O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Dácio Tavares Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22675
Resumo: Estudo sobre a produção poética de Luís da Câmara Cascudo, constituindo um corpus de nove poemas e outros textos sobre poesia, além de traduções de poemas realizadas por ele. Para se pensar as especificidades dessa produção poética, no contexto da moderna literatura brasileira, consideram-se os denominadores do sistema literário apontados por Candido (1975): um conjunto de produtores mais ou menos conscientes de seu papel, os diversos públicos, obras interligadas por linguagem ou estilo – na situação inicial de produção da obra em questão. Considerando esses denominadores, foi possível investigar as especificidades dos textos analisados, antes que as tendências centralizadoras da época viessem impor as formas decisivas do cânone, uma vez que o poeta em questão enveredou por outros gêneros da criação literária e cultural. O ponto de partida da pesquisa foram os estudos já realizados acerca do modernismo na literatura brasileira, com repercussão local. A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. Tais considerações têm como princípio a leitura do texto literário como fonte primordial de questionamentos. Neste sentido, todos os capítulos têm como eixo central a análise, dos poemas selecionados para o corpus. O primeiro capítulo analisa poemas em que se percebe como recorrente a tematização do espaço sertanejo e que formam um conjunto de textos plenos de “brasilidade”, produzidos na perspectiva estética de modernidade desencadeada àquela época, no seu aspecto de experimentação formal. O segundo capítulo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. No terceiro capítulo, a pesquisa analisa a perspectiva do poeta em relação à sua contemporaneidade, quando se depara com uma modernidade em que a cultura norteamericana exerce forte influência. No último capítulo, são analisados os exercícios poéticos de Câmara Cascudo, seja na produção mesma de poemas, seja em torno da questão da poesia como tema filosófico ou como atividade de tradução. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira.
id UFRN_31f3ae3d50547a78d3e38bef71abef89
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22675
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Galvão, Dácio Tavares Freitashttp://lattes.cnpq.br/7649931632253545Rangel, Edna Mariahttp://lattes.cnpq.br/1736809137051573Lima, Tânia Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524Ferreira, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/9934754641478759Silva, Marcos Antonio daAraújo, Humberto Hermenegildo de2017-04-18T18:47:26Z2017-04-18T18:47:26Z2012-12-10GALVÃO, Dácio Tavares Freitas. O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca. 2012. 134f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22675Estudo sobre a produção poética de Luís da Câmara Cascudo, constituindo um corpus de nove poemas e outros textos sobre poesia, além de traduções de poemas realizadas por ele. Para se pensar as especificidades dessa produção poética, no contexto da moderna literatura brasileira, consideram-se os denominadores do sistema literário apontados por Candido (1975): um conjunto de produtores mais ou menos conscientes de seu papel, os diversos públicos, obras interligadas por linguagem ou estilo – na situação inicial de produção da obra em questão. Considerando esses denominadores, foi possível investigar as especificidades dos textos analisados, antes que as tendências centralizadoras da época viessem impor as formas decisivas do cânone, uma vez que o poeta em questão enveredou por outros gêneros da criação literária e cultural. O ponto de partida da pesquisa foram os estudos já realizados acerca do modernismo na literatura brasileira, com repercussão local. A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. Tais considerações têm como princípio a leitura do texto literário como fonte primordial de questionamentos. Neste sentido, todos os capítulos têm como eixo central a análise, dos poemas selecionados para o corpus. O primeiro capítulo analisa poemas em que se percebe como recorrente a tematização do espaço sertanejo e que formam um conjunto de textos plenos de “brasilidade”, produzidos na perspectiva estética de modernidade desencadeada àquela época, no seu aspecto de experimentação formal. O segundo capítulo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. No terceiro capítulo, a pesquisa analisa a perspectiva do poeta em relação à sua contemporaneidade, quando se depara com uma modernidade em que a cultura norteamericana exerce forte influência. No último capítulo, são analisados os exercícios poéticos de Câmara Cascudo, seja na produção mesma de poemas, seja em torno da questão da poesia como tema filosófico ou como atividade de tradução. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira.Study on the poetic production of Luís da Câmara Cascudo, forming a corpus of nine poems about poetry and other texts, and translations of poems performed by him. To have into consideration the details of this poetic production in the context of modern Brazilian literature, we consider the denominators of the literary system mentioned by Candido (1975): a set of producers more or less aware of their role, the many different kinds of works linked by language or style - in the initial production of the work in question. Considering these denominators, it was possible to investigate the specifics of the analyzed texts, before the main time tendencies come to impose decisive forms of the canon, since the poet in question has embarked on other genres of literary and cultural creation. The starting point of this research were previous studies about the Brazilian modernism in literature, with local repercussions. Reading the poems established points of common interest between the poet and others who were historically located in the complex realities considered peripheral western culture, whose literary systems can also be studied from the point of view adopted. Such considerations have as a principle the reading of literary texts as a primary source of questions. In this sense, all chapters have, as their main concern, the analysis of the poems selected for the corpus. The first chapter analyzes poems in what is noticed the thematization of space and form a set of full texts of "Brasilidade", produced in the aesthetic perspective of modernity triggered at that time, in the aspect of formal experimentation. The second chapter conducts a reading of poems whose theme revolves around aspects of the colonization of Brazil, establishing a dialogue with the voices that built this story. In the third chapter, the research analyzes the perspective of the poet in relation to his contemporary, when faced with a modernity in which American culture has a strong influence. The last chapter analyzes Câmara Cascudo’s poetic exercices, be it in the production of poems, also as translation activity. It is the poet’s contribution to the Brazilian modernist movement, that we show the power of poetry as a pole of attraction of the intellectual perception of the world that produced one of the most important works of Brazilian culture.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACâmara CascudoPoesiaModernidadeBrasilidadeModernoO poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da bibliotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdfDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdfapplication/pdf8251843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/1/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdfa8eb58cf4083f706ff5d196bb0ed463eMD51TEXTDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txtDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain321384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/4/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txt446718927a2a26a6d0f90f17e9b89b51MD54THUMBNAILDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpgDacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/5/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpg7c902e4ce204535b152cdf6fe91a8a47MD55123456789/226752017-11-03 02:43:31.779oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22675Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T05:43:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
title O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
spellingShingle O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
Galvão, Dácio Tavares Freitas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Câmara Cascudo
Poesia
Modernidade
Brasilidade
Moderno
title_short O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
title_full O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
title_fullStr O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
title_full_unstemmed O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
title_sort O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca
author Galvão, Dácio Tavares Freitas
author_facet Galvão, Dácio Tavares Freitas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7649931632253545
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1736809137051573
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8280794437858524
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ferreira, José Luiz
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9934754641478759
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Marcos Antonio da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Dácio Tavares Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Humberto Hermenegildo de
contributor_str_mv Araújo, Humberto Hermenegildo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Câmara Cascudo
Poesia
Modernidade
Brasilidade
Moderno
dc.subject.por.fl_str_mv Câmara Cascudo
Poesia
Modernidade
Brasilidade
Moderno
description Estudo sobre a produção poética de Luís da Câmara Cascudo, constituindo um corpus de nove poemas e outros textos sobre poesia, além de traduções de poemas realizadas por ele. Para se pensar as especificidades dessa produção poética, no contexto da moderna literatura brasileira, consideram-se os denominadores do sistema literário apontados por Candido (1975): um conjunto de produtores mais ou menos conscientes de seu papel, os diversos públicos, obras interligadas por linguagem ou estilo – na situação inicial de produção da obra em questão. Considerando esses denominadores, foi possível investigar as especificidades dos textos analisados, antes que as tendências centralizadoras da época viessem impor as formas decisivas do cânone, uma vez que o poeta em questão enveredou por outros gêneros da criação literária e cultural. O ponto de partida da pesquisa foram os estudos já realizados acerca do modernismo na literatura brasileira, com repercussão local. A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. Tais considerações têm como princípio a leitura do texto literário como fonte primordial de questionamentos. Neste sentido, todos os capítulos têm como eixo central a análise, dos poemas selecionados para o corpus. O primeiro capítulo analisa poemas em que se percebe como recorrente a tematização do espaço sertanejo e que formam um conjunto de textos plenos de “brasilidade”, produzidos na perspectiva estética de modernidade desencadeada àquela época, no seu aspecto de experimentação formal. O segundo capítulo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. No terceiro capítulo, a pesquisa analisa a perspectiva do poeta em relação à sua contemporaneidade, quando se depara com uma modernidade em que a cultura norteamericana exerce forte influência. No último capítulo, são analisados os exercícios poéticos de Câmara Cascudo, seja na produção mesma de poemas, seja em torno da questão da poesia como tema filosófico ou como atividade de tradução. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T18:47:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-18T18:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALVÃO, Dácio Tavares Freitas. O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca. 2012. 134f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22675
identifier_str_mv GALVÃO, Dácio Tavares Freitas. O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca. 2012. 134f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/1/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/4/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22675/5/DacioTavaresFreitasGalvao_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8eb58cf4083f706ff5d196bb0ed463e
446718927a2a26a6d0f90f17e9b89b51
7c902e4ce204535b152cdf6fe91a8a47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833056118210560