Análise paramétrica das distribuições de momentos fletores e das reações de apoio devido à carga móvel em tabuleiros de pontes esconsas em vigas (grelha) e em laje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pujatti, Olimpia Loures Vale
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29991
Resumo: A análise estrutural de pontes com geometria longitudinal esconsa apresenta maior complexidade quando comparada ao de pontes com traçados retos. Por conta disso existe uma escassez de pesquisas acerca do tema tanto em nível nacional quanto internacional. Assim, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar um estudo paramétrico das distribuições de momentos fletores e das reações de apoio devido à carga móvel em tabuleiros de pontes esconsas em viga (grelha) e em laje. Para tanto, foram construídos modelos numéricos para sistemas estruturais de pontes com tabuleiros em vigas moldadas in loco (grelha) e em laje, via Método dos Elementos Finitos por meio do programa computacional CSiBridge v21, a fim de averiguar: (a) a influência da adição de transversinas de apoio e intermediária nas distribuições de momentos fletores e nas reações de apoio de pontes esconsas em vigas (grelha) e, (b) as distribuições de momentos fletores e reações de apoio nas pontes esconsas em lajes. Em complemento, também foi verificada a proposta de análise preconizada pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO LRFD, 2017), com o intuito de confrontar os resultados obtidos na modelagem. Os resultados mostraram nas situações da ponte ortogonal com longarinas uma distribuição simétrica dos FDMF’s devido à carga móvel. Em todas as situações estudadas nas pontes com longarinas, com a introdução do ângulo de esconsidade ocorreram alterações na distribuição dos momentos fletores, ocorrendo tendência de redução em direção ao ângulo obtuso. As análises globais das reações de apoio devido à carga móvel mostraram que nos modelos de ponte ortogonal, as reações foram uniformemente distribuídas, apresentando valores iguais para os apoios posicionados na mesma distância em relação ao eixo central. A introdução da esconsidade gerou um comportamento desigual das reações ocorrendo uma tendência crescente em direção ao ângulo obtuso. Para alguns modelos a variação percentual entre o apoio próximo ao ângulo obtuso e o apoio usado como referência, próximo ao ângulo agudo chegou a quase 50%. Nas pontes esconsas em laje, em todos os casos analisados, a esconsidade gerou uma redução significativa na reação no apoio próximo ao ângulo agudo, ocorrendo uma tendência crescente em direção ao ângulo obtuso, se apresentando de forma mais elevada no apoio mais próximo do ângulo obtuso. Quando analisado o comportamento do momento fletor, também pôde-se observar mudança de seu comportamento com a introdução da esconsidade. No geral o momento Mx e My, em módulo tornaram-se maiores próximos ao ângulo obtuso. Por fim, os percentuais e variações observados para o modelo em laje se apresentaram bem superiores ao observados nos modelos em grelha.
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Assim, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar um estudo paramétrico das distribuições de momentos fletores e das reações de apoio devido à carga móvel em tabuleiros de pontes esconsas em viga (grelha) e em laje. Para tanto, foram construídos modelos numéricos para sistemas estruturais de pontes com tabuleiros em vigas moldadas in loco (grelha) e em laje, via Método dos Elementos Finitos por meio do programa computacional CSiBridge v21, a fim de averiguar: (a) a influência da adição de transversinas de apoio e intermediária nas distribuições de momentos fletores e nas reações de apoio de pontes esconsas em vigas (grelha) e, (b) as distribuições de momentos fletores e reações de apoio nas pontes esconsas em lajes. Em complemento, também foi verificada a proposta de análise preconizada pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO LRFD, 2017), com o intuito de confrontar os resultados obtidos na modelagem. Os resultados mostraram nas situações da ponte ortogonal com longarinas uma distribuição simétrica dos FDMF’s devido à carga móvel. Em todas as situações estudadas nas pontes com longarinas, com a introdução do ângulo de esconsidade ocorreram alterações na distribuição dos momentos fletores, ocorrendo tendência de redução em direção ao ângulo obtuso. As análises globais das reações de apoio devido à carga móvel mostraram que nos modelos de ponte ortogonal, as reações foram uniformemente distribuídas, apresentando valores iguais para os apoios posicionados na mesma distância em relação ao eixo central. A introdução da esconsidade gerou um comportamento desigual das reações ocorrendo uma tendência crescente em direção ao ângulo obtuso. Para alguns modelos a variação percentual entre o apoio próximo ao ângulo obtuso e o apoio usado como referência, próximo ao ângulo agudo chegou a quase 50%. Nas pontes esconsas em laje, em todos os casos analisados, a esconsidade gerou uma redução significativa na reação no apoio próximo ao ângulo agudo, ocorrendo uma tendência crescente em direção ao ângulo obtuso, se apresentando de forma mais elevada no apoio mais próximo do ângulo obtuso. Quando analisado o comportamento do momento fletor, também pôde-se observar mudança de seu comportamento com a introdução da esconsidade. No geral o momento Mx e My, em módulo tornaram-se maiores próximos ao ângulo obtuso. Por fim, os percentuais e variações observados para o modelo em laje se apresentaram bem superiores ao observados nos modelos em grelha.The structural analysis of the bridges with skew longitudinal geometry presents greater complexity when compared to a straight bridge. Therefore, there is a shortage of research on the subject both nationally and internationally. The objective of this work was to perform a parametric study of the bending moment distribution according to the moving load and the support reactions in skew bridges made with grid and slab. To reach this purpose, numerical models were constructed for structural systems of bridges with trays in beams molded in loco and in slab, using the Finite Element Method using the computer program CSiBridge v21, in order to acheive: (a) the influence of the addition of supporting and intermediate crossbeams on the bending moment distribution and on the support reactions of skewed bridges with multiple grids and, (b) the distribution of bending moments and support reactions on the skewed bridges with slabs. The analysis proposal recommended by the American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO LRFD, 2017) was also applied, in order to compare the results with those obtained in the modeling. The results showed in the situations of the orthogonal bridge with longitudinal girders a symmetrical distribution of the bending moment distribution factor (BMDF’s) due to the mobile load. In all the situations studied on the bridges with side members, with the introduction of the angle of skewed, changes occurred in the distribution of the bending moments. The global analytics of the support reactions due to the mobile load showed that in the orthogonal bridge models, the reactions were evenly distributed, presenting equal values for the supports positioned at the same distance in relation to the central axis. The introduction of obscurity generated an uneven behavior of the reactions, with an increasing trend towards the obtuse angle. For some models, the percentage variation between the support close to the obtuse angle and the support used as a reference, close to the acute angle reached almost 50%. In the hidden bridges in slab, in all the cases analyzed, the obscurity generated a significant reduction in the reaction of the support close to the acute angle, with an increasing trend towards the obtuse angle, presenting itself higher in the support closer to the obtuse angle. When the behavior of the bending moment was analyzed, it was also possible to observe a change in its behavior with the introduction of skews. In general, the Mx and My moment, in module, became larger close to the obtuse angle. Finally, the percentages and variations observed for the slab model were much higher than those observed in the grid models.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilPontes esconsasInfluência das transversinasRigidez do tabuleiroMétodo dos elementos finitosAnálise paramétrica das distribuições de momentos fletores e das reações de apoio devido à carga móvel em tabuleiros de pontes esconsas em vigas (grelha) e em lajeParametric analysis of distribution of the bending moment and support reactions due to the live load in skewed bridges of decks with multiple girders and slabsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdfapplication/pdf7339789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29991/1/Analiseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdfa425f906f9e726650ca18ab0e84f25c7MD51TEXTAnaliseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdf.txtAnaliseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain258926https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29991/2/Analiseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdf.txtd0d83d6af70a9dd1ddae2ebfd522494aMD52THUMBNAILAnaliseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdf.jpgAnaliseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29991/3/Analiseparametricadistribuicoes_Pujatti_2020.pdf.jpg1ea8cb94aae71a7e77dd6d3055332567MD53123456789/299912020-09-13 04:58:01.867oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29991Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-13T07:58:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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