Relação entre cronotipo e o ciclo sono-vigília, sonolência diurna e atenção em adolescentes do turno matutino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Emanuel Linegley Ribeiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43677
Resumo: Uma das características mais marcantes nos adolescentes é o atraso de fase no ciclo sonovigília, que pode levar a mudanças no cronotipo, que passa a apresentar uma tendência à vespertinidade. Essa tendência à vespertinidade, ao entrar em confronto com os horários escolares, pode levar a redução do tempo de sono, jetlag social, sonolência diurna, que por sua vez podem gerar pior desempenho cognitivo e acadêmico. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o cronotipo e o ciclo sono-vigília (CSV), a sonolência diurna e atenção em adolescentes do turno matutino de escolas de Natal. Participaram do estudo 207 adolescentes (idade: 15,7±1,3 anos), de ambos os sexos (133 meninas), matriculados no ensino médio. Os participantes responderam aos questionários: “A Saúde e o Sono”, o Questionário de Consumo Alimentar, além do Diário de Sono por 10 dias, que continha a Escala de Sonolência de Maldonado. A Meia Fase do Sono Corrigida (MFSc), indicador do cronotipo e base para o cálculo do lag social foram calculados a partir dos dados do diário sono. A atenção foi avaliada pela Tarefa de Execução Contínua, entre 7:30h e 9:30h durante os dias de aula com aplicação única. De forma geral, a amostra apresentou horários de deitar e levantar mais cedo, menor tempo na cama e maior sonolência ao despertar na semana (Anova, p < 0,0001). Em relação ao cronotipo, os vespertinos deitaram e levantaram mais tarde independente do dia da semana, apresentando maior irregularidade nos horários de deitar e levantar, e nível de Lag Social (Anova - Sidak, p < 0,0001). Por sua vez, os matutinos apresentaram maior tempo na cama no fim de semana, assim como, maior irregularidade do tempo na cama (Anova - Sidak, p < 0,01). Em relação à atenção, o maior tempo na cama na noite anterior à tarefa previu uma maior porcentagem de respostas corretas para alerta fásico (β = 0,038, p < 0,01). Entretanto, uma maior tendência à vespertinidade previu um maior percentual de respostas corretas no alerta tônico (β = 0,022, p < 0,01), atenção seletiva (β = 0,009, p < 0,01) e alerta fásico (β = 0,036, p < 0,05), e menor percentual de omissões na atenção seletiva (β = -0,010, p < 0,01). Embora o cronotipo apresente relação com o ciclo vigília e a atenção em adolescentes, mais estudos são necessários para investigar a relação entre a vespertinidade e à atenção.
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Essa tendência à vespertinidade, ao entrar em confronto com os horários escolares, pode levar a redução do tempo de sono, jetlag social, sonolência diurna, que por sua vez podem gerar pior desempenho cognitivo e acadêmico. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o cronotipo e o ciclo sono-vigília (CSV), a sonolência diurna e atenção em adolescentes do turno matutino de escolas de Natal. Participaram do estudo 207 adolescentes (idade: 15,7±1,3 anos), de ambos os sexos (133 meninas), matriculados no ensino médio. Os participantes responderam aos questionários: “A Saúde e o Sono”, o Questionário de Consumo Alimentar, além do Diário de Sono por 10 dias, que continha a Escala de Sonolência de Maldonado. A Meia Fase do Sono Corrigida (MFSc), indicador do cronotipo e base para o cálculo do lag social foram calculados a partir dos dados do diário sono. A atenção foi avaliada pela Tarefa de Execução Contínua, entre 7:30h e 9:30h durante os dias de aula com aplicação única. De forma geral, a amostra apresentou horários de deitar e levantar mais cedo, menor tempo na cama e maior sonolência ao despertar na semana (Anova, p < 0,0001). Em relação ao cronotipo, os vespertinos deitaram e levantaram mais tarde independente do dia da semana, apresentando maior irregularidade nos horários de deitar e levantar, e nível de Lag Social (Anova - Sidak, p < 0,0001). Por sua vez, os matutinos apresentaram maior tempo na cama no fim de semana, assim como, maior irregularidade do tempo na cama (Anova - Sidak, p < 0,01). Em relação à atenção, o maior tempo na cama na noite anterior à tarefa previu uma maior porcentagem de respostas corretas para alerta fásico (β = 0,038, p < 0,01). Entretanto, uma maior tendência à vespertinidade previu um maior percentual de respostas corretas no alerta tônico (β = 0,022, p < 0,01), atenção seletiva (β = 0,009, p < 0,01) e alerta fásico (β = 0,036, p < 0,05), e menor percentual de omissões na atenção seletiva (β = -0,010, p < 0,01). Embora o cronotipo apresente relação com o ciclo vigília e a atenção em adolescentes, mais estudos são necessários para investigar a relação entre a vespertinidade e à atenção.One of the most remarkable characteristics in adolescents is the phase delay in the sleep-wake cycle, which can lead to changes in the chronotype, which starts to present a tendency to eveningness. This tendency to eveningness when confronted with school starts time can lead to a reduction in sleep time, social jetlag, diurnal sleepiness, which in turn can lead to worse cognitive and academic performance. Therefore, this study aimed to assess the relationship between the chronotype and the sleep-wake cycle (SWC), diurnal sleepiness and attention in adolescents in the morning shift of schools in Natal. 207 adolescents of high school (age: 15.7 ± 1.3 years; 133 girls) participated in the study. The participants answered the questionnaires: “Health and Sleep”, the Food Consumption Questionnaire, the Sleep Diary for 10 days, which contained the Maldonado Sleepiness Scale. The midsleep on free days sleep corrected (MFSc), used as chronotype indicator and basis for calculating social jetlag were calculated from the data of the sleep diary. Attention was assessed by the Continuous Performance Task, between 7:30 AM and 9:30 AM during school days with a single application. In general, the sample had times to go to bed and get up earlier, less time in bed and more sleepiness on awaking during the week (Anova, p <0.0001). In relation to the chronotype, the evening types go to bed and wake up later, regardless of the day of the week, with higher irregularity in bedtime and waking times, and higher level of Social jetlag (Anova - Sidak, p <0.0001). On the other hand, morning types had more time in bed at the weekend and more irregular time in bed (Anova - Sidak, p <0.01). Regarding attention, the longer time in bed at the night before the task predicted a higher percentage of correct responses for phasic alertness (β = 0.038, p <0.01). However, a greater tendency to eveningness predicted a higher percentage of correct responses in the tonic alertness (β = 0.022, p <0.01), selective attention (β = 0.009, p <0.01) and phasic alertness (β = 0.036, p <0.05), and a lower percentage of omissions in selective attention (β = -0.010, p <0.01). Although the chronotype was related to the wakefulness and attention cycle in adolescents, further studies are needed to investigate the relationship between eveningness and attention.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilRitmo circadianoPadrão temporal de sonoPerformance cognitivaPrivação de sonoVespertinidadeRelação entre cronotipo e o ciclo sono-vigília, sonolência diurna e atenção em adolescentes do turno matutinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacaoentrecronotipo_SilvaJunior_2021.pdfapplication/pdf2899327https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43677/1/Relacaoentrecronotipo_SilvaJunior_2021.pdf3ccc0a377571dc0901bd9552c78bcdc1MD51123456789/436772022-05-02 12:53:16.811oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43677Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:53:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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