O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mônica Simone Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45643
Resumo: Notadamente, as pesquisas sobre o corpo vêm crescendo, desde o século XX, em diferentes abordagens. Com isso, se faz relevante ampliarmos nossos horizontes perceptivos em relação a essa estrutura, que é condição de nossa existência, sendo o corpo esboçado primordialmente no contexto social e cultural. Assim, a pesquisa busca investigar sobre o corpo ontológico e sensível, que é fonte de conhecimento. Para tanto, buscamos na obra de arte, em especial a pintura, essa manifestação expressiva do corpo de que o homem se apropria para se comunicar desde os primórdios, surgindo antes mesmo da própria verbalização humana e que, ao longo do tempo, vem se metamorfoseando e denotando nossa condição de sujeito, que é corpo no mundo. Dessa forma, apoiamo-nos em obras pictóricas do artista plástico Carlos Sérgio Pinheiro Borges que, há mais de quatro décadas, expõe sua arte para o mundo. Com o intuito de revelar saberes corporais, estéticos e culturais percebidos em obras selecionadas do artista, ampliando e suscitando reflexões para o campo da Educação Física, no que tange a alargar os conceitos de corporeidade, estética e cultura, aspirando preencher lacunas ainda existentes na Educação Física. Utilizamos o método fenomenológico, o qual considera o mundo vivido, a redução fenomenológica para a descrição do fenômeno, apreendendo novos sentidos e significados ao corpo que transcende, fundamentados nos estudos do filósofo Francês Maurice Merleau-Ponty, tendo como base a pesquisa qualitativa. Como técnica de pesquisa, recorremos a rede de significados por nos possibilitar uma maior aproximação com o fenômeno por meio de um conjunto de elementos que apresentam sentido e significado ao objeto percebido. Na composição da rede de significados, esquadrinhamos registros fotográficos e apreciação de algumas obras pictóricas do artista, entrevista com ele, panfletos de suas exposições, documentário e matérias de um jornal local. No desenlace da pesquisa, compreendemos que as pinturas nos possibilitam perceber o corpo enquanto uma estrutura sensível que é fonte de conhecimento, sendo este complexo inacabado, e esta sempre em construção. Essas percepções contribuem para a Educação Física, uma vez que nos revelam que as experiências vividas são de suma importância na construção do sujeito que é corpo no mundo e esse corpo, por sua vez, é um campo aberto à experiência, onde a cultura é preponderante, sendo a estética testemunha para essa percepção. E assim disseminaremos o entendimento de corpo para além do princípio da utilidade, do mecanicismo, ainda bem evidente na cultura ocidental.
id UFRN_2ef36baae0e226447c9140f4670f39e5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45643
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Mônica Simone Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9089034621880703http://lattes.cnpq.br/4739820420408872Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Mendes, Maria Isabel Brandao de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6831555305550834Viana, Raimundo Nonato Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824Nóbrega, Terezinha Petrucia dahttp://lattes.cnpq.br/6743881635494941Medeiros, Rosie Marie Nascimento de2022-01-17T17:22:59Z2022-01-17T17:22:59Z2021-08-31FREITAS, Mônica Simone Rodrigues. O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45643Notadamente, as pesquisas sobre o corpo vêm crescendo, desde o século XX, em diferentes abordagens. Com isso, se faz relevante ampliarmos nossos horizontes perceptivos em relação a essa estrutura, que é condição de nossa existência, sendo o corpo esboçado primordialmente no contexto social e cultural. Assim, a pesquisa busca investigar sobre o corpo ontológico e sensível, que é fonte de conhecimento. Para tanto, buscamos na obra de arte, em especial a pintura, essa manifestação expressiva do corpo de que o homem se apropria para se comunicar desde os primórdios, surgindo antes mesmo da própria verbalização humana e que, ao longo do tempo, vem se metamorfoseando e denotando nossa condição de sujeito, que é corpo no mundo. Dessa forma, apoiamo-nos em obras pictóricas do artista plástico Carlos Sérgio Pinheiro Borges que, há mais de quatro décadas, expõe sua arte para o mundo. Com o intuito de revelar saberes corporais, estéticos e culturais percebidos em obras selecionadas do artista, ampliando e suscitando reflexões para o campo da Educação Física, no que tange a alargar os conceitos de corporeidade, estética e cultura, aspirando preencher lacunas ainda existentes na Educação Física. Utilizamos o método fenomenológico, o qual considera o mundo vivido, a redução fenomenológica para a descrição do fenômeno, apreendendo novos sentidos e significados ao corpo que transcende, fundamentados nos estudos do filósofo Francês Maurice Merleau-Ponty, tendo como base a pesquisa qualitativa. Como técnica de pesquisa, recorremos a rede de significados por nos possibilitar uma maior aproximação com o fenômeno por meio de um conjunto de elementos que apresentam sentido e significado ao objeto percebido. Na composição da rede de significados, esquadrinhamos registros fotográficos e apreciação de algumas obras pictóricas do artista, entrevista com ele, panfletos de suas exposições, documentário e matérias de um jornal local. No desenlace da pesquisa, compreendemos que as pinturas nos possibilitam perceber o corpo enquanto uma estrutura sensível que é fonte de conhecimento, sendo este complexo inacabado, e esta sempre em construção. Essas percepções contribuem para a Educação Física, uma vez que nos revelam que as experiências vividas são de suma importância na construção do sujeito que é corpo no mundo e esse corpo, por sua vez, é um campo aberto à experiência, onde a cultura é preponderante, sendo a estética testemunha para essa percepção. E assim disseminaremos o entendimento de corpo para além do princípio da utilidade, do mecanicismo, ainda bem evidente na cultura ocidental.Notably, research on the body has been growing, since the 20th century, in different approaches. Thus, it is important to broaden our perceptive horizons in relation to this structure, which is a condition of our existence, with the body primarily outlined in the social and cultural context. Thus, the research seeks to investigate the ontological and sensitive body, which is a source of knowledge. Therefore, we searched in the work of art, especially in painting, that expressive manifestation of the body that man has appropriated to communicate since the beginning, appearing even before human verbalization itself and that, over time, has been metamorphosing and denoting our condition of subject, which is a body in the world. In this way, we rely on pictorial works by the plastic artist Carlos Sérgio Pinheiro Borges who, for more than four decades, has been exhibiting his art to the world. In order to reveal bodily, aesthetic and cultural knowledge perceived in selected works by the artist, expanding and raising reflections for the field of Physical Education, with regard to broadening the concepts of corporeality, aesthetics and culture, aiming to fill gaps that still exist in Education Physics. We use the phenomenological method, which considers the lived world, the phenomenological reduction for the description of the phenomenon, apprehending new senses and meanings to the body that transcends, based on the studies of the French philosopher Maurice Merleau-Ponty, based on qualitative research. As a research technique, we use the network of meanings to allow us to get closer to the phenomenon through a set of elements that present sense and meaning to the perceived object. In composing the network of meanings, we scrutinized photographic records and an appreciation of some of the artist's pictorial works, interviews with him, pamphlets from his exhibitions, documentary and articles from a local newspaper. At the end of the research, we understand that the paintings allow us to perceive the body as a sensitive structure that is a source of knowledge, this complex being unfinished, and always under construction. These perceptions contribute to Physical Education, as they reveal that the experiences lived are of paramount importance in the construction of the subject who is a body in the world and this body, in turn, is a field open to experience, where culture is preponderant, with aesthetics being a witness to this perception. And so we will spread the understanding of the body beyond the principle of utility, of mechanism, which is still very evident in Western culture.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação FísicaCorporeidadeEstéticaFenomenologiaO corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorpoobraCarlos_Freitas_2021.pdfapplication/pdf7171829https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45643/1/CorpoobraCarlos_Freitas_2021.pdfc226cf7f7459b46b9778adcd138fe1c5MD51123456789/456432022-05-02 12:25:25.922oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45643Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:25:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
title O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
spellingShingle O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
Freitas, Mônica Simone Rodrigues
Educação Física
Corporeidade
Estética
Fenomenologia
title_short O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
title_full O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
title_fullStr O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
title_full_unstemmed O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
title_sort O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física
author Freitas, Mônica Simone Rodrigues
author_facet Freitas, Mônica Simone Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9089034621880703
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Viana, Raimundo Nonato Assunção
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2070306377562824
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mônica Simone Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
contributor_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Corporeidade
Estética
Fenomenologia
topic Educação Física
Corporeidade
Estética
Fenomenologia
description Notadamente, as pesquisas sobre o corpo vêm crescendo, desde o século XX, em diferentes abordagens. Com isso, se faz relevante ampliarmos nossos horizontes perceptivos em relação a essa estrutura, que é condição de nossa existência, sendo o corpo esboçado primordialmente no contexto social e cultural. Assim, a pesquisa busca investigar sobre o corpo ontológico e sensível, que é fonte de conhecimento. Para tanto, buscamos na obra de arte, em especial a pintura, essa manifestação expressiva do corpo de que o homem se apropria para se comunicar desde os primórdios, surgindo antes mesmo da própria verbalização humana e que, ao longo do tempo, vem se metamorfoseando e denotando nossa condição de sujeito, que é corpo no mundo. Dessa forma, apoiamo-nos em obras pictóricas do artista plástico Carlos Sérgio Pinheiro Borges que, há mais de quatro décadas, expõe sua arte para o mundo. Com o intuito de revelar saberes corporais, estéticos e culturais percebidos em obras selecionadas do artista, ampliando e suscitando reflexões para o campo da Educação Física, no que tange a alargar os conceitos de corporeidade, estética e cultura, aspirando preencher lacunas ainda existentes na Educação Física. Utilizamos o método fenomenológico, o qual considera o mundo vivido, a redução fenomenológica para a descrição do fenômeno, apreendendo novos sentidos e significados ao corpo que transcende, fundamentados nos estudos do filósofo Francês Maurice Merleau-Ponty, tendo como base a pesquisa qualitativa. Como técnica de pesquisa, recorremos a rede de significados por nos possibilitar uma maior aproximação com o fenômeno por meio de um conjunto de elementos que apresentam sentido e significado ao objeto percebido. Na composição da rede de significados, esquadrinhamos registros fotográficos e apreciação de algumas obras pictóricas do artista, entrevista com ele, panfletos de suas exposições, documentário e matérias de um jornal local. No desenlace da pesquisa, compreendemos que as pinturas nos possibilitam perceber o corpo enquanto uma estrutura sensível que é fonte de conhecimento, sendo este complexo inacabado, e esta sempre em construção. Essas percepções contribuem para a Educação Física, uma vez que nos revelam que as experiências vividas são de suma importância na construção do sujeito que é corpo no mundo e esse corpo, por sua vez, é um campo aberto à experiência, onde a cultura é preponderante, sendo a estética testemunha para essa percepção. E assim disseminaremos o entendimento de corpo para além do princípio da utilidade, do mecanicismo, ainda bem evidente na cultura ocidental.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-17T17:22:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-17T17:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Mônica Simone Rodrigues. O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45643
identifier_str_mv FREITAS, Mônica Simone Rodrigues. O corpo na obra de Carlos Sérgio Borges: experiências estéticas para a educação física. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45643/1/CorpoobraCarlos_Freitas_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c226cf7f7459b46b9778adcd138fe1c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832884393967616