Pedagogia dos corpos: gênero e sexualidade em práticas curriculares de dois CMEI da cidade do Natal - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, João Batista de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24266
Resumo: Esta investigação foi realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da rede pública de Natal - RN. A partir da contribuição de produções do campo pós-estruturalista em educação e realizando mestiçagens entre estudos de gênero, estudos culturais e estudos foucaultianos, buscou-se discutir práticas curriculares envolvidas em questões de gênero e sexualidade em turmas de crianças de 5 anos de idade. A partir disso, destaca-se como problemática de pesquisa o modo como as práticas curriculares produzidas pelxs professorxs funcionam sob a inteligibilidade de uma matriz cultural que sustenta a “verdade” de uma dita continuidade natural entre sexo e gênero, coibindo possíveis atravessamentos que perturbem essa ordenação. Servindo-se metodologicamente de procedimentos de inspiração etnográfica, tais como observação e entrevistas semiestruturadas, este estudo adentrou os momentos da rotina em sala de aula, os gestos, os movimentos, os usos de instrumentos, as ordenações, as falas e os silêncios dxs professorxs nas suas práticas cotidianas que se destinavam ao âmbito do gênero e da sexualidade das crianças. Nessa aproximação empírica, tais operações didáticas passaram a ser vistas com certas lentes conceituais, como: cultura (VEIGA-NETO, 2003; PÉREZ GOMEZ, 1993; HALL, 1997), relações de poder (FOUCAULT, 1984, 1989, 2014), currículo (SILVA, 2010), gênero (SCOTT, 1995; LOURO, 1997, 2008, 2015) e performatividade de gênero (BUTLER, 2003), além de outros conceitos coadjuvantes também emprestados da perspectiva pós-estruturalista que foram as ferramentas para estabelecer os nexos de funcionamento de uma pedagogia dos corpos atuando pela via de práticas curriculares supostamente produtoras de normalidades de gênero e sexualidade. Dessa forma, foi possível reunir indícios amplos de convergências diversas do campo cultural, social e político que atravessam a órbita curricular e a ótica docente, incidindo nas relações pedagógicas em que se enredam professorxs e crianças. Ao aprofundar o estudo de como se engendra esse processo, a pesquisa se deparou com práticas condutivas por onde circulam relações assimétricas de poder na forma de uma ação sobre ações, articulando exercícios produtivos que privilegiam formas de gênero e sexualidade na ótica binária e heteronormativa. Implicados nessa dinâmica sempre instável estão significados da cultura, dissimulados como naturais, posicionados para que cada um veja as normas sobre o próprio corpo não apenas como necessárias, mas como naturais, agindo sobre si mesmxs, submetendo-se ou resistindo aos efeitos de poder que atuam sobre seus corpos naquele contexto. Nesse sentido, é possível afirmar que as práticas curriculares dos dois CMEI estudados são atravessadas por astúcias do poder investindo detalhadamente em subjetividade normativa de gênero e sexualidades.
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A partir da contribuição de produções do campo pós-estruturalista em educação e realizando mestiçagens entre estudos de gênero, estudos culturais e estudos foucaultianos, buscou-se discutir práticas curriculares envolvidas em questões de gênero e sexualidade em turmas de crianças de 5 anos de idade. A partir disso, destaca-se como problemática de pesquisa o modo como as práticas curriculares produzidas pelxs professorxs funcionam sob a inteligibilidade de uma matriz cultural que sustenta a “verdade” de uma dita continuidade natural entre sexo e gênero, coibindo possíveis atravessamentos que perturbem essa ordenação. Servindo-se metodologicamente de procedimentos de inspiração etnográfica, tais como observação e entrevistas semiestruturadas, este estudo adentrou os momentos da rotina em sala de aula, os gestos, os movimentos, os usos de instrumentos, as ordenações, as falas e os silêncios dxs professorxs nas suas práticas cotidianas que se destinavam ao âmbito do gênero e da sexualidade das crianças. Nessa aproximação empírica, tais operações didáticas passaram a ser vistas com certas lentes conceituais, como: cultura (VEIGA-NETO, 2003; PÉREZ GOMEZ, 1993; HALL, 1997), relações de poder (FOUCAULT, 1984, 1989, 2014), currículo (SILVA, 2010), gênero (SCOTT, 1995; LOURO, 1997, 2008, 2015) e performatividade de gênero (BUTLER, 2003), além de outros conceitos coadjuvantes também emprestados da perspectiva pós-estruturalista que foram as ferramentas para estabelecer os nexos de funcionamento de uma pedagogia dos corpos atuando pela via de práticas curriculares supostamente produtoras de normalidades de gênero e sexualidade. Dessa forma, foi possível reunir indícios amplos de convergências diversas do campo cultural, social e político que atravessam a órbita curricular e a ótica docente, incidindo nas relações pedagógicas em que se enredam professorxs e crianças. Ao aprofundar o estudo de como se engendra esse processo, a pesquisa se deparou com práticas condutivas por onde circulam relações assimétricas de poder na forma de uma ação sobre ações, articulando exercícios produtivos que privilegiam formas de gênero e sexualidade na ótica binária e heteronormativa. Implicados nessa dinâmica sempre instável estão significados da cultura, dissimulados como naturais, posicionados para que cada um veja as normas sobre o próprio corpo não apenas como necessárias, mas como naturais, agindo sobre si mesmxs, submetendo-se ou resistindo aos efeitos de poder que atuam sobre seus corpos naquele contexto. Nesse sentido, é possível afirmar que as práticas curriculares dos dois CMEI estudados são atravessadas por astúcias do poder investindo detalhadamente em subjetividade normativa de gênero e sexualidades.This research has as locus two Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) in the Natal public educational system. Based on contributions from educational post-structuralism field realizing some mixings about gender, cultural and Foucault studies, it aims to discuss curricular practices related to gender and sexuality in classrooms with children that have 5 years old. It detaches as a research problem the way curricular practices produced by teachers work intelligibility as a cultural matrix that holds a “truth” of a named natural continuity between sex and gender, not allowing anything that disturbs this rule. With methodological base in some proceedings with ethnographical approach, that is observation and semi-structured interview, this study experienced classroom routine, gestures, movements, instruments use, orderings, teachers discuss and silences during their practices related to children gender and sexuality. In this empirical approaching, conceptual lens as: culture (VEIGA-NETO, 2003; PÉREZ GOMEZ, 1993; HALL, 1997), power relationships (FOUCAULT, 1984, 1989, 2014), curriculum (SILVA, 2010), gender (SCOTT, 1995; LOURO, 1997, 2008, 2015) and gender performativity (BUTLER, 2003), among others related to post-structuralism perspective that were tools to establish links to work with bodies pedagogy using curricular practices that supposed produce normality about gender and sexuality. In this sense, it points many convergences in the cultural, social and political fields that cross curricular field and teacher point of view, linking pedagogical relations connecting teachers and children. Analyzing this process, this research points conductive practices that support asymmetrical power relationships based on actions under actions, articulating productive exercises that privilege gender and sexuality forms in the binary and heteronormative way. Inserted in this instable dynamics are culture significances, pseudo naturals, to each one see his/her own body rule not only as something necessary but as natural, acting about his/herself, submitting or resisting power effects that act about their body in that context. In this sense, it is possible to affirm curricular practices in the CMEI present power strategies investing in the normative subjectivity of gender and sexuality.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas curricularesGênero e sexualidadeEducação infantilPedagogia dos corpos: gênero e sexualidade em práticas curriculares de dois CMEI da cidade do Natal - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdfJoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdfapplication/pdf1928052https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24266/1/JoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdfd75befb4c479a263085affad86ab244dMD51TEXTJoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf.txtJoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain344111https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24266/2/JoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf.txte64729e54ad622c39a379e40520c6d03MD52THUMBNAILJoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf.jpgJoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1952https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24266/3/JoaoBatistaDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf.jpg46132b45aac61209c2bd89355aaa4becMD53123456789/242662022-04-25 16:45:57.271oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24266Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-25T19:45:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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