A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363 |
Resumo: | Nesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si. |
id |
UFRN_391f5af166a30f7836f0dbba494eb8df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55363 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santiago, Luan Presley Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6591114599055088http://lattes.cnpq.br/7532911538772143Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souzahttps://orcid.org/0000-0002-5482-5935http://lattes.cnpq.br/1728678411196597Soares Júnior, Azemar dos SantosMenezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz deSilva, Francisco Canindé daAmorim, Sara Raphaela Machado deBarbosa Júnior, Walter Pinheiro2023-11-16T20:05:33Z2023-11-16T20:05:33Z2023-07-21SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar. Orientador: Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363Nesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si.This thesis aims to understand the educational practices of the prayer healers in Pendências/RN, Brazil. For many years, this region lacked medical professionals, leaving the art of caring for people’s health in the hands of these healers. These are women recognized in their communities as custodians of ancestral knowledge who have dedicated part of their lives to healing men, women, and children through prayer. This study arises from the problem question: How do prayer healers exercise their educational practice in the ritual of prayer to promote the healing of ailments present in people’s bodies? The literature used in this thesis favors decolonial authors such as Aníbal Quijano (2010), who discussed coloniality; Mary Del Priore (2014), with her understanding about women; Elda Oliveira (1985), with her definitions about blessing and prayer; Paulo Freire (2011), in the debate about educational practice; and Leonardo Boff (1999), in the discussion about care. Methodologically, I used the technique of construction and analysis of interviews, which I call “sidewalk conversation”, which allowed me to perform the analytical procedures capable of understanding how the prayer with the purpose of healing educates people who experience it. Five prayer healers who reside in the rural and urban areas of the city of Pendências, located in the interior of Rio Grande do Norte, were interviewed. It is concluded that there is an educational practice of healing through prayer responsible for instilling in patients knowledge that has become their own daily self-care actions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORezadeirasRezaCuraCuidadoPrática educativaA prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticaeducativarezadeiras_Santiago_2023.pdfapplication/pdf1892066https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55363/1/Praticaeducativarezadeiras_Santiago_2023.pdfe9da0bb1c3c0eb19ccdc9f146fa06690MD51123456789/553632023-11-16 17:06:13.147oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-16T20:06:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
title |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
spellingShingle |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar Santiago, Luan Presley Mendonça CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Rezadeiras Reza Cura Cuidado Prática educativa |
title_short |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
title_full |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
title_fullStr |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
title_full_unstemmed |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
title_sort |
A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar |
author |
Santiago, Luan Presley Mendonça |
author_facet |
Santiago, Luan Presley Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6591114599055088 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7532911538772143 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Soares Júnior, Azemar dos Santos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Canindé da |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Amorim, Sara Raphaela Machado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Luan Presley Mendonça |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5482-5935 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1728678411196597 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Rezadeiras Reza Cura Cuidado Prática educativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rezadeiras Reza Cura Cuidado Prática educativa |
description |
Nesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-16T20:05:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-16T20:05:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar. Orientador: Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363 |
identifier_str_mv |
SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar. Orientador: Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55363/1/Praticaeducativarezadeiras_Santiago_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9da0bb1c3c0eb19ccdc9f146fa06690 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117637550899200 |