As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Marília Barbosa, Guardia, Sérgio Ramiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863
Resumo: A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regional
id UFRN_39390706fc104375e17a240936a7ff30
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32863
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraGonçalves, Marília BarbosaGuardia, Sérgio Ramiro2021-07-12T11:39:12Z2021-07-12T11:39:12Z2012GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020.1518-51842237-8685 (Online)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regionalThe Internet has revolutionized the media, social relations and market, causing positive and negative impacts on different sectors of the economy, including tourism. The study presents an investigation into the social media sites, and their duties as the tourism marketing strategies. Social media were created so timid and narrow, but expanded reaching millions of users. Despite not having a significant number of scientific works in the field, the research sought to identify and concepts about the media and the advantages of its use in tourism marketing. The research aimed to identify the use of social media in the promotional marketing of Seridó’s Route, which is the study universe. The research was done from direct observation, presenting exploratory qualitative methodological approach, and analyzed the presence and use of social media in promoting Seridó’s Route. A search was conducted of the presence of Seridó’s Route and SEBRAE on sites like Orkut, Facebook e Twitter in order to analyze their holdings in these social media. It was found that although the Seridó’s Route has not made use of social media to promote itself, its manager, SEBRAE, has operations in digital marketing via social media, having sites and accounts, nationally as well as regionallyCarpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEXMarketingMarketingMídias sociaisSocial mediaRoteiro SeridóSeridó RouteSEBRAESEBRAEAs mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingTurísticoSeridó_Guardia_2012.pdfMarketingTurísticoSeridó_Guardia_2012.pdfapplication/pdf378772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/1/MarketingTur%c3%adsticoSerid%c3%b3_Guardia_2012.pdf3b0765e2df9a699eba128de33ce95f5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/328632021-07-12 08:39:13.338oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-12T11:39:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
title As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
spellingShingle As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Marketing
Marketing
Mídias sociais
Social media
Roteiro Seridó
Seridó Route
SEBRAE
SEBRAE
title_short As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
title_full As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
title_fullStr As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
title_full_unstemmed As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
title_sort As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó
author Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
author_facet Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Gonçalves, Marília Barbosa
Guardia, Sérgio Ramiro
author_role author
author2 Gonçalves, Marília Barbosa
Guardia, Sérgio Ramiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Gonçalves, Marília Barbosa
Guardia, Sérgio Ramiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing
Mídias sociais
Social media
Roteiro Seridó
Seridó Route
SEBRAE
SEBRAE
topic Marketing
Marketing
Mídias sociais
Social media
Roteiro Seridó
Seridó Route
SEBRAE
SEBRAE
description A Internet revolucionou os meios de comunicação, as relações sociais e comerciais, causando impactos positivos e negativos em diversos setores da economia, entre eles o turismo. O estudo apresenta uma investigação nos sites de mídias sociais,e suas funções quanto às estratégias do marketing turístico. As mídias sociais foram criadas de forma tímida e restrita, mas se expandiram chegando a milhões de usuários. Apesar de ainda não haver expressivo número de produções científicas na área, a pesquisa buscou e identificou conceitos sobre as mídias e as vantagens do seu uso no marketing turístico. A pesquisa teve como objetivo identificar o uso das mídias sociais nas ações promocionais do marketing do Roteiro Seridó, sendo este o universo de estudo. A investigação foi feita a partir da observação direta, apresentando abordagem metodológica qualitativa exploratória, e analisa a presença e uso das mídias sociais na promoção do Roteiro Seridó. Foi realizada uma busca da presença desse roteiro e do seu gestor, SEBRAE, em sites como: Orkut, Facebook e Twitter, a fim de analisar a participação destes, nas referidas mídias. Identificou-se que, embora o Roteiro Seridó não tenha feito uso das mídias sociais para se promover, o seu gestor, SEBRAE, tem atuação no marketing digital via mídias sociais, possuindo contas e sites, a nível nacional como também regional
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-12T11:39:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-12T11:39:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1518-5184
2237-8685 (Online)
identifier_str_mv GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; GONÇALVES, Marília Barbosa; GUARDIA, Sergio Ramiro. As mídias sociais no marketing turístico: um estudo sobre seu uso na promoção do Roteiro Seridó. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, Natal, v. 10, n. 10, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/204/71. Acesso em: 28 out. 2020.
1518-5184
2237-8685 (Online)
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX
publisher.none.fl_str_mv Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/1/MarketingTur%c3%adsticoSerid%c3%b3_Guardia_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32863/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b0765e2df9a699eba128de33ce95f5e
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832673506459648