A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Heráclito Cardoso de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19870
Resumo: Ao longo da minha trajetória como ator, encenador e docente, pude apreciar espetáculos cômicos que se propunham a um diálogo com o público por meio da linguagem corporal dos artistas, cujas encenações abdicavam do uso da fala dos atores. Esta forma de representar, no silêncio do palco, me chamou a atenção e provocou a minha curiosidade sobre o assunto, que está diretamente relacionado com as construções poéticas do corpo em cena. Diante de leituras iniciais sobre o assunto, comecei a compreender que durante muito tempo na história da humanidade, sobretudo no Ocidente, o entendimento de Corpo foi construído a partir de vários olhares epistemológicos que desconsideravam o corpo como uma unidade, uma encarnação do sujeito numa totalidade. Esse tipo de pensamento, reflexo da filosofia da modernidade, reverberou enfaticamente sobre as questões estéticas do fazer artístico, aqui, especificamente, no Teatro. Por vários séculos o fazer teatral se moldava a partir de vários elementos estéticos, mas desconsiderando os potenciais da corporeidade do artista, isto é, o texto teatral, por exemplo, foi considerado, por muito tempo, como o elemento principal da cena e se dava pouca ênfase para a dramaturgia do corpo. Com o surgimento das reflexões acerca do assunto, instauradas, sobretudo, a partir do início do século XX, a percepção do corpo como elemento criativo e criador, também passou a ganhar espaço. Ao longo do tempo as práticas artísticas começaram a vislumbrar as possibilidades criativas do corpo, repensando inclusive a sua relação com o texto escrito, com a palavra falada. E como parte dessas novas reflexões acerca do corpo em processo de criação, propus a presente pesquisa, que intitulamos de “A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena”. Nessa investigação sobre este assunto, buscarei também compreender como a corporeidade do ator poderá nos dar pistas para percebermos/construirmos o corpo não-verbal e cômico em cena. Dentro desta perspectiva poderei analisar como se daria a construção de uma dramaturgia cômica e não-verbal a partir da fenomenologia do riso. E com esse olhar, pretendo apontar alguns aspectos e procedimentos, advindos das reflexões acerca da corporeidade e da comicidade, que configurem, entre outras possíveis, uma metodologia de construção cênica não-verbal.
id UFRN_33e81d6973da92afaa9bc924979e6487
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19870
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Heráclito Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/7740091060942997http://lattes.cnpq.br/3465675149039835Haderchpek, Robson Carloshttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8634159577430875Alves, Teodora de Araújo2016-02-26T20:33:02Z2016-02-26T20:33:02Z2015-03-06OLIVEIRA, Heráclito Cardoso de. A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena. 2015. 159f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19870Ao longo da minha trajetória como ator, encenador e docente, pude apreciar espetáculos cômicos que se propunham a um diálogo com o público por meio da linguagem corporal dos artistas, cujas encenações abdicavam do uso da fala dos atores. Esta forma de representar, no silêncio do palco, me chamou a atenção e provocou a minha curiosidade sobre o assunto, que está diretamente relacionado com as construções poéticas do corpo em cena. Diante de leituras iniciais sobre o assunto, comecei a compreender que durante muito tempo na história da humanidade, sobretudo no Ocidente, o entendimento de Corpo foi construído a partir de vários olhares epistemológicos que desconsideravam o corpo como uma unidade, uma encarnação do sujeito numa totalidade. Esse tipo de pensamento, reflexo da filosofia da modernidade, reverberou enfaticamente sobre as questões estéticas do fazer artístico, aqui, especificamente, no Teatro. Por vários séculos o fazer teatral se moldava a partir de vários elementos estéticos, mas desconsiderando os potenciais da corporeidade do artista, isto é, o texto teatral, por exemplo, foi considerado, por muito tempo, como o elemento principal da cena e se dava pouca ênfase para a dramaturgia do corpo. Com o surgimento das reflexões acerca do assunto, instauradas, sobretudo, a partir do início do século XX, a percepção do corpo como elemento criativo e criador, também passou a ganhar espaço. Ao longo do tempo as práticas artísticas começaram a vislumbrar as possibilidades criativas do corpo, repensando inclusive a sua relação com o texto escrito, com a palavra falada. E como parte dessas novas reflexões acerca do corpo em processo de criação, propus a presente pesquisa, que intitulamos de “A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena”. Nessa investigação sobre este assunto, buscarei também compreender como a corporeidade do ator poderá nos dar pistas para percebermos/construirmos o corpo não-verbal e cômico em cena. Dentro desta perspectiva poderei analisar como se daria a construção de uma dramaturgia cômica e não-verbal a partir da fenomenologia do riso. E com esse olhar, pretendo apontar alguns aspectos e procedimentos, advindos das reflexões acerca da corporeidade e da comicidade, que configurem, entre outras possíveis, uma metodologia de construção cênica não-verbal.Throughout our history as an actor, director and teacher, we appreciate comedic performances they proposed a dialogue with the public through the body language of the performers whose performances abdicate the use of speech of the actors. This way of representing, in the silence of the stage, caught our attention and sparked our curiosity about the subject, which is directly related to the poetic constructions of the body on the scene. Before initial readings on the subject, we begin to understand that for a long time in human history, especially in the West, understanding body was constructed from various epistemological looks disregarded the body as a unit, an incarnation of the subject in all . This kind of thinking, reflecting the philosophy of modernity, reverberated strongly about the aesthetic issues of art making, here specifically in Theatre. For several centuries the theatrical make up molded from various aesthetic elements, but ignoring the potential of embodiment of the artist, ie the theatrical text, for example, was considered for a long time, as the main element of the scene and gave little emphasis on dramaturgy elaborate body. With the emergence of reflections on the subject, brought especially from the early twentieth century, the perception of the body as a creative element and creator, also began to gain ground. Over time artistic practices began to glimpse the creative possibilities of the body, including rethinking its relationship with the text written with the spoken word. And as part of these new reflections on the body in the creation process, we proposed this research, we have entitled "A poetics of non-verbal body: a look at the comic on the scene." In our research on this subject, also seek to understand how the corporeality of the actor may give us clues to realize / build nonverbal body and comical scene. From this perspective we can analyze how could the construction of a comical and non-verbal dramaturgy from the phenomenology of laughter. And with that look, we want to point out some aspects and procedures, arising from reflections on corporeality and comedy, that constitute, among other possible, non-verbal construction methodology scenic.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASLinguagem não-verbalCorpoPoética teatralComicidadeA poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoéticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdfPoéticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdfapplication/pdf2832565https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/1/Po%c3%a9ticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf636de33ab2482d622829b46170d8b26cMD51TEXTHeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtHeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain339007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/6/HeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt7640fd979663da901b0822e02d40196bMD56PoéticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.txtPoéticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain339007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/8/Po%c3%a9ticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.txt7640fd979663da901b0822e02d40196bMD58THUMBNAILHeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgHeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/7/HeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg41e2b484487cebc8943a885938752c71MD57PoéticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.jpgPoéticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/9/Po%c3%a9ticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.jpg41e2b484487cebc8943a885938752c71MD59123456789/198702019-01-29 21:20:32.0oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19870Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:20:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
title A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
spellingShingle A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
Oliveira, Heráclito Cardoso de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Linguagem não-verbal
Corpo
Poética teatral
Comicidade
title_short A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
title_full A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
title_fullStr A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
title_full_unstemmed A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
title_sort A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena
author Oliveira, Heráclito Cardoso de
author_facet Oliveira, Heráclito Cardoso de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7740091060942997
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3465675149039835
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8634159577430875
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Heráclito Cardoso de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Teodora de Araújo
contributor_str_mv Alves, Teodora de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Linguagem não-verbal
Corpo
Poética teatral
Comicidade
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem não-verbal
Corpo
Poética teatral
Comicidade
description Ao longo da minha trajetória como ator, encenador e docente, pude apreciar espetáculos cômicos que se propunham a um diálogo com o público por meio da linguagem corporal dos artistas, cujas encenações abdicavam do uso da fala dos atores. Esta forma de representar, no silêncio do palco, me chamou a atenção e provocou a minha curiosidade sobre o assunto, que está diretamente relacionado com as construções poéticas do corpo em cena. Diante de leituras iniciais sobre o assunto, comecei a compreender que durante muito tempo na história da humanidade, sobretudo no Ocidente, o entendimento de Corpo foi construído a partir de vários olhares epistemológicos que desconsideravam o corpo como uma unidade, uma encarnação do sujeito numa totalidade. Esse tipo de pensamento, reflexo da filosofia da modernidade, reverberou enfaticamente sobre as questões estéticas do fazer artístico, aqui, especificamente, no Teatro. Por vários séculos o fazer teatral se moldava a partir de vários elementos estéticos, mas desconsiderando os potenciais da corporeidade do artista, isto é, o texto teatral, por exemplo, foi considerado, por muito tempo, como o elemento principal da cena e se dava pouca ênfase para a dramaturgia do corpo. Com o surgimento das reflexões acerca do assunto, instauradas, sobretudo, a partir do início do século XX, a percepção do corpo como elemento criativo e criador, também passou a ganhar espaço. Ao longo do tempo as práticas artísticas começaram a vislumbrar as possibilidades criativas do corpo, repensando inclusive a sua relação com o texto escrito, com a palavra falada. E como parte dessas novas reflexões acerca do corpo em processo de criação, propus a presente pesquisa, que intitulamos de “A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena”. Nessa investigação sobre este assunto, buscarei também compreender como a corporeidade do ator poderá nos dar pistas para percebermos/construirmos o corpo não-verbal e cômico em cena. Dentro desta perspectiva poderei analisar como se daria a construção de uma dramaturgia cômica e não-verbal a partir da fenomenologia do riso. E com esse olhar, pretendo apontar alguns aspectos e procedimentos, advindos das reflexões acerca da corporeidade e da comicidade, que configurem, entre outras possíveis, uma metodologia de construção cênica não-verbal.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-26T20:33:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-26T20:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Heráclito Cardoso de. A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena. 2015. 159f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19870
identifier_str_mv OLIVEIRA, Heráclito Cardoso de. A poética do corpo não-verbal: um olhar para a comicidade em cena. 2015. 159f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/1/Po%c3%a9ticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/6/HeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/8/Po%c3%a9ticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/7/HeraclitoCardosoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19870/9/Po%c3%a9ticaCorpoNao-verbal_Oliveira_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 636de33ab2482d622829b46170d8b26c
7640fd979663da901b0822e02d40196b
7640fd979663da901b0822e02d40196b
41e2b484487cebc8943a885938752c71
41e2b484487cebc8943a885938752c71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117693772398592