As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863 |
Resumo: | A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regional |
id |
UFRN_39390706fc104375e17a240936a7ff30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32863 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraGonçalves, Marília BarbosaGuardia, Sérgio Ramiro2021-07-12T11:39:12Z2021-07-12T11:39:12Z2012GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020.1518-51842237-8685 (Online)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regionalThe Internet has revolutionized the media, social relations and market, causing positive and negative impacts on different sectors of the economy, including tourism. The study presents an investigation into the social media sites, and their duties as the tourism marketing strategies. Social media were created so timid and narrow, but expanded reaching millions of users. Despite not having a significant number of scientific works in the field, the research sought to identify and concepts about the media and the advantages of its use in tourism marketing. The research aimed to identify the use of social media in the promotional marketing of Seridó’s Route, which is the study universe. The research was done from direct observation, presenting exploratory qualitative methodological approach, and analyzed the presence and use of social media in promoting Seridó’s Route. A search was conducted of the presence of Seridó’s Route and SEBRAE on sites like Orkut, Facebook e Twitter in order to analyze their holdings in these social media. It was found that although the Seridó’s Route has not made use of social media to promote itself, its manager, SEBRAE, has operations in digital marketing via social media, having sites and accounts, nationally as well as regionallyCarpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEXMarketingMarketingMídias sociaisSocial mediaRoteiro SeridóSeridó RouteSEBRAESEBRAEAs mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingTurísticoSeridó_Guardia_2012.pdfMarketingTurísticoSeridó_Guardia_2012.pdfapplication/pdf378772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/1/MarketingTur%c3%adsticoSerid%c3%b3_Guardia_2012.pdf3b0765e2df9a699eba128de33ce95f5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/328632021-07-12 08:39:13.338oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32863Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-12T11:39:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
title |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
spellingShingle |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra Marketing Marketing Mídias sociais Social media Roteiro Seridó Seridó Route SEBRAE SEBRAE |
title_short |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
title_full |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
title_fullStr |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
title_full_unstemmed |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
title_sort |
As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó |
author |
Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra |
author_facet |
Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra Gonçalves, Marília Barbosa Guardia, Sérgio Ramiro |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Marília Barbosa Guardia, Sérgio Ramiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra Gonçalves, Marília Barbosa Guardia, Sérgio Ramiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing Mídias sociais Social media Roteiro Seridó Seridó Route SEBRAE SEBRAE |
topic |
Marketing Marketing Mídias sociais Social media Roteiro Seridó Seridó Route SEBRAE SEBRAE |
description |
A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regional |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-12T11:39:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-12T11:39:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1518-5184 2237-8685 (Online) |
identifier_str_mv |
GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020. 1518-5184 2237-8685 (Online) |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX |
publisher.none.fl_str_mv |
Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/1/MarketingTur%c3%adsticoSerid%c3%b3_Guardia_2012.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b0765e2df9a699eba128de33ce95f5e e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832673506459648 |