A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jonatas Pereira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32408
Resumo: As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada às medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco e nas idades mais baixas, a imaturidade do sistema imune. O processo de educação em saúde é considerado uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização sobre as helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. O resultado aponta que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto se mostrou efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.
id UFRN_35bc8e7894e299c10ad5e7942665b3d5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32408
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Jonatas Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/0915018774173823Ferreira, Maria Ângela FernandesCamarotti, Maria de FátimaPiuvezam, Grasiela2021-05-05T19:42:34Z2021-05-05T19:42:34Z2018-07-16LIMA, Jonatas Pereira de. A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares. 2018. 81f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32408As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada às medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco e nas idades mais baixas, a imaturidade do sistema imune. O processo de educação em saúde é considerado uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização sobre as helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. O resultado aponta que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto se mostrou efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.The helminthiases are diseases that have as main targets the children of school age, especially in the age group between 3 and 12 years. This fact is justified by the lack of information related to personal hygiene measures and the greater contact of these subjects with risk environments. The process of health education is considered an important tool to control and prevent these. The objective of this study was to evaluate the effectiveness of a school health education program aimed at the prevention of helminth diseases at two moments, one month and one year after the implemented health education practices. This is a research with epidemiological design of intervention of the type prophylactic clinical trial. The study was carried out at the Sesquicentennial Teaching-Learning Experimental State Center (CEEEA Sesqui.), And included in the data collection children aged 10 to 14 years, enrolled in the 6th and 7th year of Elementary School II. The methodological procedures developed in the project include the following steps: Baseline, Educational intervention for teaching and sensitization of helminthiases, Post-test T1 performed one month after the intervention and Post-test T2 performed one year after project completion and Test application with Group control. Preliminary results indicate that after the application of the intervention the number of hits related to the transmission of the diseases were: Ascaridiasis (86.7%), Enterobiosis (86.7%), Schistosomiasis (89.6%), Ancylostomiasis) and teniasis (84.4%). One year after the educational intervention, the results remained positive Ascaridiasis (77.8%), Enterobiosis (72.7%), Schistosomiasis (80.7%), Ancylostomiasis (74.1%) and Teniasis (83%). Thus, the results indicate that the proposed intervention model was effective one month later and remained one year after the intervention, so that the methodology used can be recommended for interventions in health education for schoolchildren in this age group.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilEducação em saúdeHelmintíasesParasitologiaA eficácia de um programa de educação em saúde em escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEficaciaprogramaeducacao_Lima_2018.pdfapplication/pdf5641609https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32408/1/Eficaciaprogramaeducacao_Lima_2018.pdf102ba12c99de7b2e051b3fce701d82ecMD51123456789/324082021-05-11 20:30:49.376oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32408Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T23:30:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
title A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
spellingShingle A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
Lima, Jonatas Pereira de
Educação em saúde
Helmintíases
Parasitologia
title_short A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
title_full A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
title_fullStr A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
title_full_unstemmed A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
title_sort A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares
author Lima, Jonatas Pereira de
author_facet Lima, Jonatas Pereira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0915018774173823
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Ângela Fernandes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Camarotti, Maria de Fátima
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jonatas Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piuvezam, Grasiela
contributor_str_mv Piuvezam, Grasiela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Helmintíases
Parasitologia
topic Educação em saúde
Helmintíases
Parasitologia
description As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada às medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco e nas idades mais baixas, a imaturidade do sistema imune. O processo de educação em saúde é considerado uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização sobre as helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. O resultado aponta que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto se mostrou efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T19:42:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T19:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Jonatas Pereira de. A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares. 2018. 81f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32408
identifier_str_mv LIMA, Jonatas Pereira de. A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares. 2018. 81f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32408/1/Eficaciaprogramaeducacao_Lima_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 102ba12c99de7b2e051b3fce701d82ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832705133608960