Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039 |
Resumo: | A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE. |
id |
UFRN_336afacd8e184fb607358573bf0e1a56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33039 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gisalmir Nascimento daLopes, Gabriela Lucheze de OliveiraFernandes, Alcione MarquesPereira, Edgar SilvaLopes, Jaques Silveira2021-08-06T16:01:58Z2021-08-06T16:01:58Z2021-05-28SILVA, Gisalmir Nascimento da. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE.Statistics is present in several news transmitted by the most diverse media of communication. Whether via TV, radio, newspapers, magazines, or social networks, information gains strength with the support of this area and can influence, manipulate or support the decisions that a society needs to make in any situation. In Brazil, Statistics teaching in Basic Education was reinforced when it was formally inserted, already in the 90s, in official documents that brought new guidelines, which occurred with the publication of the PCN’s. With this insertion, difficulties arise teaching this subject and, therefore, the needs to study and reflect about the teaching and learning processes in Statistics culminating in the educational field activity entitled Statistical Education. This work aims to discuss the Statistics and Statistical Education in Basic Education making a connection of this content with three aspects researched in this field - Literacy, the Thought and Statistical Reasoning. In that sense, as a result of this research, an educational product was developed, consisting of: an orientation manual and a sequence of activities. The manual is intended for teachers of Basic Education, in order to explore the virtual environment of the IBGE platform regarding to data collection and the study of statistics considering the three aspects already mentioned. The sequence of activities was designed for an application with students of Basic Education, in research and data collection actions, which enhance the understanding of central tendency and dispersion measures to sum up data from the collected data, as well as actions to interpret summary measures, through the IBGE platform.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilEstatística na Educação BásicaEducação EstatísticaMedidas de dispersãoIBGEExploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExploracaomedidasdescritivas_Silva_2021.pdfapplication/pdf13540939https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33039/1/Exploracaomedidasdescritivas_Silva_2021.pdf426562b3ee4f256fa2e9170eb2e289a2MD51123456789/330392021-08-06 13:02:44.268oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33039Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-06T16:02:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
title |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
spellingShingle |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística Silva, Gisalmir Nascimento da Estatística na Educação Básica Educação Estatística Medidas de dispersão IBGE |
title_short |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
title_full |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
title_fullStr |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
title_full_unstemmed |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
title_sort |
Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística |
author |
Silva, Gisalmir Nascimento da |
author_facet |
Silva, Gisalmir Nascimento da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fernandes, Alcione Marques |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pereira, Edgar Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gisalmir Nascimento da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Jaques Silveira |
contributor_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes, Jaques Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística na Educação Básica Educação Estatística Medidas de dispersão IBGE |
topic |
Estatística na Educação Básica Educação Estatística Medidas de dispersão IBGE |
description |
A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-06T16:01:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-06T16:01:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gisalmir Nascimento da. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gisalmir Nascimento da. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33039/1/Exploracaomedidasdescritivas_Silva_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
426562b3ee4f256fa2e9170eb2e289a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832635621408768 |