Jacques Derrida, neurobiologia, com Humberto Maturana e Francisco Varela, e dramaturgia corporal com Amílcar Borges de Barros, cujas teorizações tem permitido a este Projeto entender a fisicalidade em suas relações com os modos como o corpo dispõe suas habilidades de adaptação perante os desafios psicofísicos afetivos propostos. A fisicalidade extrema lança o corpo a um lugar de desdobramento que cria condições para estar-se atento à simultaneidade de diferentes domínios que engendram o devir: domínio fisiológico, conceitual, percetivo, afetivo, narrativo. Assim, as linhas que estão sendo construídas nesse desenho cartográfico inicial dispõem as alteridades emergentes da referida Oficina ao lado do desequilíbrio, do “erro”, do naufrágio, como condição diferida para os processos de criação de si no trabalho artístico e na vida.Moved by the question of becoming as a multiple and creative power, and having cartography as a methodological guide, this project aims to map the processes of alterity generated and coordinated in the pre-expressive practice of the Scenic Emergency Workshop, and its pedagogical consequences. Connected to this, it is proposed to elaborate the metaphor of the shipwreck to characterize the pedagogy resulting from this psychophysical work, as well as to conceptually compose the practice of the self (practice of disposing and coordinating emerging alterities) in the context of the Workshop. As interlocutors of the study, a dialogue is sought between philosophy of difference, with Gilles Deleuze and Jacques Derrida, neurobiology, with Humberto Maturana and Francisco Varela, and body dramaturgy with Amílcar Borges de Barros, whose theories have allowed this project to understand physicality in its relationships with the ways in which the body disposes of its adaptive abilities in the face of the proposed psychophysical affective challenges. Extreme physicality throws the body into a place of unfolding that creates conditions to be aware of the simultaneity of different domains that engender becoming: physiological, conceptual, perceptive, affective, narrative domain. By that, the lines that are being constructed in this initial cartographic drawing place the alterities emerging from the mentioned Workshop alongside the imbalance, the “error”, the shipwreck, as a deferred condition for the processes of self-creation in artistic work and in life.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTeatro - emergência cênicaTeatro - alteridadesTeatro - práticas de siNosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNosotroslosNaufragosderivas_Dalannais_2022.pdfapplication/pdf2568620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49505/1/NosotroslosNaufragosderivas_Dalannais_2022.pdf81d3aae3d1e9a6451140ab2d8745e188MD51123456789/495052022-10-06 20:00:16.601oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49505Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-06T23:00:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
title Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
spellingShingle Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
Dalannais, Javier Ignacio Díaz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro - emergência cênica
Teatro - alteridades
Teatro - práticas de si
title_short Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
title_full Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
title_fullStr Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
title_full_unstemmed Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
title_sort Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena
author Dalannais, Javier Ignacio Díaz
author_facet Dalannais, Javier Ignacio Díaz
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3342876176352960
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013805360280552
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bosque, Oscar Andres González
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalannais, Javier Ignacio Díaz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
contributor_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
Coutinho, Karyne Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro - emergência cênica
Teatro - alteridades
Teatro - práticas de si
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - emergência cênica
Teatro - alteridades
Teatro - práticas de si
description Movido pela questão do devir enquanto potência múltipla e criadora, e tendo a cartografia como orientação metodológica, este Projeto objetiva cartografar os processos de alteridade gerados e coordenados na prática pré-expressiva da Oficina Emergência Cênica, e seus desdobramentos pedagógicos. Conectado a isso, propõe-se elaborar a metáfora do naufrágio para caracterizar a pedagogia decorrente desse trabalho psicofísico, bem como compor conceitualmente a “prática de si” (prática de dispor e coordenar alteridades emergentes) no contexto da Oficina. Como interlocutores do estudo, procura-se um diálogo entre filosofia da diferença, com Gilles Deleuze e Jacques Derrida, neurobiologia, com Humberto Maturana e Francisco Varela, e dramaturgia corporal com Amílcar Borges de Barros, cujas teorizações tem permitido a este Projeto entender a fisicalidade em suas relações com os modos como o corpo dispõe suas habilidades de adaptação perante os desafios psicofísicos afetivos propostos. A fisicalidade extrema lança o corpo a um lugar de desdobramento que cria condições para estar-se atento à simultaneidade de diferentes domínios que engendram o devir: domínio fisiológico, conceitual, percetivo, afetivo, narrativo. Assim, as linhas que estão sendo construídas nesse desenho cartográfico inicial dispõem as alteridades emergentes da referida Oficina ao lado do desequilíbrio, do “erro”, do naufrágio, como condição diferida para os processos de criação de si no trabalho artístico e na vida.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-06T22:59:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-06T22:59:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DALANNAIS, Javier Ignacio Díaz. Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena. Orientadora: Karyne Dias Coutinho. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49505
identifier_str_mv DALANNAIS, Javier Ignacio Díaz. Nosotros los Náufragos, derivas de consciências como práticas para a cena. Orientadora: Karyne Dias Coutinho. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49505/1/NosotroslosNaufragosderivas_Dalannais_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81d3aae3d1e9a6451140ab2d8745e188
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117599519047680