Aterro estruturado com colunas de jet grouting e reforçado com geossintéticos construído sobre solo mole: caso de obra do encontro de ponte sobre o rio Curimataú, BR-101/RN
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25707 |
Resumo: | A fundação de uma estrutura, seja um aterro rodoviário ou edificação, exige condições geotécnicas de solos estáveis, significando que o investimento estará isento de riscos. Caso inexistam, análises deverão ser feitas por engenheiro geotécnico, de modo a apresentar reduções adequadas. A presença de solo mole em qualquer terreno, seja a partir da superfície ou em camadas sub-horizontais, incorre, naturalmente, na necessidade de cálculos de estabilidade e recalques, normalmente envolvendo análise computacional. O presente estudo contribuiu para um melhor conhecimento da técnica de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de jet grouting encabeçadas por plataforma de transferência de carga com geossintéticos, bem como do seu comportamento evolutivo no tempo resultante do processo de transferência de carga. É detalhado o local do estudo de caso e apresentada a investigação geotécnica realizada, como também apresenta-se os parâmetros adotados no projeto de construção dos aterros sobre solos moles do projeto da obra de duplicação da BR101/RN, o chamado corredor nordeste, seu histórico e parâmetros geotécnicos. É demostrada a metodologia adotada para modelagem de reforços de estruturas rodoviária com a técnica de jet grouting, sendo descrito como são estimados os parâmetros utilizados na modelagem do sistema. A aplicação da metodologia proposta é apresentada utilizando como cenário geotécnico as características do subsolo da área do vale do Curimataú. Com a utilização deste modelo comparou-se numericamente os dados dos deslocamentos medidos em campo, a qual sofreu ruptura antes da intervenção estudada. Foi observada condições de ruptura e deformações excessivas e para sua estabilização a técnica de jet grouting foi aplicada. O comportamento da obra foi analisado no período pós-construtivo. Para o bom desempenho de aterros sobre solo mole faz-se necessário um monitoramento, em todas as fases de sua construção, com a instalação de instrumentos de controle para acompanhar o desempenho da camada mole e do maciço, a evolução dos recalques, os deslocamentos horizontais objetivando prevenir de algum problema que venha afetar a estabilidade do aterro. |
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Cardoso, Raymison RodriguesAmorim, Enio FernandesSilva, Moacir Guilhermino daPereira, Alexandre da CostaFrança, Fagner Alexandre Nunes de2018-08-08T22:03:45Z2018-08-08T22:03:45Z2018-03-28CARDOSO, Raymison Rodrigues. Aterro estruturado com colunas de jet grouting e reforçado com geossintéticos construído sobre solo mole: caso de obra do encontro de ponte sobre o rio Curimataú, BR-101/RN. 2018. 174f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25707A fundação de uma estrutura, seja um aterro rodoviário ou edificação, exige condições geotécnicas de solos estáveis, significando que o investimento estará isento de riscos. Caso inexistam, análises deverão ser feitas por engenheiro geotécnico, de modo a apresentar reduções adequadas. A presença de solo mole em qualquer terreno, seja a partir da superfície ou em camadas sub-horizontais, incorre, naturalmente, na necessidade de cálculos de estabilidade e recalques, normalmente envolvendo análise computacional. O presente estudo contribuiu para um melhor conhecimento da técnica de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de jet grouting encabeçadas por plataforma de transferência de carga com geossintéticos, bem como do seu comportamento evolutivo no tempo resultante do processo de transferência de carga. É detalhado o local do estudo de caso e apresentada a investigação geotécnica realizada, como também apresenta-se os parâmetros adotados no projeto de construção dos aterros sobre solos moles do projeto da obra de duplicação da BR101/RN, o chamado corredor nordeste, seu histórico e parâmetros geotécnicos. É demostrada a metodologia adotada para modelagem de reforços de estruturas rodoviária com a técnica de jet grouting, sendo descrito como são estimados os parâmetros utilizados na modelagem do sistema. A aplicação da metodologia proposta é apresentada utilizando como cenário geotécnico as características do subsolo da área do vale do Curimataú. Com a utilização deste modelo comparou-se numericamente os dados dos deslocamentos medidos em campo, a qual sofreu ruptura antes da intervenção estudada. Foi observada condições de ruptura e deformações excessivas e para sua estabilização a técnica de jet grouting foi aplicada. O comportamento da obra foi analisado no período pós-construtivo. Para o bom desempenho de aterros sobre solo mole faz-se necessário um monitoramento, em todas as fases de sua construção, com a instalação de instrumentos de controle para acompanhar o desempenho da camada mole e do maciço, a evolução dos recalques, os deslocamentos horizontais objetivando prevenir de algum problema que venha afetar a estabilidade do aterro.A structure foundation, whether a highway or a building, requires geotechnical conditions of stable soils, meaning that the planned investment is without risk. In case if that is non-existent, the geotechnical engineer should to do a needed analysis, in order to solve possible risks. The presence of soft soil in any terrain, whether from surface or even in sub horizontal layers, naturally makes necessary a stability calculation, usually it involves computational analysis. This study contributes to a better knowledge of the landfill technique over reinforced soft soils with jet grout column, preceded for load transfer platform with geosynthetic, so as his evolutionary behavior in consolidation transfer charge process resulting time. The study case place is detailed and the made geotechnical investigation will be present. As the used parameters are presented in landfill construction project over soft soil of the work project of duplication of BR-101/RN highway, the called northeast corridor, his history and geotechnical baseline. The methodology adopted shall be demonstrated to made road structural reinforcement with jet grouting technique, being described how the estimated parameters are used in modeling of system. The application of the proposed methodology is presented using as geotechnical scenario the soil characteristics of the Vale do Curimataú área. With this model utilization, it is intended to compare numerically the displacement datas that was measured in field, this area has a failure before this intervention study. Were observed a failure conditions and excessive deformations and to stabilize it, was applied the jet grouting technique. The building behavior was analyzed in post-construction period. To a successful performance of landfill over soft soil, it makes necessary a monitoring in all of the construction stages, with installing control instruments to follow the soft layer and massif performance, the movement soil evolution, the horizontal displacements, and prevent of some future problems that could negatively affect the landfill stabilityporCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEstabilidade de aterroSolo moleJet GroutingReforço de aterroGeossintéticosAterro estruturado com colunas de jet grouting e reforçado com geossintéticos construído sobre solo mole: caso de obra do encontro de ponte sobre o rio Curimataú, BR-101/RNStructured landfill with jet grouting columns and reinforced with geosynthetics built on soft ground case study of the bridge encounter on the Curimataú River, BR-101/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.txtRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain249108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25707/2/RaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.txt95204cca4b37a3cfda973733ef8c5519MD52THUMBNAILRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.jpgRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25707/3/RaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.jpg26b181d9b146367ebf5c4bad864c4e8fMD53TEXTRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.txtRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain249108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25707/2/RaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.txt95204cca4b37a3cfda973733ef8c5519MD52THUMBNAILRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.jpgRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25707/3/RaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdf.jpg26b181d9b146367ebf5c4bad864c4e8fMD53ORIGINALRaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdfapplication/pdf17226441https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25707/1/RaymisonRodriguesCardoso_DISSERT.pdfa88c826a113ebdf00710a80fd071697cMD51123456789/257072019-01-30 10:47:18.472oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25707Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:47:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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