O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22675 |
Resumo: | Estudo sobre a produção poética de Luís da Câmara Cascudo, constituindo um corpus de nove poemas e outros textos sobre poesia, além de traduções de poemas realizadas por ele. Para se pensar as especificidades dessa produção poética, no contexto da moderna literatura brasileira, consideram-se os denominadores do sistema literário apontados por Candido (1975): um conjunto de produtores mais ou menos conscientes de seu papel, os diversos públicos, obras interligadas por linguagem ou estilo – na situação inicial de produção da obra em questão. Considerando esses denominadores, foi possível investigar as especificidades dos textos analisados, antes que as tendências centralizadoras da época viessem impor as formas decisivas do cânone, uma vez que o poeta em questão enveredou por outros gêneros da criação literária e cultural. O ponto de partida da pesquisa foram os estudos já realizados acerca do modernismo na literatura brasileira, com repercussão local. A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. Tais considerações têm como princípio a leitura do texto literário como fonte primordial de questionamentos. Neste sentido, todos os capítulos têm como eixo central a análise, dos poemas selecionados para o corpus. O primeiro capítulo analisa poemas em que se percebe como recorrente a tematização do espaço sertanejo e que formam um conjunto de textos plenos de “brasilidade”, produzidos na perspectiva estética de modernidade desencadeada àquela época, no seu aspecto de experimentação formal. O segundo capítulo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. No terceiro capítulo, a pesquisa analisa a perspectiva do poeta em relação à sua contemporaneidade, quando se depara com uma modernidade em que a cultura norteamericana exerce forte influência. No último capítulo, são analisados os exercícios poéticos de Câmara Cascudo, seja na produção mesma de poemas, seja em torno da questão da poesia como tema filosófico ou como atividade de tradução. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira. |
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Para se pensar as especificidades dessa produção poética, no contexto da moderna literatura brasileira, consideram-se os denominadores do sistema literário apontados por Candido (1975): um conjunto de produtores mais ou menos conscientes de seu papel, os diversos públicos, obras interligadas por linguagem ou estilo – na situação inicial de produção da obra em questão. Considerando esses denominadores, foi possível investigar as especificidades dos textos analisados, antes que as tendências centralizadoras da época viessem impor as formas decisivas do cânone, uma vez que o poeta em questão enveredou por outros gêneros da criação literária e cultural. O ponto de partida da pesquisa foram os estudos já realizados acerca do modernismo na literatura brasileira, com repercussão local. A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. Tais considerações têm como princípio a leitura do texto literário como fonte primordial de questionamentos. Neste sentido, todos os capítulos têm como eixo central a análise, dos poemas selecionados para o corpus. O primeiro capítulo analisa poemas em que se percebe como recorrente a tematização do espaço sertanejo e que formam um conjunto de textos plenos de “brasilidade”, produzidos na perspectiva estética de modernidade desencadeada àquela época, no seu aspecto de experimentação formal. O segundo capítulo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. No terceiro capítulo, a pesquisa analisa a perspectiva do poeta em relação à sua contemporaneidade, quando se depara com uma modernidade em que a cultura norteamericana exerce forte influência. No último capítulo, são analisados os exercícios poéticos de Câmara Cascudo, seja na produção mesma de poemas, seja em torno da questão da poesia como tema filosófico ou como atividade de tradução. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira.Study on the poetic production of Luís da Câmara Cascudo, forming a corpus of nine poems about poetry and other texts, and translations of poems performed by him. To have into consideration the details of this poetic production in the context of modern Brazilian literature, we consider the denominators of the literary system mentioned by Candido (1975): a set of producers more or less aware of their role, the many different kinds of works linked by language or style - in the initial production of the work in question. Considering these denominators, it was possible to investigate the specifics of the analyzed texts, before the main time tendencies come to impose decisive forms of the canon, since the poet in question has embarked on other genres of literary and cultural creation. The starting point of this research were previous studies about the Brazilian modernism in literature, with local repercussions. Reading the poems established points of common interest between the poet and others who were historically located in the complex realities considered peripheral western culture, whose literary systems can also be studied from the point of view adopted. Such considerations have as a principle the reading of literary texts as a primary source of questions. In this sense, all chapters have, as their main concern, the analysis of the poems selected for the corpus. The first chapter analyzes poems in what is noticed the thematization of space and form a set of full texts of "Brasilidade", produced in the aesthetic perspective of modernity triggered at that time, in the aspect of formal experimentation. The second chapter conducts a reading of poems whose theme revolves around aspects of the colonization of Brazil, establishing a dialogue with the voices that built this story. In the third chapter, the research analyzes the perspective of the poet in relation to his contemporary, when faced with a modernity in which American culture has a strong influence. The last chapter analyzes Câmara Cascudo’s poetic exercices, be it in the production of poems, also as translation activity. It is the poet’s contribution to the Brazilian modernist movement, that we show the power of poetry as a pole of attraction of the intellectual perception of the world that produced one of the most important works of Brazilian culture.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACâmara CascudoPoesiaModernidadeBrasilidadeModernoO poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da bibliotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdfDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdfapplication/pdf8251843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/1/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdfa8eb58cf4083f706ff5d196bb0ed463eMD51TEXTDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txtDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain321384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/4/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txt446718927a2a26a6d0f90f17e9b89b51MD54THUMBNAILDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpgDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/5/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpg7c902e4ce204535b152cdf6fe91a8a47MD55123456789/226752017-11-03 02:43:31.779oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22675Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T05:43:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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