Nível de satisfação da imagem corporal em crianças com diferentes estágios de maturação
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23612 |
Resumo: | A maturação é considerada como um processo e implica em progresso em direção da maturidade. Com as mudanças biológicas e o processo maturacional as adolescentes incorporam suas novas imagens corporais. O presente estudo tem como objetivo analisar a associação da insatisfação da imagem corporal em diferentes estágios maturacionais. Foram avaliados 207 sujeitos, escolares, de ambos os sexos, com idades entre 10 a 12 anos. Foi utilizado os protocolos de predição de idade óssea (CABRAL, 2011) e para avaliação da Imagem Corporal foi utilizada a escala de silhuetas (KAKESHITA, 2009) e o programa (software) SOMATOTYPE calculation and analysis®, 2001- Swet Techonolies. Os testes estatísticos utilizados foram qui-quadrado, correlação intraclasse (CCI), com os respectivos intervalos de confiança (IC de 95%) e da plotagem de Bland e Altman. O nível de significância estabelecido foi de p<0,05 para todas as análises. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 63,8% p<0,001, sendo 67,1% no sexo masculino p=0,002 e 61,6% no feminino p=0,009. Em ambos os sexos os sujeitos que estão com a maturação acelerada possuem insatisfação com a Imagem corporal (meninas p=0,01-meninos p=0,04) desejando diminuir a sua escala de silhueta p<0,001. Ao reportarmos para a correlação intraclasse da Imagem corporal atual e desejada os sujeitos que estão com a maturação acelerada possui maior concordância quando comparado aos outros estágios. O mesmo não acontece com o IMC real e o relativo, onde em todos os estágios maturacionais há concordância. Pode-se concluir que em todos os estágios maturacionais há insatisfação com a imagem corporal, porém no estágio atrasado e acelerado existe uma maior prevalência. Existe maior concordância de imagem corporal atual e desejada no estágio acelerado. Houve concordância do IMC real e relativo em todos os estágios maturacion |
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O presente estudo tem como objetivo analisar a associação da insatisfação da imagem corporal em diferentes estágios maturacionais. Foram avaliados 207 sujeitos, escolares, de ambos os sexos, com idades entre 10 a 12 anos. Foi utilizado os protocolos de predição de idade óssea (CABRAL, 2011) e para avaliação da Imagem Corporal foi utilizada a escala de silhuetas (KAKESHITA, 2009) e o programa (software) SOMATOTYPE calculation and analysis®, 2001- Swet Techonolies. Os testes estatísticos utilizados foram qui-quadrado, correlação intraclasse (CCI), com os respectivos intervalos de confiança (IC de 95%) e da plotagem de Bland e Altman. O nível de significância estabelecido foi de p<0,05 para todas as análises. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 63,8% p<0,001, sendo 67,1% no sexo masculino p=0,002 e 61,6% no feminino p=0,009. Em ambos os sexos os sujeitos que estão com a maturação acelerada possuem insatisfação com a Imagem corporal (meninas p=0,01-meninos p=0,04) desejando diminuir a sua escala de silhueta p<0,001. Ao reportarmos para a correlação intraclasse da Imagem corporal atual e desejada os sujeitos que estão com a maturação acelerada possui maior concordância quando comparado aos outros estágios. O mesmo não acontece com o IMC real e o relativo, onde em todos os estágios maturacionais há concordância. Pode-se concluir que em todos os estágios maturacionais há insatisfação com a imagem corporal, porém no estágio atrasado e acelerado existe uma maior prevalência. Existe maior concordância de imagem corporal atual e desejada no estágio acelerado. Houve concordância do IMC real e relativo em todos os estágios maturacionMaturity is considered as a continuous process and implies progress towards maturity. With the biological changes in the maturational process adolescents incorporate their new body images. The present study aims to analyze body image satisfaction at different maturational stages in schoolchildren. We evaluated 207 subjects, schoolchildren, of both sexes, aged between 10 and 12 years. It was used the bone age prediction protocols (CABRAL, 2011) and for the evaluation of Body Image was used the scale of silhouettes (KAKESHITA, 2008). The parameters used for the BMI were the cutoff points of the percentiles distribution, according to The age and sex proposed by the World Health Organization (2005) and the software SOMATOTYPE calculation and analysis®, 2001- Swet Techonolies for somatotype analysis. The statistical tests used were chi-square, intraclass correlation (ICC) and logistic regression (odds rattio) with the respective confidence intervals (95% CI). In our results we found a prevalence of dissatisfaction with the body image of 63.8% p <0.001, being greater in the male sex 67.1%. In both sexes the subjects who are with the accelerated maturation have greater dissatisfaction with the Body image (Girls p = 0.01-boys p = 0.04) wishing to decrease their silhouette scale p <0.001. When we report to the intraclass correlation of the current and desired body image, subjects with accelerated maturation have higher agreement when compared to the other stages and subjects with accelerated maturation have 2.88 (IC: 1.03 - 8.05) More chances of body image dissatisfaction when compared to the normal stage. We conclude that boys are more dissatisfied with their body image and that in all maturational stages there is dissatisfaction with body image, but in the delayed and accelerated stage there is a higher prevalence. Subjects who have accelerated maturation have greater agreement between the responses of the current and desired Image and are statistically twice as likely to be dissatisfied with their body image as compared to the normal stage.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAIdade ósseaImagem corporalAdolescênciaNível de satisfação da imagem corporal em crianças com diferentes estágios de maturaçãoLevel of satisfaction of body image in children with image in children different maturity stagesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdfRenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdfapplication/pdf426057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23612/1/RenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf8335d8de4f4cd241a907ad5a62bd9b98MD51TEXTRenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf.txtRenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain89039https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23612/4/RenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf.txt9e07d89e03cf219ccb1b0229591e2361MD54THUMBNAILRenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf.jpgRenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2130https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23612/5/RenataPolianeNacerDeCarvalhoDantas_DISSERT.pdf.jpg94753bca41573819bb8d820f0e596ce7MD55123456789/236122017-11-05 00:33:16.673oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:33:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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