Quais danças estão por-vir? trânsitos, poéticas e políticas do corpo
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44773 |
Resumo: | O livro que ora apresentamos aos leitores de Dança e pessoas interessadas na temática é fruto das palestras proferidas no VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ocorrido em junho de 2019 no auditório da Reitoria da UFBA e na Escola de Dança dessa mesma universidade. Com o tema “Quais danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas da/na dança” possibilitou a reflexão do ensino da dança no contexto universitário e fora dele, além de refletir as políticas de cerceamento instauradas no país. A referida obra é dividida em quatro tópicos compostos por textos de pesquisadores convidados que tematizaram em suas falas esses trânsitos poéticos e políticos de uma dança em constante construção. No tópico TRÂNSITOS, POÉTICAS E POLÍTICAS DA/NA DANÇA são apresentados os textos de Lucas Valentim Rocha, Marco Aurélio da Cruz Souza, Thiago Silva de Amorim Jesus; Isabelle Launay e Mônica Macher. Em sua escrita a seis mãos os autores Rocha, Souza e Jesus traçaram um olhar sobre o VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA 2019, seus desdobramentos e êxitos. Launay por sua vez dissertou sobre sua experiência com a pesquisa como professora universitária no contexto francês em suas Poéticas e políticas da memória das obras em dança: trabalho da memória dos repertórios, culturas do esquecimento e citação; já Macher nos traz um panorama do ensino da dança na PUC do Peru em seus “Retos de la investigación en danza en la academia: de escuela a facultad” como uma reflexão para La especialidad de danza, iniciada a partir de la intuición de formalizar un espacio para la creación y difusión de la danza, es atravesada de cambios progresivos a consecuencia de su institucionalización, lo que lleva a cuestionar a sus miembros (a su vez agentes de soporte y unidad ante los cambios) sobre el fin de la creación, así como los procedimientos y herramientas consideradas estables hasta ese momento. Com o intuito de manter o diálogo entre associações nacionais que abrigam as pesquisas em Dança, os textos dos pesquisadores Marcilio de Souza Vieira, Katya Souza Gualter e Eleonora Campos da Motta Santos trouxeram suas visões e aspectos sobre a ANDA E ABRACE: DIFICULDADES, PERSPECTIVAS E CONFLUÊNCIAS DAS ASSOCIAÇÕES. Confluências, perspectivas e dificuldades das associações ABRACE e ANDA, texto escrito por Vieira discutiu sobre a trajetória de pesquisa dessas duas associações cientificas aproximando-as dentro desse contexto de pesquisa em especial por pesquisadores de universidades brasileiras das Artes Cênicas, além das dificuldades encontradas para suas sobrevivências; já Gualter tematizou sobre a ANDA & ABRACE: Potencializando a dança em trânsitos, poéticas e políticas de interação. Em sua escrita a autora apresenta suas impressões e experiências, como Pesquisadora da Dança e Gestora Pública, ressaltando a importância da ampliação de Redes para o fortalecimento da Dança nas Instituições formais e não formais de ensino. Nessa perspectiva, enfatiza a ANDA e a ABRACE como Associações fundamentais para a Dança, na medida em que ambas trabalham na configuração e difusão de Redes, ocupando e sedimentando espaços da área junto as Artes Cênicas (ABRACE) e fundando territórios para o tratamento focado neste campo único de saber (ANDA). Santos descreve em seu texto intitulado “ABRAÇOS e ANDANÇAS: um olhar sobre distanciamentos e aproximações entre as associações ABRACE e ANDA” reflexões sobre a história, as articulações políticas e as poéticas da Anda como um local onde a dança emerge. No contexto de incertezas que passam as universidades públicas brasileira e, em especial as pós-graduações da área de humanidades, o Encontro Científico abriu espaço para debater a PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA: PERSPECTIVAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Pesquisadores como Daniela Amoroso (PPGDança/UFBA), Lígia Lousada Tourinho e Maria Inês Galvão Souza (PPGDAN/UFRJ); Beth Rangel, Carmen Paternostro, Lenira Peral Rengel e Rita Ferreira de Aquino (PRODAN/UFBA), Jacyan Castilho (representante de área Artes/Capes – mestrado e doutorado acadêmico) e Lucas Robatto (representante de área Artes/Capes – mestrado e doutorado profissional) relataram em suas escritas sobre o Doutorado Acadêmico em Dança da UFBA como conquista da pós-graduação na área de Artes, sobre o Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ: uma expansão natural após 80 anos de implementação da Dança na instituição, o novo modelo de pós-graduação profissional a partir do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança: Qualificação profissional e impacto social. Castilho e Robato, respectivamente, dissertaram sobre suas experiencias na Perspectivas de produção de conhecimento na Pós-Graduação em Dança e n’As mudanças conceituais no sistema de avaliação da CAPES: O estado da arte. Finalizando os textos que compõem essa coletânea que reflete sobre a Dança no contexto universitário foi relatado/escrito por Antrifo Sanches a realidade do único Curso de licenciatura em Dança na modalidade EAD no Brasil e outras danças que estão por-vir. Sanches apresenta o Curso de Licenciatura em Dança na modalidade a distância na Universidade Federal da Bahia, ação pioneira na Educação a Distância no Brasil. Destaca o contexto positivo e motivador para a criação do curso e apresenta o processo de construção dos parâmetros e da matriz curricular proposta pela equipe de professores, processo este envolto em incertezas causadas pela ausência de parâmetros e experiências em dança na Educação a Distância. Por fim, a gestão 2018-2020 fez na abertura do VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, através da professora Daniela Maria Amoroso uma homenagem à professora doutora Inaicyra Falcão pelos anos de dedicação ao ensino da Dança em uma instituição universitária pública brasileira que ora transcrevemos nessa coletânea. A ANDA agradece ao fomento disponibilizado pela CAPES para a realização do VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, além de todos os/as envolvidos/as na feitura do evento da Escola de Dança da UFBA. Agradecimentos especiais aos colaboradores associados: alunos de graduação, Iniciação Científica, Mestrandos, Mestres, Doutorandos, Doutores e toda comunidade acadêmica da Dança. |
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Em sua escrita a autora apresenta suas impressões e experiências, como Pesquisadora da Dança e Gestora Pública, ressaltando a importância da ampliação de Redes para o fortalecimento da Dança nas Instituições formais e não formais de ensino. Nessa perspectiva, enfatiza a ANDA e a ABRACE como Associações fundamentais para a Dança, na medida em que ambas trabalham na configuração e difusão de Redes, ocupando e sedimentando espaços da área junto as Artes Cênicas (ABRACE) e fundando territórios para o tratamento focado neste campo único de saber (ANDA). Santos descreve em seu texto intitulado “ABRAÇOS e ANDANÇAS: um olhar sobre distanciamentos e aproximações entre as associações ABRACE e ANDA” reflexões sobre a história, as articulações políticas e as poéticas da Anda como um local onde a dança emerge. 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