Estudo analítico de um demonstrador da tecnologia da combustão supersônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Ramon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29782
Resumo: A tecnologia da propulsão hipersônica aspirada com combustão supersônica (tecnologia scramjet) tem alto potencial para ser empregada como estágio motor na propulsão de veículos aeroespaciais. Na medida que utilizam o ar atmosférico como fluido termodinâmico de trabalho e fonte do oxigênio, não precisam armazenar o oxidante como carga interna, o que resulta em veículos mais leves e econômicos. Um veículo aeroespacial que voa em velocidade hipersônica usando a tecnologia scramjet, requer um sistema altamente integrado, sem partes móveis, onde o sistema de propulsão e o veículo são indistinguíveis. A entrada de ar do scramjet contribui para a compressão do ar atmosférico, até condições necessárias para a combustão supersônica na câmara de combustão, enquanto a saída dos produtos da combustão do scramjet contribui para a expansão dos gases e geração de empuxo. O presente trabalho tem por foco um projeto analítico teórico (abordagem de engenharia) de um demonstrador da tecnologia scramjet idealizado para integrar um veículo acelerador hipersônico de três estágios, associado aos motores foguetes nacionais S30 e S31, e configurado para demonstrar a combustão supersônica na altitude de 30 km numa velocidade de 2051 m/s (correspondente ao número de Mach 6,8) consumindo combustível hidrogênio. Empregou-se metodologia unidimensional analítica, onde foram aplicadas rotinas de cálculo com as principais teorias que descrevem os processos fluidodinâmicos e termodinâmicos das seções de compressão, combustão e expansão do motor. O trabalho propôs projetar os principais componentes do scramjet utilizando critérios e otimizações objetivando vantagens operacionais. Determinou-se que três rampas planas de compressão, otimizadas pelo método da máxima pressão de recuperação, compusessem a seção de compressão externa do veículo. Objetivou-se obter um sistema de compressão capaz de comprimir o escoamento de ar até o nível de temperatura suficientemente elevada para autoignitar, na câmara de combustão, o combustível injetado (hidrogênio). Na seção de expansão, investigou-se uma configuração do ângulo de expansão capaz de produzir pressão no bordo de fuga do veículo, quando queimando hidrogênio, igual ao do escoamento não perturbado na altitude de projeto de 30 km, conforme o ciclo termodinâmico aberto de Brayton. Como forma de avaliação global do comportamento do scramjet projetado, as propriedades termodinâmicas e velocidade de uma linha de corrente que passa pelo bordo de ataque até o bordo de fuga do veículo foram avaliadas e o empuxo não instalado calculado como parâmetro de performance. Na seção de combustão, duas abordagens foram avaliadas: a primeira desconsiderou a injeção de combustível na câmara de combustão (power-off), resultando numa configuração incapaz de produzir empuxo positivo, sendo previsto a desaceleração gradual ao veículo. Na segunda abordagem foi considerado a injeção de hidrogênio em velocidade sônica dentro da câmara de combustão (power-on), o que resultou na queima espontânea do combustível e adição de energia ao sistema. Para este caso, os resultados analíticos indicaram empuxo positivo, corroborando para afirmar que o motor scramjet tem a capacidade de gerar propulsão ao veículo projetado. Para uma análise mais realística, foram considerados os efeitos viscosos do escoamento. Foi estimada a espessura da camada limite do bordo de ataque ao bordo de fuga do veículo e proposto um conjunto de modificações no projeto, objetivando contornar os efeitos relacionados ao crescimento da camada limite, como o reposicionamento da carenagem, o redimensionamento dos ângulos das rampas de compressão e o aumento da altura da câmara de combustão. A presença da camada limite alterou o comportamento dos níveis das propriedades termodinâmicas do escoamento, representando vantagem para garantir a autoignição do combustível na câmara de combustão. Entretanto, reduziu a capacidade propulsiva do veículo ao diminuir a velocidade do escoamento no bordo de fuga do veículo.
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spelling Carneiro, RamonPassaro, ÂngeloSilva, Douglas do NascimentoToro, Paulo Gilberto de Paula2020-08-05T17:13:22Z2020-08-05T17:13:22Z2020-06-29CARNEIRO, Ramon. Estudo analítico de um demonstrador da tecnologia da combustão supersônica. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29782A tecnologia da propulsão hipersônica aspirada com combustão supersônica (tecnologia scramjet) tem alto potencial para ser empregada como estágio motor na propulsão de veículos aeroespaciais. Na medida que utilizam o ar atmosférico como fluido termodinâmico de trabalho e fonte do oxigênio, não precisam armazenar o oxidante como carga interna, o que resulta em veículos mais leves e econômicos. Um veículo aeroespacial que voa em velocidade hipersônica usando a tecnologia scramjet, requer um sistema altamente integrado, sem partes móveis, onde o sistema de propulsão e o veículo são indistinguíveis. A entrada de ar do scramjet contribui para a compressão do ar atmosférico, até condições necessárias para a combustão supersônica na câmara de combustão, enquanto a saída dos produtos da combustão do scramjet contribui para a expansão dos gases e geração de empuxo. O presente trabalho tem por foco um projeto analítico teórico (abordagem de engenharia) de um demonstrador da tecnologia scramjet idealizado para integrar um veículo acelerador hipersônico de três estágios, associado aos motores foguetes nacionais S30 e S31, e configurado para demonstrar a combustão supersônica na altitude de 30 km numa velocidade de 2051 m/s (correspondente ao número de Mach 6,8) consumindo combustível hidrogênio. Empregou-se metodologia unidimensional analítica, onde foram aplicadas rotinas de cálculo com as principais teorias que descrevem os processos fluidodinâmicos e termodinâmicos das seções de compressão, combustão e expansão do motor. O trabalho propôs projetar os principais componentes do scramjet utilizando critérios e otimizações objetivando vantagens operacionais. Determinou-se que três rampas planas de compressão, otimizadas pelo método da máxima pressão de recuperação, compusessem a seção de compressão externa do veículo. Objetivou-se obter um sistema de compressão capaz de comprimir o escoamento de ar até o nível de temperatura suficientemente elevada para autoignitar, na câmara de combustão, o combustível injetado (hidrogênio). 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A presença da camada limite alterou o comportamento dos níveis das propriedades termodinâmicas do escoamento, representando vantagem para garantir a autoignição do combustível na câmara de combustão. Entretanto, reduziu a capacidade propulsiva do veículo ao diminuir a velocidade do escoamento no bordo de fuga do veículo.The hypersonic airbreathing propulsion based on supersonic combustion (scramjet technology) has high potential to be use as intermediate stage for the aerospace vehicles. Using the atmospheric air as the working fluid and source of oxygen, they do not need to store the oxidant on-board, which results in lighter and more economical vehicles. An aerospace vehicle that flies at hypersonic velocities using scramjet technology requires a highly integrated system with no moving parts, where the propulsion system and the vehicle are indistinguishable. The inlet of the scramjet contributes to the compression of atmospheric air, up to necessary conditions for supersonic combustion in the combustion chamber, while the outlet of the scramjet contributes to the expansion of gases and thrust generation. This work is a theoretical analytical project (engineering approach) of a scramjet technology demonstrator designed to integrate a three-stage hypersonic accelerator vehicle, associated with the Brazilian rocket engines S30 and S31, and configured to demonstrated the supersonic combustion at an altitude of 30 km and velocity of 2051 m/s (corresponding to Mach number 6,8) using hydrogen fuel. One-dimensional analytical approach was used, where the main theories, that describe the fluid dynamic and thermodynamic processes of the compression, combustion and engine expansion sections, were applied. It was proposed to design the components of the scramjet using optimizations for operational advantages. The objective was obtain a compression system capable to compress the airflow to high temperature levels to auto-ignite, in the combustion chamber, the injected fuel (hydrogen). In the expansion section, was investigated the expansion angle capable to guarantee pressure at the trailing edge of the vehicle, equal to the freestream at the design altitude of 30 km (1197 Pa), according to the opened Brayton cycle. As global assessment of the behavior of the designed scramjet, the thermodynamic properties and velocities of a flow streamline that passes through the leading edge to the trailing edge of the vehicle were evaluated and the uninstalled thrust were calculated as a performance parameter. In the combustion section, two approaches were evaluated: the first disregarding the fuel injection in the combustion chamber (power-off), resulting in a configuration unable to produce positive thrust, with gradual vehicle deceleration. In the second approach, the injection of hydrogen at sonic velocity into the combustion chamber (power-on) was considered, which predicts spontaneous fuel burning and thermal energy addition to the system. For this case, the analytical results indicated positive thrust, corroborating to affirm that the scramjet engine has the propulsion capacity to the projected vehicle. For a more realistic analysis, the viscous flow effects were considered. The boundary layer thickness of the leading edge of the vehicle to the trailing edge of the vehicle was estimated and design modifications were proposed to accommodate it, such as the cowl repositioning, new compression ramp angles and the increase the height of the combustion chamber. The presence of the boundary layer modified the flow's thermodynamic properties, representing an advantage to guarantee the auto-ignition of the fuel in the combustion chamber. However, it reduced the propulsive capacity of the vehicle by decreasing the flow velocity at the trailing edge of the vehicle.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilCombustão supersônicaScramjetPropulsão hipersônica aspiradaCamada limiteEmpuxo não instaladoEstudo analítico de um demonstrador da tecnologia da combustão supersônicaAnalytical study of the supersonic combustion technology demonstratorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdfapplication/pdf5790994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29782/1/Estudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdfac006bc2e853fc68145e4a9d0f7c1fa3MD51TEXTEstudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdf.txtEstudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain197607https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29782/2/Estudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdf.txt12746ebb564750f108b9535d59b658f6MD52THUMBNAILEstudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdf.jpgEstudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29782/3/Estudoanaliticodemonstrador_Carneiro_2020.pdf.jpg541835d743bca7f5aafb562f6a29c10dMD53123456789/297822020-08-09 04:51:47.375oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29782Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-08-09T07:51:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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