Tecnologias no serviço público: a possibilidade de melhoria na gestão de filas da UFERSA Angicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pordeus, Ana Cecília Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36715
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar se o uso de tecnologias pode auxiliar o gerenciamento de filas em nosso objeto estudo: o campus avançado de Angicos/RN da autarquia UFERSA. Para tanto, pode-se dividir esta pesquisa em três partes. A primeira diz respeito a uma análise documental através de pesquisa bibliográfica e documental do uso de tecnologias no gerenciamento de filas na administração pública brasileira; em seguida, o mapeamento dos processos através de uma pesquisa documental das operações do campus as quais geram filas; em terceiro, realizar uma análise comparativa por pesquisa bibliográfica e documental para propositura de estratégias com objetivo de solucionar as filas. Novamente, os resultados dividem-se em três: em primeiro lugar, foram identificados os agendamentos virtuais, os filômetros, o Google Meu Negócio, o aplicativo Fila Digital e soluções específicas para restaurante universitário e ônibus circular; em segundo lugar, com os processos mapeados, foi possível identificar os gargalos dos processos da referida organização; em terceiro lugar, sugerem-se estratégias de gerenciamento de filas através da simplificação dos processos, a qual perpassa pela automação, identificação dos momentos de pico e os pré-atendimentos virtuais, em contrapartida, também oferece-se a possibilidade da otimização do tempo de espera através do treinamento do cidadão.
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A primeira diz respeito a uma análise documental através de pesquisa bibliográfica e documental do uso de tecnologias no gerenciamento de filas na administração pública brasileira; em seguida, o mapeamento dos processos através de uma pesquisa documental das operações do campus as quais geram filas; em terceiro, realizar uma análise comparativa por pesquisa bibliográfica e documental para propositura de estratégias com objetivo de solucionar as filas. Novamente, os resultados dividem-se em três: em primeiro lugar, foram identificados os agendamentos virtuais, os filômetros, o Google Meu Negócio, o aplicativo Fila Digital e soluções específicas para restaurante universitário e ônibus circular; em segundo lugar, com os processos mapeados, foi possível identificar os gargalos dos processos da referida organização; em terceiro lugar, sugerem-se estratégias de gerenciamento de filas através da simplificação dos processos, a qual perpassa pela automação, identificação dos momentos de pico e os pré-atendimentos virtuais, em contrapartida, também oferece-se a possibilidade da otimização do tempo de espera através do treinamento do cidadão.This study aims to analyze whether the use of technologies can help queue management in our object of study: the advanced campus of Angicos/RN of the UFERSA autarchy. This research can be divided into three parts. The first one, concerns a documental analysis through bibliographic and documental research on the use of technologies in queue management in the Brazilian public administration; the second, the mapping of processes through a documentary research of campus operations which generate queues; the third and final one aims to carry out a comparative analysis through bibliographic and documentary research to propose strategies with the objective of solving the queues. Again, the results are divided into three: first, virtual appointments, “filômetros” (neologism for queue meter), Google My Business, the Fila Digital app and specific solutions for university restaurants and shuttle buses were identified; secondly, with the processes mapped, it was possible to identify the bottlenecks in the processes of that organization; lastly, queue management strategies are suggested through the simplification of processes, which involves automation, identification of peak moments and virtual pre-services, on the other hand, it also offers the possibility of optimizing the time of wait through citizen training.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministração PúblicaUFRNBrasilDepartamento de Administração Pública e Gestão SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologiaGerenciamento de filasEficiênciaUniversidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)AngicosRio Grande do NorteTechnologyQueue managementEfficiencyFederal Rural University of the Semi-Arid (UFERSA)AngicosRio Grande do NorteTecnologias no serviço público: a possibilidade de melhoria na gestão de filas da UFERSA AngicosTechnologies in brazilian public service: possibilities of improviment in queue management at UFERSA Angicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiasServicoPublico_Pordeus_2021.pdfTecnologiasServicoPublico_Pordeus_2021.pdfapplication/pdf2068184https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36715/1/TecnologiasServicoPublico_Pordeus_2021.pdf554deffbb09e89b7dc8ac20de3820ceeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36715/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36715/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/367152021-10-04 11:41:49.817oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-04T14:41:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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