Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483 |
Resumo: | A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto, nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, valores e concepções de mundo. Nessa abordagem metodológica a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que tem de ser detalhadamente lido e interpretado. Mas as evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos da sociedade: nas pinturas, na literatura, nas músicas ou em filmes. Esses últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. As cidades não servem apenas como mero backgrounds nos filmes, estas tornaram-se cidades cinemáticas, ao aderirem significado às paisagens das grandes cidades. Dentro desse contexto, a presente pesquisa procura analisar por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife cinemática construída pelos filmes Amarelo Manga (2003) e Febre do Rato (2012), dirigidos pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis. O trabalho busca assim ter acesso à imagem de Recife e aos significados expressos por suas paisagens fílmicas. |
id |
UFRN_2e9b33902887d3d7df7676d16778183e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21483 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes Júnior, Gervásio HermínioMaciel, Caio Augusto AmorimDantas, Eugênia MariaCosta, Maria Helena Braga e Vaz da2016-12-19T18:32:45Z2016-12-19T18:32:45Z2016-05-17GOMES JÚNIOR, Gervásio Hermínio. Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto, nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, valores e concepções de mundo. Nessa abordagem metodológica a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que tem de ser detalhadamente lido e interpretado. Mas as evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos da sociedade: nas pinturas, na literatura, nas músicas ou em filmes. Esses últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. As cidades não servem apenas como mero backgrounds nos filmes, estas tornaram-se cidades cinemáticas, ao aderirem significado às paisagens das grandes cidades. Dentro desse contexto, a presente pesquisa procura analisar por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife cinemática construída pelos filmes Amarelo Manga (2003) e Febre do Rato (2012), dirigidos pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis. O trabalho busca assim ter acesso à imagem de Recife e aos significados expressos por suas paisagens fílmicas.The urban landscape is constituted by multiple layers of meaning. Considering it as a text, allows us to access the symbolic content through which the dominant or alternative cultures reproduce their norms, values and worldviews. In this methodological approach the material landscape itself, in all its forms of expression, appears as a text that must be read and interpreted at length. Evidences of the meaning of landscapes are also found within cultural and aesthetic products in the society: in paintings, in literature, in music and in films. The latter play an important role in the structuring of contemporary geographies. Cities, in those cases, do not serve only as mere background, they have become cinematic cities as they gave meaning to cityscapes. Within this context, this study presents a discourse analysis, and an interpretative approach, of the cinematic Recife presented in the films Amarelo Manga (2003) and Febre do Rato (2012), both directed by the Brazilian filmmaker Claudio Assis. This work’s intention is, thus, to reveal the image of Recife through the understanding of its filmic landscapes. It was found that Amarelo Manga and Febre do Rato build a deleted and/or alternative Recife landscape and replicate a contestatory discourse about the city from different formats: on the one hand violence or shocking images that show the landscape degradation from social and historical potions of Recife and its peripheries in Amarelo Manga; and the other, a utopian discourse, allowing for another way to see and experience the city, and the black-and-white photograph that adds a poetic meaning to these same landscapesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAPaisagemSignificadosSímbolosCidade cinemáticaPaisagem cinematográficaRecifeRecife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Ratoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdfGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf2880896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/1/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf1a2ea5a4cdcc993d2af3bb98bf0c07cbMD51TEXTGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txtGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain240733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/4/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txtdc18edc30aa5e1d80059b22247aa0a48MD54THUMBNAILGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpgGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1905https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/5/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpgc7113bb1fd3c90f7953f97a2f5fc733bMD55123456789/214832017-11-04 00:01:38.084oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21483Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:01:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
title |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
spellingShingle |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato Gomes Júnior, Gervásio Hermínio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Paisagem Significados Símbolos Cidade cinemática Paisagem cinematográfica Recife |
title_short |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
title_full |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
title_fullStr |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
title_full_unstemmed |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
title_sort |
Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato |
author |
Gomes Júnior, Gervásio Hermínio |
author_facet |
Gomes Júnior, Gervásio Hermínio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Maciel, Caio Augusto Amorim |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Júnior, Gervásio Hermínio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
contributor_str_mv |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Paisagem Significados Símbolos Cidade cinemática Paisagem cinematográfica Recife |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem Significados Símbolos Cidade cinemática Paisagem cinematográfica Recife |
description |
A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto, nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, valores e concepções de mundo. Nessa abordagem metodológica a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que tem de ser detalhadamente lido e interpretado. Mas as evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos da sociedade: nas pinturas, na literatura, nas músicas ou em filmes. Esses últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. As cidades não servem apenas como mero backgrounds nos filmes, estas tornaram-se cidades cinemáticas, ao aderirem significado às paisagens das grandes cidades. Dentro desse contexto, a presente pesquisa procura analisar por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife cinemática construída pelos filmes Amarelo Manga (2003) e Febre do Rato (2012), dirigidos pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis. O trabalho busca assim ter acesso à imagem de Recife e aos significados expressos por suas paisagens fílmicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-19T18:32:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-19T18:32:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES JÚNIOR, Gervásio Hermínio. Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483 |
identifier_str_mv |
GOMES JÚNIOR, Gervásio Hermínio. Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/1/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/4/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/5/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a2ea5a4cdcc993d2af3bb98bf0c07cb dc18edc30aa5e1d80059b22247aa0a48 c7113bb1fd3c90f7953f97a2f5fc733b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832828847751168 |