Prevalência de disfunção temporomandibular em músicos: uma revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36023 |
Resumo: | Disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de sinais e sintomas relacionados à articulação temporomandibular (ATM) e /ou músculos mastigatórios e estruturas associadas. Sua etiologia é multifatorial e se relaciona com hábitos parafuncionais, traumas, e fatores psicossociais. Os músicos podem ser um grupo de risco para o desenvolvimento/agravamento da DTM, considerando a estrutura e funcionalidade do instrumento, bem como os fatores psicossociais envolvidos na prática. O objetivo dessa revisão sistemática foi determinar a prevalência de disfunção temporomandibular em músicos. Para tal, foi realizada a coleta de artigos, a partir da busca nas seguintes bases de dados bibliográficas eletrônicas: LILACS, LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A pesquisa adicional na literatura incluiu a pesquisa na web do Google Scholar, OpenGrey, Proquest, bem como, especialistas e pesquisas manuais de bibliografias de estudos incluídos. Esta revisão foi registrada no PROSPERO- International prospective register of systematic reviews- sob o número de protocolo CRD42019133277 e seguiu as diretrizes do “Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols” (PRISMA-P). A análise de risco de viés foi realizada pelo Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist (JBI). Um total de 24 estudos foram incluídos após a remoção dos duplicados, nove preencheram os critérios de inclusão para análise qualitativa que afirma a relação entre DTM e a prática instrumental. Os resultados mostraram que 2 (22%) estudos apresentaram alto risco de viés, enquanto 3 (33%) moderado e 4 (44%) baixo risco de viés. Nos resultados dos estudos, a prevalência variou de 29% à 89%. Contudo, é importante destacar que a qualidade geral das evidências nos estudos, as distintas metodologias utilizadas, os diferentes critérios de diagnóstico e tamanhos inadequados de amostra, colaboraram para grandes níveis de heterogeneidade de síntese dos resultados. Conclui-se que a prevalência de DTM em músicos, nesta revisão sistemática, variou de 29% à 89%. |
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O objetivo dessa revisão sistemática foi determinar a prevalência de disfunção temporomandibular em músicos. Para tal, foi realizada a coleta de artigos, a partir da busca nas seguintes bases de dados bibliográficas eletrônicas: LILACS, LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A pesquisa adicional na literatura incluiu a pesquisa na web do Google Scholar, OpenGrey, Proquest, bem como, especialistas e pesquisas manuais de bibliografias de estudos incluídos. Esta revisão foi registrada no PROSPERO- International prospective register of systematic reviews- sob o número de protocolo CRD42019133277 e seguiu as diretrizes do “Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols” (PRISMA-P). A análise de risco de viés foi realizada pelo Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist (JBI). Um total de 24 estudos foram incluídos após a remoção dos duplicados, nove preencheram os critérios de inclusão para análise qualitativa que afirma a relação entre DTM e a prática instrumental. Os resultados mostraram que 2 (22%) estudos apresentaram alto risco de viés, enquanto 3 (33%) moderado e 4 (44%) baixo risco de viés. Nos resultados dos estudos, a prevalência variou de 29% à 89%. Contudo, é importante destacar que a qualidade geral das evidências nos estudos, as distintas metodologias utilizadas, os diferentes critérios de diagnóstico e tamanhos inadequados de amostra, colaboraram para grandes níveis de heterogeneidade de síntese dos resultados. Conclui-se que a prevalência de DTM em músicos, nesta revisão sistemática, variou de 29% à 89%.Temporomandibular dysfunction (TMD) is a set of signs and symptoms related to the temporomandibular joint (TMJ) and/or masticatory muscles and associated structures. Its etiology is multifactorial and relates to parafunctional habits, trauma, and psychosocial factors. Musicians may be a risk group for the development/aggravation of TMD, considering the structure and functionality of the instrument, as well as the psychosocial factors involved in the practice. The objective of this systematic review was to determine the prevalence of temporomandibular dysfunction in musicians. To this end, articles were collected from the search in the following electronic bibliographic databases: LILACS, LIVIVO, PubMed, Scopus, and Web of Science. Additional literature search included web search by Google Scholar, OpenGrey, Proquest as well as experts and manual searches of included study bibliographies. This review was registered in PROSPERO- International Prospective Register of Systematic Reviews- under protocol number CRD42019133277 and followed the guidelines of the “Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols” (PRISMA-P). Bias risk analysis was performed by the Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist (JBI). A total of 24 studies were included after the removal of the duplicates, nine met the inclusion criteria for qualitative analysis that affirms the relationship between TMD and instrumental practice. The results showed that 2 (22%) of the studies had a high risk of bias, while 3 (33%) moderate and 4 (44%) low risk of bias. In the study results, prevalence ranged from 29% to 89%. However, it is important to highlight that the overall quality of the evidence in the studies, the different methodologies used, the different diagnostic criteria, and inadequate sample sizes contribute to high levels of synthesis heterogeneity of results. It is concluded that the prevalence of TMD in musicians in this systematic review ranged from 29% to 89%.2022-01-01Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilfonoaudiologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDisfunção temporomandibular;Temporomandibular dysfunction;músicos;musiciansprevalênciaprevalencerevisão sistemáticasystematic reviewPrevalência de disfunção temporomandibular em músicos: uma revisão sistemáticaPrevalence of temporomandibular dysfunction in musicians: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPrevalênciaDisfunçãoTemporomandibularMúsicos_Campos_2019Texto Completoapplication/octet-stream1436419https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36023/1/Preval%c3%aanciaDisfun%c3%a7%c3%a3oTemporomandibularM%c3%basicos_Campos_201985bd342010aecd38703d178ec57f7c6eMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36023/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36023/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTPrevalênciaDisfunçãoTemporomandibularMúsicos_Campos_2019.txtExtracted texttext/plain58342https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36023/4/Preval%c3%aanciaDisfun%c3%a7%c3%a3oTemporomandibularM%c3%basicos_Campos_2019.txt2834bc168e4d606f038a4fac1ff4b31dMD54123456789/360232024-03-19 01:06:07.739oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:06:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de sinais e sintomas relacionados à articulação temporomandibular (ATM) e /ou músculos mastigatórios e estruturas associadas. Sua etiologia é multifatorial e se relaciona com hábitos parafuncionais, traumas, e fatores psicossociais. Os músicos podem ser um grupo de risco para o desenvolvimento/agravamento da DTM, considerando a estrutura e funcionalidade do instrumento, bem como os fatores psicossociais envolvidos na prática. O objetivo dessa revisão sistemática foi determinar a prevalência de disfunção temporomandibular em músicos. Para tal, foi realizada a coleta de artigos, a partir da busca nas seguintes bases de dados bibliográficas eletrônicas: LILACS, LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A pesquisa adicional na literatura incluiu a pesquisa na web do Google Scholar, OpenGrey, Proquest, bem como, especialistas e pesquisas manuais de bibliografias de estudos incluídos. Esta revisão foi registrada no PROSPERO- International prospective register of systematic reviews- sob o número de protocolo CRD42019133277 e seguiu as diretrizes do “Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols” (PRISMA-P). A análise de risco de viés foi realizada pelo Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist (JBI). Um total de 24 estudos foram incluídos após a remoção dos duplicados, nove preencheram os critérios de inclusão para análise qualitativa que afirma a relação entre DTM e a prática instrumental. Os resultados mostraram que 2 (22%) estudos apresentaram alto risco de viés, enquanto 3 (33%) moderado e 4 (44%) baixo risco de viés. Nos resultados dos estudos, a prevalência variou de 29% à 89%. Contudo, é importante destacar que a qualidade geral das evidências nos estudos, as distintas metodologias utilizadas, os diferentes critérios de diagnóstico e tamanhos inadequados de amostra, colaboraram para grandes níveis de heterogeneidade de síntese dos resultados. Conclui-se que a prevalência de DTM em músicos, nesta revisão sistemática, variou de 29% à 89%. |
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