Dança flamenga: corpo, técnica e estética.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34569 |
Resumo: | Este artigo é uma revisão filosófica dialética sobre a técnica aplicada na dança flamenca imbricada às temáticas de corpo e estética desta arte tão característica. Utilizo como problemática central a necessidade de se ter descendência ou nacionalidade espanhola para se dominar a dança flamenca, como um paradigma que compromete o desenvolvimento pleno de alunas de dança flamenca em academias potiguares. A problemática central abordada surgiu a partir da minha experiência como professora e aluna de dança flamenca, onde pude vivenciar metodologias de ensino que aceitam e reafirmam posturas de depreciação do fazer artístico flamenco latino americano, geralmente baseados em determinismos biológicos pouco confiáveis. Acredito que a tentativa de elucidá-las, proposta deste trabalho, pode talvez permitir novos processos, abordagens e estratégias didáticas que de fato proporcionem um ensino-aprendizagem mais salutares quanto à valorização do educando e da arte flamenca em si. O ponto de relevância deste trabalho é identificar a técnica corporal presente na dança flamenca a partir da contextualização e apreciação epistemológica do conceito em Mauss (2003), Aristóteles (1984), Heidegger (2007), Bourdieu (1988), Descartes (2009) e Merleaut-Ponty (2009) sobre corpo e técnica relacionando-os a trabalhos acadêmicos de relevância na área-tema. O trabalho se justifica pelo fato de que a dança flamenca vem paulatinamente conquistando novos adeptos e espaços no Brasil e também por se tratar da modalidade artística que me dediquei como pesquisadora e intérprete de dança nos últimos dez anos. |
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