Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Pedro Felipe Toscano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50421
Resumo: A pandemia de covid-19 deixou em evidência a importância de estratégias de comunicação eficientes na área da saúde. Neste sentido, o presente foi estruturado a parti da conjunção de dois métodos: o comparativo e a semiótica discursiva embasada em Algirdas Greimas, para realizar um estudo comparativo das estratégias comunicacionais dos governos do Brasil e Portugal, aplicadas nos vídeos publicizados desde o surgimento do novocoronavírus até o começo da campanha de vacinação. Os vídeos publicitários, enquanto corpus do trabalho, foram escolhidos com o objetivo de serem analisados através da sua capacidade persuasiva, na tentativa de convencer a população a adotar as medidas necessárias para conter a propagação do vírus SarsCov-2 e conter a crise provocada pela a pandemia de covid-19. O resulto da pesquisa permitiu identificar e comparar ethos de cada governo a partir da imagem nos construídas vídeos publicados durante a pandemia de covid-19.
id UFRN_2fc67579ceb687974ec3c64e3dcfc4d1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50421
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Diniz, Pedro Felipe Toscanohttp://lattes.cnpq.br/5927932523098420http://lattes.cnpq.br/8311890222500377Bezerra, Josenildohttp://lattes.cnpq.br/3081353090677062Badiali, Michellehttp://lattes.cnpq.br/3500377017674415Muneiro, Lilian Carla2022-12-21T19:06:23Z2022-12-21T19:06:23Z2022-12-09DINIZ, Pedro Felipe Toscano. Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50421A pandemia de covid-19 deixou em evidência a importância de estratégias de comunicação eficientes na área da saúde. Neste sentido, o presente foi estruturado a parti da conjunção de dois métodos: o comparativo e a semiótica discursiva embasada em Algirdas Greimas, para realizar um estudo comparativo das estratégias comunicacionais dos governos do Brasil e Portugal, aplicadas nos vídeos publicizados desde o surgimento do novocoronavírus até o começo da campanha de vacinação. Os vídeos publicitários, enquanto corpus do trabalho, foram escolhidos com o objetivo de serem analisados através da sua capacidade persuasiva, na tentativa de convencer a população a adotar as medidas necessárias para conter a propagação do vírus SarsCov-2 e conter a crise provocada pela a pandemia de covid-19. O resulto da pesquisa permitiu identificar e comparar ethos de cada governo a partir da imagem nos construídas vídeos publicados durante a pandemia de covid-19.The pandemic of covid-19 highlighted the importance of a efficient communication strategies in the health area. From that, the presente work is result of the conjunction of two methods: the comparative and the discursive semiotics based on Algirdas Greimas, to carry out a comparative study of the communication strategies of the governments of Brazil and Portugal, applied in the videos published since the emergence of the new coronavirus until the start of the vaccination campaign. The advertising videos, as a corpus of the work, were chosen with the aim of being analyzed through their persuasive capacity, in an attempt to convince the population to adopt the necessary measures to contain the spread of the SarsCov-2 virus and contain the crisis caused by the covid-19 pandemic. The result of the research made it possible to identify and compare the ethos of each government based on the image in the constructed videos published during the covid-19 pandemic.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAcomunicação e saúdecommunication and healthethosethossemióticasemioticscovid-19covid-19Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50421/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALEntrePortugalBrasil_Diniz_2022.pdfEntrePortugalBrasil_Diniz_2022.pdfapplication/pdf1871433https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50421/1/EntrePortugalBrasil_Diniz_2022.pdff2111a79f448fe61598de4702b5fd72eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50421/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/504212023-01-12 16:04:39.15oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:04:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
title Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
spellingShingle Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
Diniz, Pedro Felipe Toscano
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
comunicação e saúde
communication and health
ethos
ethos
semiótica
semiotics
covid-19
covid-19
title_short Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
title_full Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
title_fullStr Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
title_sort Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal
author Diniz, Pedro Felipe Toscano
author_facet Diniz, Pedro Felipe Toscano
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5927932523098420
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8311890222500377
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bezerra, Josenildo
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Badiali, Michelle
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3500377017674415
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Pedro Felipe Toscano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
contributor_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
comunicação e saúde
communication and health
ethos
ethos
semiótica
semiotics
covid-19
covid-19
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e saúde
communication and health
ethos
ethos
semiótica
semiotics
covid-19
covid-19
description A pandemia de covid-19 deixou em evidência a importância de estratégias de comunicação eficientes na área da saúde. Neste sentido, o presente foi estruturado a parti da conjunção de dois métodos: o comparativo e a semiótica discursiva embasada em Algirdas Greimas, para realizar um estudo comparativo das estratégias comunicacionais dos governos do Brasil e Portugal, aplicadas nos vídeos publicizados desde o surgimento do novocoronavírus até o começo da campanha de vacinação. Os vídeos publicitários, enquanto corpus do trabalho, foram escolhidos com o objetivo de serem analisados através da sua capacidade persuasiva, na tentativa de convencer a população a adotar as medidas necessárias para conter a propagação do vírus SarsCov-2 e conter a crise provocada pela a pandemia de covid-19. O resulto da pesquisa permitiu identificar e comparar ethos de cada governo a partir da imagem nos construídas vídeos publicados durante a pandemia de covid-19.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-21T19:06:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-21T19:06:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DINIZ, Pedro Felipe Toscano. Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50421
identifier_str_mv DINIZ, Pedro Felipe Toscano. Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50421/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50421/1/EntrePortugalBrasil_Diniz_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50421/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
f2111a79f448fe61598de4702b5fd72e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117545184985088