Sistemas de comunicação sem fio em redes ferroviárias: um estudo de caso para expansão da área de cobertura do sistema utilizado na companhia brasileira de trens urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ítalo Bezerra de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56149
Resumo: O presente trabalho aborda as principais características que circundam um sistema de radiocomunicação, bem como trata dos devidos equipamentos que fazem parte do sistema. O sistema de comunicação em discussão, assim como todo e qualquer sistema de comunicação, é composto basicamente pela informação a qual quer ser enviada pelo emissor, envio este realizado através da emissão de ondas eletromagnéticas, o devido meio de comunicação, antena, linha de transmissão, transmissor e receptor, e está sujeito a fatores, tanto internos como externos, que alteram a qualidade do sinal da informação. Portanto, o estudo visa conhecer melhor os aspectos envolvidos, sejam naturais ou provenientes dos materiais e dispositivos aplicados, de modo a obter o melhor desempenho para que a informação alcance seu destino sem sofrer degradações significativas. Também são descritas, na forma de referencial teórico, a base de conhecimento para transmissão e recepção em radiofrequência bem como as técnicas de modulação e demodulação, empregadas na modelagem do sinal a ser transmitido ou recebido, seja ele analógico ou digital. Após esses conceitos serem estabelecidos, apresenta-se a descrição do Sistema de Radiocomunicação Digital, na faixa de frequência VHF (148 a 174MHz), tecnologia DMR, o qual atende a CBTU/STU-NAT, Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Superintendência de Natal. Tal sistema é alvo deste estudo de caso quanto ao seu pleno atendimento e possibilidade de expansão, uma vez que é importante responder se o referido sistema é capaz de atender a um incremento de 45% de malha ferroviária. São realizadas simulações e verificações por meio de ferramentas computacionais que possibilitam obter informações preditivas sobre o sistema, além de verificar as condições ideais e necessárias para realizar uma expansão eficaz e eficiente do sistema como um todo. É constatado que o sistema de comunicação utilizado atende plenamente a atual malha ferroviária, entretanto é incapaz de atender satisfatoriamente a uma expansão da linha férrea na região metropolitana de Natal, sendo necessária a criação de uma nova ERB em local específico que possibilite uma maior área de abrangência e garanta o pleno funcionamento do modal ferroviário na região.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Departamento de Comunicações, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56149Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de TelecomunicaçõesUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçõesAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOESRadiocomunicaçãoCompanhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)Estação Rádio Base (ERB)Malha FerroviáriaSistemas de comunicação sem fio em redes ferroviárias: um estudo de caso para expansão da área de cobertura do sistema utilizado na companhia brasileira de trens urbanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho aborda as principais características que circundam um sistema de radiocomunicação, bem como trata dos devidos equipamentos que fazem parte do sistema. 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