Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137 |
Resumo: | Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos. |
id |
UFRN_37679a19824f3276563126f286b41e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52137 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Candreva, Rodrigo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6076003747222204http://lattes.cnpq.br/1150673024968512Lima, Alexsandro Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2452557056611320Costa, Jefferson Soares dahttps://orcid.org/0000-0002-9830-0495http://lattes.cnpq.br/9175100603360900Macedo Filho, Antônio deFeitosa, Carlos Chesman de Araújo2023-04-13T22:58:44Z2023-04-13T22:58:44Z2023-01-20CANDREVA, Rodrigo dos Santos. Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo. Orientador: Carlos Chesman de Araújo Feitosa. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.This study aims to create a portable experimental device and a didactic sequence as an educational product to teachers to provide the lack of supplies in schools, mainly public ones with no laboratory to experimental practices related to the vacuum theme. The didactic sequence has its bases in the ISLE learning functional theory. The teacher of Physics and author of this research applied the didactic sequence. This study aims to contribute to teaching this subject and its relation to some phenomena. The application of this product (experimental device and didactic sequence) occurred with students from the 2 nd level of the Integral Time High School, in the Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, in Muriú, located in the Ceará-Mirim, region of Rio Grande do Norte, in the Physics subject. This activity comprehends six classes, considering 50 minutes for each one. In the pre-test and post-test, students received information about instruments to use during classes, based on qualitative and quantitative experiments about vacuum, showing a technological application and, consequently, the importance of this knowledge to our lives. The didactic product achieved this research proposal with efficiency, showing that students had significant and participative learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEducaçãoTeoria da aprendizagem ISLEExperimento portátilExperimentos portáteis para aula sobre o vácuoPortable experiments to class about vacuuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperimentosportateisaula_Candreva_2023.pdfapplication/pdf3638533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52137/1/Experimentosportateisaula_Candreva_2023.pdf0745e41b81fabff22cf089cdc2dad607MD51123456789/521372023-04-13 19:59:19.039oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52137Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-13T22:59:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Portable experiments to class about vacuum |
title |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
spellingShingle |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo Candreva, Rodrigo dos Santos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Educação Teoria da aprendizagem ISLE Experimento portátil |
title_short |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
title_full |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
title_fullStr |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
title_full_unstemmed |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
title_sort |
Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo |
author |
Candreva, Rodrigo dos Santos |
author_facet |
Candreva, Rodrigo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6076003747222204 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1150673024968512 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Costa, Jefferson Soares da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9830-0495 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9175100603360900 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Macedo Filho, Antônio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candreva, Rodrigo dos Santos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lima, Alexsandro Pereira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2452557056611320 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitosa, Carlos Chesman de Araújo |
contributor_str_mv |
Lima, Alexsandro Pereira Feitosa, Carlos Chesman de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Educação Teoria da aprendizagem ISLE Experimento portátil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Educação Teoria da aprendizagem ISLE Experimento portátil |
description |
Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-13T22:58:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-13T22:58:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CANDREVA, Rodrigo dos Santos. Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo. Orientador: Carlos Chesman de Araújo Feitosa. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137 |
identifier_str_mv |
CANDREVA, Rodrigo dos Santos. Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo. Orientador: Carlos Chesman de Araújo Feitosa. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52137/1/Experimentosportateisaula_Candreva_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0745e41b81fabff22cf089cdc2dad607 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117666406662144 |