Jornada de compra omnichannel: um estudo sobre uma fábrica de semijoias em Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carla Jacy da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46281
Resumo: O presente trabalho busca entender a perceção dos gestores de uma determinada fábrica de semijoias, localizada na cidade de Natal-RN, em relação à implantação da venda pelo formato Omnichannel: os riscos durante o desenvolvimento do projeto; as vantagens da venda multicanal; as mudanças realizadas na estrutura organizacional para interligar todos os canais de venda. Além disso, principalmente, como afetaria a jornada de compra do consumidor. Este conceito, que é uma perspectiva mais evoluída do multi channel e cross channel, traz a onipresença de ofertas, ou seja, a integração e a interação dos canais de marketing, proporcionando uma experiência de compra única ao usuário. Foi realizado na perspectiva do estudo de caso, que segundo Yin (2015), pode ser tratado como importante estratégia metodológica para a pesquisa em ciências humanas, pois permite ao investigador um aprofundamento em relação ao fenômeno estudado, revelando nuances difíceis de serem enxergadas “a olho nu”. Os dados primários foram coletados por meio de observação e entrevista em profundidade (Vergara, 2012). As entrevistas em profundidade foram aplicadas individualmente no ambiente da organização, gravadas e guiadas por um roteiro de entrevista. Tal questionário foi feito com pessoas envolvidas no processo de implementação do omnichannel. Os resultados mostram que o caso estudado busca criar a experiência de compra para seu cliente final de forma a gerar fidelização e se ajusta antecipadamente às expectativas dos clientes. A empresa analisa novas tendências de mercado e pesquisa o consumidor para acompanhar as mudanças comportamentais que afetam a decisão de compra. Ela também entende a necessidade do Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de semijoias brasileiro. A integração de canais on-line e off-line, de criação de novos formatos, bem como de adaptação dos antigos.
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Além disso, principalmente, como afetaria a jornada de compra do consumidor. Este conceito, que é uma perspectiva mais evoluída do multi channel e cross channel, traz a onipresença de ofertas, ou seja, a integração e a interação dos canais de marketing, proporcionando uma experiência de compra única ao usuário. Foi realizado na perspectiva do estudo de caso, que segundo Yin (2015), pode ser tratado como importante estratégia metodológica para a pesquisa em ciências humanas, pois permite ao investigador um aprofundamento em relação ao fenômeno estudado, revelando nuances difíceis de serem enxergadas “a olho nu”. Os dados primários foram coletados por meio de observação e entrevista em profundidade (Vergara, 2012). As entrevistas em profundidade foram aplicadas individualmente no ambiente da organização, gravadas e guiadas por um roteiro de entrevista. Tal questionário foi feito com pessoas envolvidas no processo de implementação do omnichannel. Os resultados mostram que o caso estudado busca criar a experiência de compra para seu cliente final de forma a gerar fidelização e se ajusta antecipadamente às expectativas dos clientes. A empresa analisa novas tendências de mercado e pesquisa o consumidor para acompanhar as mudanças comportamentais que afetam a decisão de compra. Ela também entende a necessidade do Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de semijoias brasileiro. A integração de canais on-line e off-line, de criação de novos formatos, bem como de adaptação dos antigos.The present project seeks to understand the perception of managers of a semi- jewel factory, located in the city of Natal-RN, in relation to the implementation of sales through the Omnichannel format: the risks during the development of the project; the advantages of multichannel selling; the changes made in the organizational structure to link all sales channels. Also, mainly, how it would affect the consumer's purchase journey. This concept, which is a more evolved perspective of multi-channel and cross-channel, brings the ubiquity of offers, that is, the integration and interaction of marketing channels, providing a unique shopping experience to the user. It was carried out from the perspective of the case study, which according to Yin (2015), can be treated as an important methodological strategy for research in the human sciences, as it allows the researcher to go deeper into the phenomenon studied, revealing nuances that are difficult to see “the naked eye". Primary data were collected through observation and in-depth interviews (Vergara, 2012). The in-depth interviews were applied individually in the organization's environment, recorded and guided by an interview script. This questionnaire was made with people involved in the omnichannel implementation process. The results show that the case studied seeks to create a shopping experience for its final customer in order to generate loyalty and adjust in advance to customer expectations. The company analyzes new market trends and researches the consumer to follow the behavioral changes that affect the purchase decision. It also understands the needing for Omnichannel as an innovation strategy in Brazilian semi-jewels retail. The integration of online and offline channels, the creation of new formats, as well as the adaptation of old ones.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAdministraçãoEstratégia de vendaOmnichannelFábrica de semijoiasAdministrationSales strategySemi-jewel factoryJornada de compra omnichannel: um estudo sobre uma fábrica de semijoias em Natal-RNOmnichannel purchase journey: a study on a semi-fine jewelry factory in Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJornadaCompraOmnichannel_Melo_2022.pdfJornadaCompraOmnichannel_Melo_2022.pdfapplication/pdf1467608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46281/1/JornadaCompraOmnichannel_Melo_2022.pdf02bab765546c27a3d2adde7994e53b82MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46281/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/462812023-06-23 14:30:35.547oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:30:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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