Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14265
Resumo: O compromisso dessa pesquisa volta-se para a compreensão das práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização de jovens e adultos, bem como se propõe a construir caminhos na busca de práticas que levem em conta as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. Os aportes teóricos que nos guiaram nessa busca foram os estudos acerca de alfabetização na perspectiva do letramento, nos quais a escrita é vista como um sistema de representação, dessa forma o processo de alfabetização tem como objetivo a apropriação da escrita em toda sua complexidade e usos sociais. Para o desenvolvimento desta pesquisa o direcionamento metodológico assume as premissas da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico a fim de possibilitar o conhecimento da realidade a partir da sua vivência cotidiana. Nesse sentido, foram observadas as atividades desenvolvidas pelos partícipes da pesquisa e também realizadas entrevistas e questionários com o objetivo de um melhor conhecimento a respeito da realidade que os cerca. Tendo em vista as características de nossa pesquisa e a construção de nossos dados através de registros oriundos de observações e também registros verbais, encontramos na teoria da análise de conteúdo, mais especificamente na análise temática a fundamentação necessária para realizarmos nossas análises. Os dados construídos e analisados nos apontam caminhos pelos quais torna-se possível realizarmos um trabalho de alfabetização que possa efetivamente contribuir na construção do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, respeitando suas especificidades e anseios
id UFRN_391c615a5e700c656ea6052de00197cd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14265
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Daisy Clécia Vasconcelos dahttp://lattes.cnpq.br/3180789128185719Soares, Magda Beckerhttp://lattes.cnpq.br/8530550473275266Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Lopes, Denise Maria de Carvalhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5Santiago, Neide Varela2014-12-17T14:36:09Z2006-08-122014-12-17T14:36:09Z2005-12-02SILVA, Daisy Clécia Vasconcelos da. Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades. 2005. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14265application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducaçãoJovens e adultosLetramentoPráticas pedagógicasProfessorEducationYouths and adultsLiteracyPedagogic practicesTeacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO compromisso dessa pesquisa volta-se para a compreensão das práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização de jovens e adultos, bem como se propõe a construir caminhos na busca de práticas que levem em conta as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. Os aportes teóricos que nos guiaram nessa busca foram os estudos acerca de alfabetização na perspectiva do letramento, nos quais a escrita é vista como um sistema de representação, dessa forma o processo de alfabetização tem como objetivo a apropriação da escrita em toda sua complexidade e usos sociais. Para o desenvolvimento desta pesquisa o direcionamento metodológico assume as premissas da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico a fim de possibilitar o conhecimento da realidade a partir da sua vivência cotidiana. Nesse sentido, foram observadas as atividades desenvolvidas pelos partícipes da pesquisa e também realizadas entrevistas e questionários com o objetivo de um melhor conhecimento a respeito da realidade que os cerca. Tendo em vista as características de nossa pesquisa e a construção de nossos dados através de registros oriundos de observações e também registros verbais, encontramos na teoria da análise de conteúdo, mais especificamente na análise temática a fundamentação necessária para realizarmos nossas análises. Os dados construídos e analisados nos apontam caminhos pelos quais torna-se possível realizarmos um trabalho de alfabetização que possa efetivamente contribuir na construção do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, respeitando suas especificidades e anseiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDaisyCVS.pdfapplication/pdf1438746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14265/1/DaisyCVS.pdf9ddcdf04c8d6dc72faffd2323d82c52fMD51TEXTDaisyCVS.pdf.txtDaisyCVS.pdf.txtExtracted texttext/plain223239https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14265/6/DaisyCVS.pdf.txte59c95242cd39fa01cb7bb6672ce4091MD56THUMBNAILDaisyCVS.pdf.jpgDaisyCVS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4408https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14265/7/DaisyCVS.pdf.jpg1397336f105def9e1cf2211470634ac6MD57123456789/142652017-11-01 18:17:35.313oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14265Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T21:17:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
title Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
spellingShingle Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da
Educação
Jovens e adultos
Letramento
Práticas pedagógicas
Professor
Education
Youths and adults
Literacy
Pedagogic practices
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
title_full Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
title_fullStr Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
title_full_unstemmed Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
title_sort Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades
author Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da
author_facet Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3180789128185719
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Soares, Magda Becker
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8530550473275266
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daisy Clécia Vasconcelos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago, Neide Varela
contributor_str_mv Santiago, Neide Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jovens e adultos
Letramento
Práticas pedagógicas
Professor
topic Educação
Jovens e adultos
Letramento
Práticas pedagógicas
Professor
Education
Youths and adults
Literacy
Pedagogic practices
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Youths and adults
Literacy
Pedagogic practices
Teacher
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O compromisso dessa pesquisa volta-se para a compreensão das práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização de jovens e adultos, bem como se propõe a construir caminhos na busca de práticas que levem em conta as especificidades dos alunos dessa modalidade de ensino. Os aportes teóricos que nos guiaram nessa busca foram os estudos acerca de alfabetização na perspectiva do letramento, nos quais a escrita é vista como um sistema de representação, dessa forma o processo de alfabetização tem como objetivo a apropriação da escrita em toda sua complexidade e usos sociais. Para o desenvolvimento desta pesquisa o direcionamento metodológico assume as premissas da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico a fim de possibilitar o conhecimento da realidade a partir da sua vivência cotidiana. Nesse sentido, foram observadas as atividades desenvolvidas pelos partícipes da pesquisa e também realizadas entrevistas e questionários com o objetivo de um melhor conhecimento a respeito da realidade que os cerca. Tendo em vista as características de nossa pesquisa e a construção de nossos dados através de registros oriundos de observações e também registros verbais, encontramos na teoria da análise de conteúdo, mais especificamente na análise temática a fundamentação necessária para realizarmos nossas análises. Os dados construídos e analisados nos apontam caminhos pelos quais torna-se possível realizarmos um trabalho de alfabetização que possa efetivamente contribuir na construção do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, respeitando suas especificidades e anseios
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-12-02
dc.date.available.fl_str_mv 2006-08-12
2014-12-17T14:36:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Daisy Clécia Vasconcelos da. Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades. 2005. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14265
identifier_str_mv SILVA, Daisy Clécia Vasconcelos da. Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades. 2005. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14265/1/DaisyCVS.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14265/6/DaisyCVS.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14265/7/DaisyCVS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ddcdf04c8d6dc72faffd2323d82c52f
e59c95242cd39fa01cb7bb6672ce4091
1397336f105def9e1cf2211470634ac6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832711565574144