As representações sociais das pedagogas/professoras sobre ensinar Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Antunes Medeiros de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29455
Resumo: O ensino da Matemática pela pedagoga/professora é o foco deste trabalho dada a necessidade de investigar esse universo, compreender quais são os desafios dessa profissional, indicar o que tem sido discutido na área e sugerir, a partir de nossos dados, ações que possam contribuir para a docência das pedagogas/professoras no ensino da Matemática. A Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (1961), constitui o aporte teórico e metodológico do estudo. O objetivo é analisar as Representações Sociais das pedagogas/professoras egressas do curso de Pedagogia Presencial, campus Natal/UFRN, sobre ensinar Matemática. Para a recolha dos dados, foram realizadas 20 (vinte) entrevistas semiestruturadas e respondidos 76 questionários, com a intenção de visualizar o perfil do grupo. A análise do material discursivo das entrevistas se baseia no eixo interpretativo de Arruda (2005). Como resultado do processo de análise, tivemos as categorias Formação acadêmico-profissional e Ensino da Matemática. Da primeira categoria, surgiram os temas Formação inicial e continuada e Profissionalização; da segunda, o tema Fatores que interferem no ensino da Matemática. Na análise discursiva acerca da Formação inicial e continuada, foram suscitados, pelas participantes, os seguintes aspectos: fragilidade no sentimento de pertença como professora que ensina Matemática; pouco espaço para o ensino da Matemática no curso de Pedagogia; modelos formativos diferentes para o ensino da Matemática no mesmo curso; dificuldade na transposição da relação teoria e prática; necessidade de uma prática docente humanizada e; o destaque dado à formação continuada como uma possibilidade de resposta às lacunas no ensino da Matemática. No tema Profissionalização, foram feitas referências às experiências profissionais (estágios remunerados, PIBID, grupos de estudos e pesquisas, processo de autoformação e autonomia dentro das instituições de ensino) e à trajetória pessoal das professoras e suas implicações para o ensino da Matemática. A categoria Fatores que interferem no ensino da Matemática discorreu acerca de itens que podem intervir, de forma positiva ou negativa, nesse ensino. Destacaram-se os seguintes pontos: as dificuldades das pedagogas/professoras com os conteúdos da Matemática, o uso das tendências para a Educação Matemática, a relação construída com essa disciplina durante o processo de escolarização, as estratégias pedagógicas desenvolvidas, a infraestrutura das escolas, o perfil para o ensino da Matemática e o espaço dessa área do conhecimento no curso de Pedagogia da UFRN. Constatamos que as Representações Sociais podem funcionar como obstáculos ao processo formativo; existem aspectos subjetivos que tendem a ser representados através das emoções relatadas; há modelos formativos diferentes; a relação entre teoria e prática é apontada como uma necessidade pelas participantes. Sugerimos, em nossas considerações, que a instituição formadora continue progredindo e pensando a estrutura curricular no sentido de permitir a transposição da teoria para a prática, integrando a Matemática no decorrer do curso e trabalhando com os conteúdos específicos e as tendências para a Educação Matemática.
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O objetivo é analisar as Representações Sociais das pedagogas/professoras egressas do curso de Pedagogia Presencial, campus Natal/UFRN, sobre ensinar Matemática. Para a recolha dos dados, foram realizadas 20 (vinte) entrevistas semiestruturadas e respondidos 76 questionários, com a intenção de visualizar o perfil do grupo. A análise do material discursivo das entrevistas se baseia no eixo interpretativo de Arruda (2005). Como resultado do processo de análise, tivemos as categorias Formação acadêmico-profissional e Ensino da Matemática. Da primeira categoria, surgiram os temas Formação inicial e continuada e Profissionalização; da segunda, o tema Fatores que interferem no ensino da Matemática. Na análise discursiva acerca da Formação inicial e continuada, foram suscitados, pelas participantes, os seguintes aspectos: fragilidade no sentimento de pertença como professora que ensina Matemática; pouco espaço para o ensino da Matemática no curso de Pedagogia; modelos formativos diferentes para o ensino da Matemática no mesmo curso; dificuldade na transposição da relação teoria e prática; necessidade de uma prática docente humanizada e; o destaque dado à formação continuada como uma possibilidade de resposta às lacunas no ensino da Matemática. No tema Profissionalização, foram feitas referências às experiências profissionais (estágios remunerados, PIBID, grupos de estudos e pesquisas, processo de autoformação e autonomia dentro das instituições de ensino) e à trajetória pessoal das professoras e suas implicações para o ensino da Matemática. A categoria Fatores que interferem no ensino da Matemática discorreu acerca de itens que podem intervir, de forma positiva ou negativa, nesse ensino. Destacaram-se os seguintes pontos: as dificuldades das pedagogas/professoras com os conteúdos da Matemática, o uso das tendências para a Educação Matemática, a relação construída com essa disciplina durante o processo de escolarização, as estratégias pedagógicas desenvolvidas, a infraestrutura das escolas, o perfil para o ensino da Matemática e o espaço dessa área do conhecimento no curso de Pedagogia da UFRN. Constatamos que as Representações Sociais podem funcionar como obstáculos ao processo formativo; existem aspectos subjetivos que tendem a ser representados através das emoções relatadas; há modelos formativos diferentes; a relação entre teoria e prática é apontada como uma necessidade pelas participantes. Sugerimos, em nossas considerações, que a instituição formadora continue progredindo e pensando a estrutura curricular no sentido de permitir a transposição da teoria para a prática, integrando a Matemática no decorrer do curso e trabalhando com os conteúdos específicos e as tendências para a Educação Matemática.The teaching of Mathematics by the pedagogue teacher is the focus of this work, before the need to investigate this universe, understand what are the challenges of this professional, indicate what has been discussed in the area and suggest, from our data, actions that can contribute for math teaching. The Theory of Social Representations, by Serge Moscovici (1961), constitutes the theoretical and methodological contribution of the study. The objective is to analyze the Social Representations of the pedagogues teachers egressed from the Pedagogy course of Universidade Federal do Rio Grande do Norte, about math teaching. For data collection, 20 (twenty) semi-structured interviews were carried out and 76 questionnaires were answered, with the intention of viewing the group's profile. The analysis of the discursive material of the interviews is based on the interpretive axis of Arruda (2005). As a result of the analysis process, we had the categories Academic-professional training and Teaching of Mathematics. From the first category, the themes emerged: Initial and continued training and Professionalization; of the second, the theme Factors that interfere in the teaching of Mathematics. In the discursive analysis about initial and continuing education, the following aspects were raised by the participants: fragility in the feeling of belonging as a teacher who teaches mathematics; little space for teaching mathematics in the Pedagogy course; different formative models for teaching mathematics in the same course; difficulty in transposing the relationship between theory and practice; the need for a humanized teaching practice and; the emphasis given to continuing education as a possibility to respond to gaps in the teaching of mathematics. In the Professionalization theme, references were made to professional experiences (paid internships, PIBID, study and research groups, self-training and autonomy within educational institutions) and to the teachers' personal trajectory and its implications for the teaching of Mathematics. The category Factors that interfere in the teaching of Mathematics talked about items that can intervene, positively or negatively, in this teaching. The following points were highlighted: the difficulties of male and female teachers with the contents of Mathematics, the use of trends in Math Education, the relationship built with this discipline during the schooling process, the pedagogical strategies developed, the infrastructure of the schools, the profile for teaching mathematics and the space of this area of knowledge in the Pedagogy course at UFRN. We found that Social Representations can act as obstacles to the training process; there are subjective aspects that tend to be represented through the reported emotions; there are different training models; the relationship between theory and practice is pointed out as a necessity by the participants. We suggest, in our considerations, that the training institution continues to progress and thinking about the curricular structure in order to allow the transposition of theory to practice, integrating Mathematics during the course and working with the specific contents and trends for Math Education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino da MatemáticaRepresentações sociaisFormação de professoresAs representações sociais das pedagogas/professoras sobre ensinar Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRepresentacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdf.txtRepresentacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain351336https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29455/2/Representacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdf.txt7c5270e310be87f860fd65be4bce64c8MD52THUMBNAILRepresentacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdf.jpgRepresentacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29455/3/Representacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdf.jpg965fa71eb235c4cfc5c22dd2112c8499MD53ORIGINALRepresentacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2524641https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29455/1/Representacoessociaispedagogas_Oliveira_2020.pdfce40bdfa79b339b55f1106177ee4e574MD51123456789/294552020-07-12 04:48:19.608oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29455Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:48:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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