Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candreva, Rodrigo dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137
Resumo: Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.
id UFRN_37679a19824f3276563126f286b41e05
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52137
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Candreva, Rodrigo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6076003747222204http://lattes.cnpq.br/1150673024968512Lima, Alexsandro Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2452557056611320Costa, Jefferson Soares dahttps://orcid.org/0000-0002-9830-0495http://lattes.cnpq.br/9175100603360900Macedo Filho, Antônio deFeitosa, Carlos Chesman de Araújo2023-04-13T22:58:44Z2023-04-13T22:58:44Z2023-01-20CANDREVA, Rodrigo dos Santos. Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo. Orientador: Carlos Chesman de Araújo Feitosa. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.This study aims to create a portable experimental device and a didactic sequence as an educational product to teachers to provide the lack of supplies in schools, mainly public ones with no laboratory to experimental practices related to the vacuum theme. The didactic sequence has its bases in the ISLE learning functional theory. The teacher of Physics and author of this research applied the didactic sequence. This study aims to contribute to teaching this subject and its relation to some phenomena. The application of this product (experimental device and didactic sequence) occurred with students from the 2 nd level of the Integral Time High School, in the Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, in Muriú, located in the Ceará-Mirim, region of Rio Grande do Norte, in the Physics subject. This activity comprehends six classes, considering 50 minutes for each one. In the pre-test and post-test, students received information about instruments to use during classes, based on qualitative and quantitative experiments about vacuum, showing a technological application and, consequently, the importance of this knowledge to our lives. The didactic product achieved this research proposal with efficiency, showing that students had significant and participative learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEducaçãoTeoria da aprendizagem ISLEExperimento portátilExperimentos portáteis para aula sobre o vácuoPortable experiments to class about vacuuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperimentosportateisaula_Candreva_2023.pdfapplication/pdf3638533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52137/1/Experimentosportateisaula_Candreva_2023.pdf0745e41b81fabff22cf089cdc2dad607MD51123456789/521372023-04-13 19:59:19.039oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52137Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-13T22:59:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Portable experiments to class about vacuum
title Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
spellingShingle Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
Candreva, Rodrigo dos Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Educação
Teoria da aprendizagem ISLE
Experimento portátil
title_short Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
title_full Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
title_fullStr Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
title_full_unstemmed Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
title_sort Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
author Candreva, Rodrigo dos Santos
author_facet Candreva, Rodrigo dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6076003747222204
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1150673024968512
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Jefferson Soares da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9830-0495
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9175100603360900
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Macedo Filho, Antônio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Candreva, Rodrigo dos Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2452557056611320
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitosa, Carlos Chesman de Araújo
contributor_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
Feitosa, Carlos Chesman de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Educação
Teoria da aprendizagem ISLE
Experimento portátil
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Educação
Teoria da aprendizagem ISLE
Experimento portátil
description Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T22:58:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-13T22:58:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANDREVA, Rodrigo dos Santos. Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo. Orientador: Carlos Chesman de Araújo Feitosa. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137
identifier_str_mv CANDREVA, Rodrigo dos Santos. Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo. Orientador: Carlos Chesman de Araújo Feitosa. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52137/1/Experimentosportateisaula_Candreva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0745e41b81fabff22cf089cdc2dad607
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117666406662144