Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ildisnei Medeiros da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.
id UFRN_36afb4f7f0b6b82e8ce1409c9bab8b57
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21233
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ildisnei Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/2592386398280348http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Silva, Carolina Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3194365326893224Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Araújo, José Sávio Oliveira de2016-08-23T22:27:25Z2016-08-23T22:27:25Z2015-12-21SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.This work aims, from the exchange and dialogue with the agents involved in the research process, discuss the ways for planning a Dialogic Teaching Theatre proposed by the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching subproject Theatre UFRN, considering Freire's thought in relation to the dialogue, and the teaching moments (Study of Reality, Knowledge Organization and Application of Knowledge) proposed by the Group of Studies and educational Practices in Movement UFRN. The research develops a joint effort with stakeholders relying on the "dialogical" and "problem-based approach" as mobilizing methodological foundations for the construction of knowledge in both the group PIBID Theatre / UFRN, as the group attended by fellows of this program in Municipal school Professor Laércio Fernandes Monteiro, on Natal-RN. Through a participatory research, a constant movement of action-reflection-action, and making use of some instruments of school ethnography, as participant observation, unstructured interviews, and graphics and textual records, is that it has trodden and built the search this way, experiencing and questioning the experience. Thus, the theoretical framework of this thesis are located on Paulo Freire's work as it relates primarily to the dialogical education, in pedagogical systematization of the Study Group and Educational Practices in Movement (GEPEM / UFRN), and the Research Laboratory of production scenography and scene Technologies (CENOTEC / UFRN), with regard to the construction of an educational process that considers the realities of the subjects in connecting these realities and specific knowledge of the taught area, relationships between specific area and other areas of knowledge, and recognizing the school as a space for dialogue.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASEnsinoTeatroDiálogoPIBIDPlanejamento pedagógicoEnsino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdfEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdfapplication/pdf1595277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/1/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdfbe6187a87d32e1ac859ceae44c8a1042MD51TEXTIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txtIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain323040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/6/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txt64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642MD56EnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.txtEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain323040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/8/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.txt64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642MD58THUMBNAILIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/7/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpg4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024MD57EnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.jpgEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/9/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.jpg4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024MD59123456789/212332019-01-29 19:36:55.249oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:36:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
title Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
spellingShingle Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
Silva, Ildisnei Medeiros da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Ensino
Teatro
Diálogo
PIBID
Planejamento pedagógico
title_short Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
title_full Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
title_fullStr Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
title_full_unstemmed Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
title_sort Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
author Silva, Ildisnei Medeiros da
author_facet Silva, Ildisnei Medeiros da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2592386398280348
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5026604704788382
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Carolina Vieira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3194365326893224
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ildisnei Medeiros da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
contributor_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Ensino
Teatro
Diálogo
PIBID
Planejamento pedagógico
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Teatro
Diálogo
PIBID
Planejamento pedagógico
description O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-23T22:27:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-23T22:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233
identifier_str_mv SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/1/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/6/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/8/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/7/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/9/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be6187a87d32e1ac859ceae44c8a1042
64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642
64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642
4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024
4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832700686598144