Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Júnior, Gervásio Hermínio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483
Resumo: A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto, nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, valores e concepções de mundo. Nessa abordagem metodológica a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que tem de ser detalhadamente lido e interpretado. Mas as evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos da sociedade: nas pinturas, na literatura, nas músicas ou em filmes. Esses últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. As cidades não servem apenas como mero backgrounds nos filmes, estas tornaram-se cidades cinemáticas, ao aderirem significado às paisagens das grandes cidades. Dentro desse contexto, a presente pesquisa procura analisar por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife cinemática construída pelos filmes Amarelo Manga (2003) e Febre do Rato (2012), dirigidos pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis. O trabalho busca assim ter acesso à imagem de Recife e aos significados expressos por suas paisagens fílmicas.
id UFRN_2e9b33902887d3d7df7676d16778183e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21483
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes Júnior, Gervásio HermínioMaciel, Caio Augusto AmorimDantas, Eugênia MariaCosta, Maria Helena Braga e Vaz da2016-12-19T18:32:45Z2016-12-19T18:32:45Z2016-05-17GOMES JÚNIOR, Gervásio Hermínio. Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto, nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, valores e concepções de mundo. Nessa abordagem metodológica a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que tem de ser detalhadamente lido e interpretado. Mas as evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos da sociedade: nas pinturas, na literatura, nas músicas ou em filmes. Esses últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. As cidades não servem apenas como mero backgrounds nos filmes, estas tornaram-se cidades cinemáticas, ao aderirem significado às paisagens das grandes cidades. Dentro desse contexto, a presente pesquisa procura analisar por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife cinemática construída pelos filmes Amarelo Manga (2003) e Febre do Rato (2012), dirigidos pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis. O trabalho busca assim ter acesso à imagem de Recife e aos significados expressos por suas paisagens fílmicas.The urban landscape is constituted by multiple layers of meaning. Considering it as a text, allows us to access the symbolic content through which the dominant or alternative cultures reproduce their norms, values and worldviews. In this methodological approach the material landscape itself, in all its forms of expression, appears as a text that must be read and interpreted at length. Evidences of the meaning of landscapes are also found within cultural and aesthetic products in the society: in paintings, in literature, in music and in films. The latter play an important role in the structuring of contemporary geographies. Cities, in those cases, do not serve only as mere background, they have become cinematic cities as they gave meaning to cityscapes. Within this context, this study presents a discourse analysis, and an interpretative approach, of the cinematic Recife presented in the films Amarelo Manga (2003) and Febre do Rato (2012), both directed by the Brazilian filmmaker Claudio Assis. This work’s intention is, thus, to reveal the image of Recife through the understanding of its filmic landscapes. It was found that Amarelo Manga and Febre do Rato build a deleted and/or alternative Recife landscape and replicate a contestatory discourse about the city from different formats: on the one hand violence or shocking images that show the landscape degradation from social and historical potions of Recife and its peripheries in Amarelo Manga; and the other, a utopian discourse, allowing for another way to see and experience the city, and the black-and-white photograph that adds a poetic meaning to these same landscapesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAPaisagemSignificadosSímbolosCidade cinemáticaPaisagem cinematográficaRecifeRecife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Ratoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdfGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf2880896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/1/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf1a2ea5a4cdcc993d2af3bb98bf0c07cbMD51TEXTGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txtGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain240733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/4/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txtdc18edc30aa5e1d80059b22247aa0a48MD54THUMBNAILGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpgGervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1905https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/5/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpgc7113bb1fd3c90f7953f97a2f5fc733bMD55123456789/214832017-11-04 00:01:38.084oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21483Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:01:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
title Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
spellingShingle Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
Gomes Júnior, Gervásio Hermínio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Paisagem
Significados
Símbolos
Cidade cinemática
Paisagem cinematográfica
Recife
title_short Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
title_full Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
title_fullStr Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
title_full_unstemmed Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
title_sort Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato
author Gomes Júnior, Gervásio Hermínio
author_facet Gomes Júnior, Gervásio Hermínio
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maciel, Caio Augusto Amorim
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dantas, Eugênia Maria
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Júnior, Gervásio Hermínio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
contributor_str_mv Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Paisagem
Significados
Símbolos
Cidade cinemática
Paisagem cinematográfica
Recife
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
Significados
Símbolos
Cidade cinemática
Paisagem cinematográfica
Recife
description A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto, nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, valores e concepções de mundo. Nessa abordagem metodológica a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que tem de ser detalhadamente lido e interpretado. Mas as evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos da sociedade: nas pinturas, na literatura, nas músicas ou em filmes. Esses últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. As cidades não servem apenas como mero backgrounds nos filmes, estas tornaram-se cidades cinemáticas, ao aderirem significado às paisagens das grandes cidades. Dentro desse contexto, a presente pesquisa procura analisar por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife cinemática construída pelos filmes Amarelo Manga (2003) e Febre do Rato (2012), dirigidos pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis. O trabalho busca assim ter acesso à imagem de Recife e aos significados expressos por suas paisagens fílmicas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-19T18:32:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-19T18:32:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES JÚNIOR, Gervásio Hermínio. Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483
identifier_str_mv GOMES JÚNIOR, Gervásio Hermínio. Recife cinemática: as paisagens fílmicas em Amarelo Manga e Febre de Rato. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/1/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/4/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21483/5/GervasioHerminioGomesJunior_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a2ea5a4cdcc993d2af3bb98bf0c07cb
dc18edc30aa5e1d80059b22247aa0a48
c7113bb1fd3c90f7953f97a2f5fc733b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832828847751168