Sistemas de comunicação sem fio em redes ferroviárias: um estudo de caso para expansão da área de cobertura do sistema utilizado na companhia brasileira de trens urbanos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56149 |
Resumo: | O presente trabalho aborda as principais características que circundam um sistema de radiocomunicação, bem como trata dos devidos equipamentos que fazem parte do sistema. O sistema de comunicação em discussão, assim como todo e qualquer sistema de comunicação, é composto basicamente pela informação a qual quer ser enviada pelo emissor, envio este realizado através da emissão de ondas eletromagnéticas, o devido meio de comunicação, antena, linha de transmissão, transmissor e receptor, e está sujeito a fatores, tanto internos como externos, que alteram a qualidade do sinal da informação. Portanto, o estudo visa conhecer melhor os aspectos envolvidos, sejam naturais ou provenientes dos materiais e dispositivos aplicados, de modo a obter o melhor desempenho para que a informação alcance seu destino sem sofrer degradações significativas. Também são descritas, na forma de referencial teórico, a base de conhecimento para transmissão e recepção em radiofrequência bem como as técnicas de modulação e demodulação, empregadas na modelagem do sinal a ser transmitido ou recebido, seja ele analógico ou digital. Após esses conceitos serem estabelecidos, apresenta-se a descrição do Sistema de Radiocomunicação Digital, na faixa de frequência VHF (148 a 174MHz), tecnologia DMR, o qual atende a CBTU/STU-NAT, Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Superintendência de Natal. Tal sistema é alvo deste estudo de caso quanto ao seu pleno atendimento e possibilidade de expansão, uma vez que é importante responder se o referido sistema é capaz de atender a um incremento de 45% de malha ferroviária. São realizadas simulações e verificações por meio de ferramentas computacionais que possibilitam obter informações preditivas sobre o sistema, além de verificar as condições ideais e necessárias para realizar uma expansão eficaz e eficiente do sistema como um todo. É constatado que o sistema de comunicação utilizado atende plenamente a atual malha ferroviária, entretanto é incapaz de atender satisfatoriamente a uma expansão da linha férrea na região metropolitana de Natal, sendo necessária a criação de uma nova ERB em local específico que possibilite uma maior área de abrangência e garanta o pleno funcionamento do modal ferroviário na região. |
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Mendonça, Ítalo Bezerra deSilva, Gutembergue Soares daSilva Neto, Valdemir Praxedes daRodrigues, Marcio Eduardo da Costa2023-12-19T13:20:11Z2023-12-19T13:20:11Z2023-12-08MENDONÇA, Ítalo Bezerra de.Sistemas de comunicação sem fio em redes ferroviárias: um estudo de caso para expansão da área de cobertura do sistema utilizado na companhia brasileira de trens urbanos. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Departamento de Comunicações, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56149Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de TelecomunicaçõesUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçõesAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOESRadiocomunicaçãoCompanhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)Estação Rádio Base (ERB)Malha FerroviáriaSistemas de comunicação sem fio em redes ferroviárias: um estudo de caso para expansão da área de cobertura do sistema utilizado na companhia brasileira de trens urbanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho aborda as principais características que circundam um sistema de radiocomunicação, bem como trata dos devidos equipamentos que fazem parte do sistema. O sistema de comunicação em discussão, assim como todo e qualquer sistema de comunicação, é composto basicamente pela informação a qual quer ser enviada pelo emissor, envio este realizado através da emissão de ondas eletromagnéticas, o devido meio de comunicação, antena, linha de transmissão, transmissor e receptor, e está sujeito a fatores, tanto internos como externos, que alteram a qualidade do sinal da informação. Portanto, o estudo visa conhecer melhor os aspectos envolvidos, sejam naturais ou provenientes dos materiais e dispositivos aplicados, de modo a obter o melhor desempenho para que a informação alcance seu destino sem sofrer degradações significativas. Também são descritas, na forma de referencial teórico, a base de conhecimento para transmissão e recepção em radiofrequência bem como as técnicas de modulação e demodulação, empregadas na modelagem do sinal a ser transmitido ou recebido, seja ele analógico ou digital. Após esses conceitos serem estabelecidos, apresenta-se a descrição do Sistema de Radiocomunicação Digital, na faixa de frequência VHF (148 a 174MHz), tecnologia DMR, o qual atende a CBTU/STU-NAT, Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Superintendência de Natal. Tal sistema é alvo deste estudo de caso quanto ao seu pleno atendimento e possibilidade de expansão, uma vez que é importante responder se o referido sistema é capaz de atender a um incremento de 45% de malha ferroviária. São realizadas simulações e verificações por meio de ferramentas computacionais que possibilitam obter informações preditivas sobre o sistema, além de verificar as condições ideais e necessárias para realizar uma expansão eficaz e eficiente do sistema como um todo. 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