Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233 |
Resumo: | O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo. |
id |
UFRN_36afb4f7f0b6b82e8ce1409c9bab8b57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21233 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ildisnei Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/2592386398280348http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Silva, Carolina Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3194365326893224Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Araújo, José Sávio Oliveira de2016-08-23T22:27:25Z2016-08-23T22:27:25Z2015-12-21SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.This work aims, from the exchange and dialogue with the agents involved in the research process, discuss the ways for planning a Dialogic Teaching Theatre proposed by the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching subproject Theatre UFRN, considering Freire's thought in relation to the dialogue, and the teaching moments (Study of Reality, Knowledge Organization and Application of Knowledge) proposed by the Group of Studies and educational Practices in Movement UFRN. The research develops a joint effort with stakeholders relying on the "dialogical" and "problem-based approach" as mobilizing methodological foundations for the construction of knowledge in both the group PIBID Theatre / UFRN, as the group attended by fellows of this program in Municipal school Professor Laércio Fernandes Monteiro, on Natal-RN. Through a participatory research, a constant movement of action-reflection-action, and making use of some instruments of school ethnography, as participant observation, unstructured interviews, and graphics and textual records, is that it has trodden and built the search this way, experiencing and questioning the experience. Thus, the theoretical framework of this thesis are located on Paulo Freire's work as it relates primarily to the dialogical education, in pedagogical systematization of the Study Group and Educational Practices in Movement (GEPEM / UFRN), and the Research Laboratory of production scenography and scene Technologies (CENOTEC / UFRN), with regard to the construction of an educational process that considers the realities of the subjects in connecting these realities and specific knowledge of the taught area, relationships between specific area and other areas of knowledge, and recognizing the school as a space for dialogue.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASEnsinoTeatroDiálogoPIBIDPlanejamento pedagógicoEnsino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdfEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdfapplication/pdf1595277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/1/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdfbe6187a87d32e1ac859ceae44c8a1042MD51TEXTIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txtIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain323040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/6/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txt64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642MD56EnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.txtEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain323040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/8/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.txt64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642MD58THUMBNAILIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/7/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpg4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024MD57EnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.jpgEnsinoTeatroDiálogo_Silva_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/9/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.jpg4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024MD59123456789/212332019-01-29 19:36:55.249oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:36:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
title |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
spellingShingle |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN Silva, Ildisnei Medeiros da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS Ensino Teatro Diálogo PIBID Planejamento pedagógico |
title_short |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
title_full |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
title_fullStr |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
title_full_unstemmed |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
title_sort |
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
author |
Silva, Ildisnei Medeiros da |
author_facet |
Silva, Ildisnei Medeiros da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2592386398280348 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5026604704788382 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Carolina Vieira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3194365326893224 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ildisnei Medeiros da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
contributor_str_mv |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS Ensino Teatro Diálogo PIBID Planejamento pedagógico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Teatro Diálogo PIBID Planejamento pedagógico |
description |
O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-23T22:27:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-23T22:27:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ildisnei Medeiros da. Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/1/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/6/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/8/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/7/IldisneiMedeirosDaSilva_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21233/9/EnsinoTeatroDi%c3%a1logo_Silva_2015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be6187a87d32e1ac859ceae44c8a1042 64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642 64b16b2cb7368d8bf9703947948ec642 4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024 4d4c0862ccc8e11ce74bc2c244ce1024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832700686598144 |