Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisalmir Nascimento da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039
Resumo: A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE.
id UFRN_336afacd8e184fb607358573bf0e1a56
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33039
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Gisalmir Nascimento daLopes, Gabriela Lucheze de OliveiraFernandes, Alcione MarquesPereira, Edgar SilvaLopes, Jaques Silveira2021-08-06T16:01:58Z2021-08-06T16:01:58Z2021-05-28SILVA, Gisalmir Nascimento da. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE.Statistics is present in several news transmitted by the most diverse media of communication. Whether via TV, radio, newspapers, magazines, or social networks, information gains strength with the support of this area and can influence, manipulate or support the decisions that a society needs to make in any situation. In Brazil, Statistics teaching in Basic Education was reinforced when it was formally inserted, already in the 90s, in official documents that brought new guidelines, which occurred with the publication of the PCN’s. With this insertion, difficulties arise teaching this subject and, therefore, the needs to study and reflect about the teaching and learning processes in Statistics culminating in the educational field activity entitled Statistical Education. This work aims to discuss the Statistics and Statistical Education in Basic Education making a connection of this content with three aspects researched in this field - Literacy, the Thought and Statistical Reasoning. In that sense, as a result of this research, an educational product was developed, consisting of: an orientation manual and a sequence of activities. The manual is intended for teachers of Basic Education, in order to explore the virtual environment of the IBGE platform regarding to data collection and the study of statistics considering the three aspects already mentioned. The sequence of activities was designed for an application with students of Basic Education, in research and data collection actions, which enhance the understanding of central tendency and dispersion measures to sum up data from the collected data, as well as actions to interpret summary measures, through the IBGE platform.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilEstatística na Educação BásicaEducação EstatísticaMedidas de dispersãoIBGEExploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExploracaomedidasdescritivas_Silva_2021.pdfapplication/pdf13540939https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33039/1/Exploracaomedidasdescritivas_Silva_2021.pdf426562b3ee4f256fa2e9170eb2e289a2MD51123456789/330392021-08-06 13:02:44.268oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33039Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-06T16:02:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
title Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
spellingShingle Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
Silva, Gisalmir Nascimento da
Estatística na Educação Básica
Educação Estatística
Medidas de dispersão
IBGE
title_short Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
title_full Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
title_fullStr Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
title_full_unstemmed Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
title_sort Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
author Silva, Gisalmir Nascimento da
author_facet Silva, Gisalmir Nascimento da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandes, Alcione Marques
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Edgar Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisalmir Nascimento da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jaques Silveira
contributor_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Lopes, Jaques Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística na Educação Básica
Educação Estatística
Medidas de dispersão
IBGE
topic Estatística na Educação Básica
Educação Estatística
Medidas de dispersão
IBGE
description A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-06T16:01:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-06T16:01:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gisalmir Nascimento da. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039
identifier_str_mv SILVA, Gisalmir Nascimento da. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33039/1/Exploracaomedidasdescritivas_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 426562b3ee4f256fa2e9170eb2e289a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832635621408768