Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41460 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal promover um estudo de caso em uma concessionária de veículos automotores novos no Município de Natal, de acordo com os indicadores de desempenho que são utilizados por ela e verificação da percepção por parte dos agentes da área de vendas quanto a esses indicadores de desempenho. A diretriz desse trabalho é ter uma utilidade prática, aplicada a todas as lojas de concessionária de veículos novos, sem distinção de marca, pois os indicadores de desempenhos expostos aqui são de comum interesse a todas elas e é uma ferramenta para uso direto dos gestores das equipes de vendas para que possam identificar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores. A parte teórica do trabalho detalha a avaliação de desempenho, os indicadores e os indicadores de desempenho indicados para o ramo comercial. Os objetivos específicos são identificar os indicadores, alinhar os indicadores internos da concessionária com os da montadora e definir os métodos, processos e técnicas. Para fazer a coleta de dados foi realizado um questionário com os gestores e os vendedores com o intuito de saber o que se entende por avaliação de desempenho e quais são os mais relevantes para a concessionária. Depois de identificado os indicadores, os mesmos foram testados na prática e pode-se observar que este trabalho tem sua importância tanto para o meio profissional, pois a aplicação desse trabalho melhorou a performance da equipe e está sendo usado como padrão de avaliação dos colaboradores da empresa objeto do estudo, quanto para o meio acadêmico, pois a aplicabilidade do tema na área específica do ramo comercial de veículos ainda não tinha sido realizada anteriormente. |
id |
UFRN_30b1a23df5d2203970b15bebbcd1ce63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/41460 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Falcão, Renata Thé Maia de ArrudaRibeiro, João Maria Montenegro2019-12-10T16:09:29Z2021-10-01T13:08:07Z2019-12-10T16:09:29Z2021-10-01T13:08:07Z2019-11-292015085563FALCÃO, Renata Thé Maia de Arruda. Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41460Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências contábeisPerformanceIndicador de desempenhoConcessionária de veículos automotoresAvaliação da equipe de vendasIndicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho teve como objetivo principal promover um estudo de caso em uma concessionária de veículos automotores novos no Município de Natal, de acordo com os indicadores de desempenho que são utilizados por ela e verificação da percepção por parte dos agentes da área de vendas quanto a esses indicadores de desempenho. A diretriz desse trabalho é ter uma utilidade prática, aplicada a todas as lojas de concessionária de veículos novos, sem distinção de marca, pois os indicadores de desempenhos expostos aqui são de comum interesse a todas elas e é uma ferramenta para uso direto dos gestores das equipes de vendas para que possam identificar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores. A parte teórica do trabalho detalha a avaliação de desempenho, os indicadores e os indicadores de desempenho indicados para o ramo comercial. Os objetivos específicos são identificar os indicadores, alinhar os indicadores internos da concessionária com os da montadora e definir os métodos, processos e técnicas. Para fazer a coleta de dados foi realizado um questionário com os gestores e os vendedores com o intuito de saber o que se entende por avaliação de desempenho e quais são os mais relevantes para a concessionária. Depois de identificado os indicadores, os mesmos foram testados na prática e pode-se observar que este trabalho tem sua importância tanto para o meio profissional, pois a aplicação desse trabalho melhorou a performance da equipe e está sendo usado como padrão de avaliação dos colaboradores da empresa objeto do estudo, quanto para o meio acadêmico, pois a aplicabilidade do tema na área específica do ramo comercial de veículos ainda não tinha sido realizada anteriormente.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTIndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019.txtExtracted texttext/plain82090https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/1/IndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019.txte511152a14929c79982939f29609dbe1MD51ORIGINALIndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019application/pdf803484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/2/IndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019650692f717f2818ee1186dd1b5215e14MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/3/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/414602023-03-01 13:30:46.531oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-01T16:30:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
title |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
spellingShingle |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas Falcão, Renata Thé Maia de Arruda Performance Indicador de desempenho Concessionária de veículos automotores Avaliação da equipe de vendas |
title_short |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
title_full |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
title_fullStr |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
title_full_unstemmed |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
title_sort |
Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas |
author |
Falcão, Renata Thé Maia de Arruda |
author_facet |
Falcão, Renata Thé Maia de Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Renata Thé Maia de Arruda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, João Maria Montenegro |
contributor_str_mv |
Ribeiro, João Maria Montenegro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Indicador de desempenho Concessionária de veículos automotores Avaliação da equipe de vendas |
topic |
Performance Indicador de desempenho Concessionária de veículos automotores Avaliação da equipe de vendas |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal promover um estudo de caso em uma concessionária de veículos automotores novos no Município de Natal, de acordo com os indicadores de desempenho que são utilizados por ela e verificação da percepção por parte dos agentes da área de vendas quanto a esses indicadores de desempenho. A diretriz desse trabalho é ter uma utilidade prática, aplicada a todas as lojas de concessionária de veículos novos, sem distinção de marca, pois os indicadores de desempenhos expostos aqui são de comum interesse a todas elas e é uma ferramenta para uso direto dos gestores das equipes de vendas para que possam identificar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores. A parte teórica do trabalho detalha a avaliação de desempenho, os indicadores e os indicadores de desempenho indicados para o ramo comercial. Os objetivos específicos são identificar os indicadores, alinhar os indicadores internos da concessionária com os da montadora e definir os métodos, processos e técnicas. Para fazer a coleta de dados foi realizado um questionário com os gestores e os vendedores com o intuito de saber o que se entende por avaliação de desempenho e quais são os mais relevantes para a concessionária. Depois de identificado os indicadores, os mesmos foram testados na prática e pode-se observar que este trabalho tem sua importância tanto para o meio profissional, pois a aplicação desse trabalho melhorou a performance da equipe e está sendo usado como padrão de avaliação dos colaboradores da empresa objeto do estudo, quanto para o meio acadêmico, pois a aplicabilidade do tema na área específica do ramo comercial de veículos ainda não tinha sido realizada anteriormente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-10T16:09:29Z 2021-10-01T13:08:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-10T16:09:29Z 2021-10-01T13:08:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2015085563 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FALCÃO, Renata Thé Maia de Arruda. Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41460 |
identifier_str_mv |
2015085563 FALCÃO, Renata Thé Maia de Arruda. Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/1/IndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/2/IndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41460/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e511152a14929c79982939f29609dbe1 650692f717f2818ee1186dd1b5215e14 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117903252717568 |