Diário de bordo: diálogos sobre turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da vivência no território indígena Eleotérios do Catu/RN
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57410 |
Resumo: | Compreender o turismo como dinâmico e complexo leva a assumir a interdisciplinaridade como um caminho para inferências ampliadas a respeito deste enquanto fenômeno social. Assumir estas questões significa refletir sobre uma epistemologia do turismo que se faça transfronteiriça deslizando seu entendimento a partir das contingências que formam os discursos por meio da posição dos sujeitos. Analisar a prática social discursiva presente na interseção turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da compreensão de elementos advindos da emergência dos processos de resistência e etnogênese no território indígena Eleotérios do Catu/RN/Brasil é o objetivo deste trabalho. A inspiração foucaultiana se apresenta como lente para observar tal realidade tomando como mote para uma abordagem analítica processual localizada nos estudos críticos em turismo. Os caminhos investigativos trilhados se dão a partir de um percurso metodológico que não se fez estanque ao longo do processo. Este incorpora análise documental de fontes primárias e secundárias. Às primeiras se atém às informações institucionais atreladas às temáticas analisadas. Às segundas, a partir da Revisão Narrativa da Literatura (RNL) e da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Considerando o campo empírico de observação, as estratégias assumidas foram a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas com residentes e por meio de um grupo focal com visitantes. Tais etapas se utilizaram da etnografia fílmica como mecanismo de compreensão, bem como, de plataformas remotas de interação social. Além disso, também foi possível o registro de diálogos informais com representantes do Estado tanto por meio de aplicativos de mensagens quanto a partir de visitas aos órgãos, juntamente com solicitações institucionais via ofícios expedidos pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Os resultados demonstram que compreender a prática social discursiva no Território Eleóterios do Catu leva a perceber o processo de retomada e etnogênese presente naquele território situando os discursos na perspectiva política da resistência dos povos originários. Isso faz com as características da recepção de visitantes ali realizada configurem-se como mais uma estratégia de autoafirmação e autorreconhecimento do povo que habita o território. Assim, articular o saber/fazer de práticas turísticas e recreativas entre os Potiguaras do Katu remete à compreensão do processo de colonização europeia e das invisibilidades dele resultantes. Isso precisa dialogar com outra realidade implicada na prática discursiva do território, o fato dele estar inserido no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como parte da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una (APAPU) o que demanda a observância aos dispositivos de regulação ali localizados. Estes muitas vezes podem ainda trazer elementos do discurso hegemônico de conservação da natureza do século XX que desconsidera a voz das populações residentes, de modo que incorporar a voz dos povos originários no processo decisório da gestão de tais espaços é o que se espera da relações homem-natureza no século XXI. É nisso que reside o diário de bordo ora apresentado, uma discussão que reflete acerca da necessidade de diálogo entre áreas naturais protegidas e povos originários para melhor pensar/fazer o planejamento e gestão do turismo, cuja apresentação se dará em formato multi-paper, por meio de quatro capítulos que dialogam entre si. |
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Justino, Ana Neri da Pazhttps://orcid.org/0000-0001-7251-7939http://lattes.cnpq.br/5671564213704591https://orcid.org/0000-0002-1628-3493http://lattes.cnpq.br/0025142529544906Ferreira, Flávio Rodrigo FreireRezende Filho, Mozart Fazitohttps://orcid.org/0000-0002-7528-6619http://lattes.cnpq.br/1500119299281914Brumatti, Paula Normandia MoreiraFigueiredo, Silvio José de LimaNóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça2024-01-24T17:22:51Z2024-01-24T17:22:51Z2023-09-25JUSTINO, Ana Neri da Paz. Diário de bordo: diálogos sobre turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da vivência no território indígena Eleotérios do Catu/RN. Orientador: Dr. Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega. 2023. 264f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57410Compreender o turismo como dinâmico e complexo leva a assumir a interdisciplinaridade como um caminho para inferências ampliadas a respeito deste enquanto fenômeno social. Assumir estas questões significa refletir sobre uma epistemologia do turismo que se faça transfronteiriça deslizando seu entendimento a partir das contingências que formam os discursos por meio da posição dos sujeitos. Analisar a prática social discursiva presente na interseção turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da compreensão de elementos advindos da emergência dos processos de resistência e etnogênese no território indígena Eleotérios do Catu/RN/Brasil é o objetivo deste trabalho. A inspiração foucaultiana se apresenta como lente para observar tal realidade tomando como mote para uma abordagem analítica processual localizada nos estudos críticos em turismo. Os caminhos investigativos trilhados se dão a partir de um percurso metodológico que não se fez estanque ao longo do processo. Este incorpora análise documental de fontes primárias e secundárias. Às primeiras se atém às informações institucionais atreladas às temáticas analisadas. Às segundas, a partir da Revisão Narrativa da Literatura (RNL) e da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Considerando o campo empírico de observação, as estratégias assumidas foram a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas com residentes e por meio de um grupo focal com visitantes. Tais etapas se utilizaram da etnografia fílmica como mecanismo de compreensão, bem como, de plataformas remotas de interação social. Além disso, também foi possível o registro de diálogos informais com representantes do Estado tanto por meio de aplicativos de mensagens quanto a partir de visitas aos órgãos, juntamente com solicitações institucionais via ofícios expedidos pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Os resultados demonstram que compreender a prática social discursiva no Território Eleóterios do Catu leva a perceber o processo de retomada e etnogênese presente naquele território situando os discursos na perspectiva política da resistência dos povos originários. Isso faz com as características da recepção de visitantes ali realizada configurem-se como mais uma estratégia de autoafirmação e autorreconhecimento do povo que habita o território. Assim, articular o saber/fazer de práticas turísticas e recreativas entre os Potiguaras do Katu remete à compreensão do processo de colonização europeia e das invisibilidades dele resultantes. Isso precisa dialogar com outra realidade implicada na prática discursiva do território, o fato dele estar inserido no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como parte da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una (APAPU) o que demanda a observância aos dispositivos de regulação ali localizados. Estes muitas vezes podem ainda trazer elementos do discurso hegemônico de conservação da natureza do século XX que desconsidera a voz das populações residentes, de modo que incorporar a voz dos povos originários no processo decisório da gestão de tais espaços é o que se espera da relações homem-natureza no século XXI. É nisso que reside o diário de bordo ora apresentado, uma discussão que reflete acerca da necessidade de diálogo entre áreas naturais protegidas e povos originários para melhor pensar/fazer o planejamento e gestão do turismo, cuja apresentação se dará em formato multi-paper, por meio de quatro capítulos que dialogam entre si.Understand tourism as dynamic and complex leads to assuming interdisciplinarity as a path to expanded inferences about this as a social phenomenon. Assuming these questions means reflecting on an epistemology of tourism that is made cross-border sliding their understanding from the contingencies that form the discourses from the position of the subjects. To analyse the discursive social practice present at the intersection tourism, protected natural areas and native peoples from the understanding of elements arising from the emergence of the processes of resistance and ethnogenesis in the indigenous territory Eleotérios do Catu/ RN/ Brazil is the objective of this work. Foucault’s inspiration is presented as a lens to observe this reality taking as a motto for a procedural analytical approach located in critical studies in tourism. The investigative paths taken are based on a methodological path that was not stopped throughout the process. This incorporates documentary analysis from primary and secondary sources. The former are tied to institutional information linked to the themes analysed. On Mondays, from the Narrative Literature Review (RNL) and the Systematic Literature Review (RSL). Considering the empirical field of observation, the strategies assumed were participant observation, semi-structured interviews with residents and through a focus group with visitors. These steps used filmic ethnography as a mechanism of understanding, as well as remote platforms of social interaction. In addition, it was also possible to register informal dialogues with state representatives both through messaging applications and from visits to agencies, along with institutional requests via offices issued by the Post-State Program Degree in Tourism from the Federal University of Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). The results show that understanding the discursive social practice in the Territory Eleóterios do Catu leads to realize the process of resumption and ethnogenesis present in that space situating the discourses in the political perspective of resistance of native peoples. This makes the characteristics of the reception of visitors held there configure as another strategy of self-affirmation and self-recognition of the people who inhabit the territory. Thus, articulating the knowledge/do of tourist and recreational practices among the Potiguaras do Katu refers to the understanding of the European colonization process and the invisibilities resulting from it. This needs to dialogue with another reality involved in the discursive practice of the territory, the fact that it is inserted in the National System of Conservation Units (SNUC) as part of the Piquiri-Una Environmental Protection Area (APAPU) which demands compliance with the normative devices located there. These can often still bring elements of the hegemonic discourse of nature conservation of the twentieth century that disregards the voice of resident populations, so that incorporating the voice of native peoples in the decision-making process of managing such spaces is what is expected of man-nature relations in the 21st century. This is what lies in the logbook presented here, a discussion that reflects on the need for dialogue between protected natural areas and native peoples to better think/make the planning and management of tourism, whose presentation will be in multi-paper format, through four chapters that dialogue with each other.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOPovos origináriosÁreas naturais protegidasTerritório Indígena Eleotérios do Catu/RNPotiguaras do KatuPlanejamento e gestão do turismoDiário de bordo: diálogos sobre turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da vivência no território indígena Eleotérios do Catu/RNLogbook: dialogues about tourism, protected natural areas and native peoples from the experience in the indigenous territory Eleotérios do Catu/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiariobordodialogos_Justino_2023.pdfapplication/pdf34498089https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57410/1/Diariobordodialogos_Justino_2023.pdf3a1dac03699db3f4430cfb3424ad1028MD51123456789/574102024-01-24 14:23:26.757oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57410Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-24T17:23:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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