Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19753
Resumo: Este estudo de caráter qualitativo, com base em metodologia pesquisa – ação, procurou descrever características funcionais da estratégia de ensino „Imitating Art”, construída com base em métodos de dramatização, solução de problemas e tempestade cerebral e alicerçada no processo de ensino de arte do conhecer, apreciar e fazer arte. Participaram da pesquisa 96 alunos do ensino em saúde com idade média de 21 anos. Com o objetivo de desenhar as características funcionais da estratégia, a mesma foi planejada, descrita, modificada e avaliada em 4 etapas: experimentação, metodização, adequação e replicação. Cada etapa foi verificada a partir de avaliação observacional pelos docentes envolvidos e análise de conteúdo sobre as respostas dos alunos participantes, em instrumento de avaliação próprio. Da fase experimental participaram 14 alunos dos quais 100 % aprovaram a estratégia. A análise de conteúdo mostrou Identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (30,6%), características da atividade (22,2%), e mediação de trabalho em grupo (16,7%). A observação identificou ativo trabalho atitudinal em uma dinâmica de grupo criativa. Na fase de metodização participaram 31 alunos, dos quais 96,9% aprovaram a estratégia. Na análise de conteúdo, as ideias mais presentes foram, dificuldades encontradas pelos participantes (28%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (17,6%), Implicação da estratégia no cotidiano profissional (13,2%) e mediação do trabalho em grupo (13,2%). Na fase de Adequação, participaram 32 alunos, dos quais 90,7% demonstraram aprovação da estratégia. A avaliação dos participantes evidenciou como mais importante a mediação do trabalho em grupo (29,6%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (21,3%) e características da atividade (19,7%). A fase de replicação teve 19 alunos, dos quais 100% aprovaram a estratégia e cuja avaliação demonstrou principalmente dificuldades encontradas pelo participante (27,8%), mediação do trabalho em grupo (25%) e Habilidade criativa da atividade (22,2%). A avaliação bidimensional mostrou que se constitui como uma estratégia de abordagem ativa e colaborativa, podendo ser usada como instrumento linear de diagnóstico e incremento de competências atitudinais tais como criatividade e trabalho em grupo.
id UFRN_32bd1f20d58505ee6b13d82bad8324cf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19753
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9331107135780798http://lattes.cnpq.br/5517143911175495Azevedo, George Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/1088076378928302Rapp, Gisela Estelahttp://lattes.cnpq.br/2159054793427796Carvalho, Maria Goretti Freire dehttp://lattes.cnpq.br/8934375314306198Vilar, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4265369922470937Carvalho, Rejane Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/7060394224697599Rêgo, Delane Maria2016-02-03T23:46:59Z2016-02-03T23:46:59Z2014-12-19MEDEIROS, Marinaldo Horácio de Oliveira. Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades. 2014. 89f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19753porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEnsino em saúdeCompetência profissionalCriatividadeImitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEste estudo de caráter qualitativo, com base em metodologia pesquisa – ação, procurou descrever características funcionais da estratégia de ensino „Imitating Art”, construída com base em métodos de dramatização, solução de problemas e tempestade cerebral e alicerçada no processo de ensino de arte do conhecer, apreciar e fazer arte. Participaram da pesquisa 96 alunos do ensino em saúde com idade média de 21 anos. Com o objetivo de desenhar as características funcionais da estratégia, a mesma foi planejada, descrita, modificada e avaliada em 4 etapas: experimentação, metodização, adequação e replicação. Cada etapa foi verificada a partir de avaliação observacional pelos docentes envolvidos e análise de conteúdo sobre as respostas dos alunos participantes, em instrumento de avaliação próprio. Da fase experimental participaram 14 alunos dos quais 100 % aprovaram a estratégia. A análise de conteúdo mostrou Identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (30,6%), características da atividade (22,2%), e mediação de trabalho em grupo (16,7%). A observação identificou ativo trabalho atitudinal em uma dinâmica de grupo criativa. Na fase de metodização participaram 31 alunos, dos quais 96,9% aprovaram a estratégia. Na análise de conteúdo, as ideias mais presentes foram, dificuldades encontradas pelos participantes (28%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (17,6%), Implicação da estratégia no cotidiano profissional (13,2%) e mediação do trabalho em grupo (13,2%). Na fase de Adequação, participaram 32 alunos, dos quais 90,7% demonstraram aprovação da estratégia. A avaliação dos participantes evidenciou como mais importante a mediação do trabalho em grupo (29,6%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (21,3%) e características da atividade (19,7%). A fase de replicação teve 19 alunos, dos quais 100% aprovaram a estratégia e cuja avaliação demonstrou principalmente dificuldades encontradas pelo participante (27,8%), mediação do trabalho em grupo (25%) e Habilidade criativa da atividade (22,2%). A avaliação bidimensional mostrou que se constitui como uma estratégia de abordagem ativa e colaborativa, podendo ser usada como instrumento linear de diagnóstico e incremento de competências atitudinais tais como criatividade e trabalho em grupo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.txtMarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain136856https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/6/MarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.txt8e8ecc724faed3c9222f1cd7d97e234fMD56ImitatingArtEstratégia_Medeiros_2014.pdf.txtImitatingArtEstratégia_Medeiros_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain136625https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/8/ImitatingArtEstrat%c3%a9gia_Medeiros_2014.pdf.txta602203e1a2f9155bd9b17c4cb06d567MD58THUMBNAILMarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.jpgMarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2055https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/7/MarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.jpgeff5b38b96c1c8fb5e9ea7f98409c3a8MD57ImitatingArtEstratégia_Medeiros_2014.pdf.jpgImitatingArtEstratégia_Medeiros_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/9/ImitatingArtEstrat%c3%a9gia_Medeiros_2014.pdf.jpg38e1276bb99caf0f9ecb6a04dcc4ca65MD59ORIGINALImitatingArtEstratégia_Medeiros_2014.pdfImitatingArtEstratégia_Medeiros_2014.pdfapplication/pdf3343953https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/1/ImitatingArtEstrat%c3%a9gia_Medeiros_2014.pdf62c8ee3591c3e1fefcd8098f86e69506MD51123456789/197532019-05-26 02:13:40.033oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19753Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:13:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
title Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
spellingShingle Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Ensino em saúde
Competência profissional
Criatividade
title_short Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
title_full Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
title_fullStr Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
title_sort Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades
author Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveira
author_facet Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9331107135780798
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5517143911175495
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, George Dantas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1088076378928302
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rapp, Gisela Estela
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2159054793427796
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Goretti Freire de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8934375314306198
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vilar, Maria José Pereira
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4265369922470937
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Carvalho, Rejane Andrade de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7060394224697599
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rêgo, Delane Maria
contributor_str_mv Rêgo, Delane Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Ensino em saúde
Competência profissional
Criatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em saúde
Competência profissional
Criatividade
description Este estudo de caráter qualitativo, com base em metodologia pesquisa – ação, procurou descrever características funcionais da estratégia de ensino „Imitating Art”, construída com base em métodos de dramatização, solução de problemas e tempestade cerebral e alicerçada no processo de ensino de arte do conhecer, apreciar e fazer arte. Participaram da pesquisa 96 alunos do ensino em saúde com idade média de 21 anos. Com o objetivo de desenhar as características funcionais da estratégia, a mesma foi planejada, descrita, modificada e avaliada em 4 etapas: experimentação, metodização, adequação e replicação. Cada etapa foi verificada a partir de avaliação observacional pelos docentes envolvidos e análise de conteúdo sobre as respostas dos alunos participantes, em instrumento de avaliação próprio. Da fase experimental participaram 14 alunos dos quais 100 % aprovaram a estratégia. A análise de conteúdo mostrou Identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (30,6%), características da atividade (22,2%), e mediação de trabalho em grupo (16,7%). A observação identificou ativo trabalho atitudinal em uma dinâmica de grupo criativa. Na fase de metodização participaram 31 alunos, dos quais 96,9% aprovaram a estratégia. Na análise de conteúdo, as ideias mais presentes foram, dificuldades encontradas pelos participantes (28%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (17,6%), Implicação da estratégia no cotidiano profissional (13,2%) e mediação do trabalho em grupo (13,2%). Na fase de Adequação, participaram 32 alunos, dos quais 90,7% demonstraram aprovação da estratégia. A avaliação dos participantes evidenciou como mais importante a mediação do trabalho em grupo (29,6%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (21,3%) e características da atividade (19,7%). A fase de replicação teve 19 alunos, dos quais 100% aprovaram a estratégia e cuja avaliação demonstrou principalmente dificuldades encontradas pelo participante (27,8%), mediação do trabalho em grupo (25%) e Habilidade criativa da atividade (22,2%). A avaliação bidimensional mostrou que se constitui como uma estratégia de abordagem ativa e colaborativa, podendo ser usada como instrumento linear de diagnóstico e incremento de competências atitudinais tais como criatividade e trabalho em grupo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-03T23:46:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-03T23:46:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Marinaldo Horácio de Oliveira. Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades. 2014. 89f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19753
identifier_str_mv MEDEIROS, Marinaldo Horácio de Oliveira. Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades. 2014. 89f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/6/MarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/8/ImitatingArtEstrat%c3%a9gia_Medeiros_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/7/MarinaldoHoracioDeOliveiraMedeiros_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/9/ImitatingArtEstrat%c3%a9gia_Medeiros_2014.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19753/1/ImitatingArtEstrat%c3%a9gia_Medeiros_2014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e8ecc724faed3c9222f1cd7d97e234f
a602203e1a2f9155bd9b17c4cb06d567
eff5b38b96c1c8fb5e9ea7f98409c3a8
38e1276bb99caf0f9ecb6a04dcc4ca65
62c8ee3591c3e1fefcd8098f86e69506
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117803147264000