Entre gatas, demônias, flores e darma: atravessamentos de gênero em cenas musicais natalenses de rock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Karina Moritzen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31396
Resumo: Esta pesquisa investiga a participação de bandas formadas exclusivamente por mulheres na cena musical de rock independente de Natal/RN em três diferentes décadas que foram influenciadas pelas transformações da mídia e do movimento feminista: 1960 (segunda onda), 2000 (terceira onda) e 2010 (quarta onda). A segunda onda marcou a revitalização do movimento com as famosas contribuições de Simone de Beauvoir; a terceira trouxe as reivindicações das feministas das margens para o centro (HOOKS, 2019; LUGONES, 2019; CARNEIRO, 2019) e a quarta marca a influência dos meios digitais na popularização do discurso feminista (PARRY et. al., 2019). Utilizando o conceito de cenas musicais desenvolvido por Will Straw (1991), assim como as interpretações de pesquisadores brasileiros como Jeder Janotti Jr. (2013), Simone Pereira de Sá (2011; 2013), Luciana Xavier de Oliveira (2018) e Tobias Queiroz (2019), esta dissertação constrói um panorama que atravessa as cenas musicais de rock independente atuantes na cidade do Natal, dando destaque às bandas compostas exclusivamente por mulheres. Busca-se entender por que há uma disparidade de gênero entre a quantidade de musicistas homens e mulheres atuantes nestas cenas musicais. Por meio de uma revisão histórica da chegada do rock a Natal que remonta dos anos 1950 até os dias atuais, identifica-se as bandas compostas exclusivamente por mulheres, e suas integrantes são entrevistadas qualitativamente para que seja desenvolvida uma análise dentro das categorias “relação com a música”, “relação com o feminismo” e “relação com a cena musical”. As categorias estão em sintonia com as teorias feminista, de gênero e dos estudos culturais sobre mulheres e o rock, a fim de melhor compreender as mediações que impactam e dificultam suas existências em cenas musicais de rock. O objetivo da pesquisa é alcançado através de entrevistas não-estruturadas que foram realizadas com dezessete mulheres. São elas as integrantes das bandas estudadas em profundidade: As Gatas, ativas em 1966; Darma, em 2005; Flor de Nis e demonia em 2017. Além delas, fazem também parte da pesquisa uma das musicistas das Peraltas, ativas nos anos 1960, e duas organizadoras do festival feminista Girls on X. As entrevistas foram coletadas de diferentes maneiras para melhor alcançar as mulheres, tendo sido feitas presencialmente, por Skype, por e-mail e por Whatsapp. A análise dos conteúdos foi orientada por Bardin (1971), juntamente com o embasamento discutido na fundamentação teórica. As mediações que atravessam as existências das mulheres nas cenas musicais, suas primeiras experiências como musicistas (LEONARD, 2007; BAYTON, 2005a; BAYTON, 2005b; COHEN, 2005; MCROBBIE, 2005) e seu contato com o feminismo são discutidas para guiar as análises desenvolvidas.
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31396Esta pesquisa investiga a participação de bandas formadas exclusivamente por mulheres na cena musical de rock independente de Natal/RN em três diferentes décadas que foram influenciadas pelas transformações da mídia e do movimento feminista: 1960 (segunda onda), 2000 (terceira onda) e 2010 (quarta onda). A segunda onda marcou a revitalização do movimento com as famosas contribuições de Simone de Beauvoir; a terceira trouxe as reivindicações das feministas das margens para o centro (HOOKS, 2019; LUGONES, 2019; CARNEIRO, 2019) e a quarta marca a influência dos meios digitais na popularização do discurso feminista (PARRY et. al., 2019). Utilizando o conceito de cenas musicais desenvolvido por Will Straw (1991), assim como as interpretações de pesquisadores brasileiros como Jeder Janotti Jr. (2013), Simone Pereira de Sá (2011; 2013), Luciana Xavier de Oliveira (2018) e Tobias Queiroz (2019), esta dissertação constrói um panorama que atravessa as cenas musicais de rock independente atuantes na cidade do Natal, dando destaque às bandas compostas exclusivamente por mulheres. Busca-se entender por que há uma disparidade de gênero entre a quantidade de musicistas homens e mulheres atuantes nestas cenas musicais. Por meio de uma revisão histórica da chegada do rock a Natal que remonta dos anos 1950 até os dias atuais, identifica-se as bandas compostas exclusivamente por mulheres, e suas integrantes são entrevistadas qualitativamente para que seja desenvolvida uma análise dentro das categorias “relação com a música”, “relação com o feminismo” e “relação com a cena musical”. As categorias estão em sintonia com as teorias feminista, de gênero e dos estudos culturais sobre mulheres e o rock, a fim de melhor compreender as mediações que impactam e dificultam suas existências em cenas musicais de rock. O objetivo da pesquisa é alcançado através de entrevistas não-estruturadas que foram realizadas com dezessete mulheres. São elas as integrantes das bandas estudadas em profundidade: As Gatas, ativas em 1966; Darma, em 2005; Flor de Nis e demonia em 2017. Além delas, fazem também parte da pesquisa uma das musicistas das Peraltas, ativas nos anos 1960, e duas organizadoras do festival feminista Girls on X. As entrevistas foram coletadas de diferentes maneiras para melhor alcançar as mulheres, tendo sido feitas presencialmente, por Skype, por e-mail e por Whatsapp. A análise dos conteúdos foi orientada por Bardin (1971), juntamente com o embasamento discutido na fundamentação teórica. As mediações que atravessam as existências das mulheres nas cenas musicais, suas primeiras experiências como musicistas (LEONARD, 2007; BAYTON, 2005a; BAYTON, 2005b; COHEN, 2005; MCROBBIE, 2005) e seu contato com o feminismo são discutidas para guiar as análises desenvolvidas.This research investigates the participation of bands composed exclusively by women in independent rock music scenes in Natal/RN during three different decades that were influenced by transformations of media and the feminist movement: 1960 (second wave), 2000 (third wave) and 2010 (fourth wave). The second wave marked a revitalization of the movement with the famous contributions of Simone de Beauvoir; the third brought up the claims of feminists from the margins to the centre (HOOKS, 2019; LUGONES, 2019; CARNEIRO, 2019) and the fourth marks the influence of digital media on the popularisation of the feminist discourse (PARRY et. al., 2019). Applying the music scenes concept developed by Will Straw (1991), just like the interpretations of Brazilian researchers such as Jeder Janotti Jr. (2013), Simone Pereira de Sá (2011; 2013), Luciana Xavier de Oliveira (2018) e Tobias Queiroz (2019), this thesis builds a panorama that crosses independent rock music scenes active in the city of Natal, highlighting bands composed exclusively by women. It attempts to understand the reason for gender disparity between the quantity of men and women musicians active in these music scenes. Through a historical revision of the arrival of rock in Natal that dates back to the 1950’s until present day, it identifies bands composed exclusively by women and their members are interviewed qualitatively so that an analysis inside the categories “relationship with music”, “relationship with feminism”, and “relationship with the music scene” can be developed. The categories are in synch with the theories of gender, feminism and cultural studies about women and rock in order to better understand the mediations that impact and challenge their existence in rock music scenes. This work’s goal is reached through non-structured interviews that were performed with seventeen women. They are members of the bands studied in depth: As Gatas, active in 1966; Darma, in 2005; Flor de Nis and demonia in 2017. Beyond them, one of the musicians of the Peraltas active in the 1960’s and two organisers of the Girls on X festival are also a part of this research. The interviews were collected in different ways to better reach the aforementioned women, such as in person, through Skype, e-mail and Whatsapp. The analysis of the content was oriented by Bardin (1971), alongside with the basis discussed in the theoretical foundation. The mediations that cross women’s existences in music scenes, their first experiences as musicians (LEONARD, 2007; BAYTON, 2005a; BAYTON, 2005b; COHEN, 2005; MCROBBIE, 2005) and their contact with feminism are discussed to guide the analysis that was developed.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilFeminismoCenas musicaisNatalGêneroMúsicaRockEntre gatas, demônias, flores e darma: atravessamentos de gênero em cenas musicais natalenses de rockinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEntregatasdemonias_Barbosa_2020.pdfapplication/pdf6717348https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31396/1/Entregatasdemonias_Barbosa_2020.pdfe422641b52454714511059735303c59fMD51TEXTEntregatasdemonias_Barbosa_2020.pdf.txtEntregatasdemonias_Barbosa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain361172https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31396/2/Entregatasdemonias_Barbosa_2020.pdf.txt5101a97cfbb098738de96eac35338579MD52THUMBNAILEntregatasdemonias_Barbosa_2020.pdf.jpgEntregatasdemonias_Barbosa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31396/3/Entregatasdemonias_Barbosa_2020.pdf.jpga681d3634025a2a22791cc14ec388cb4MD53123456789/313962021-02-07 05:27:02.974oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-07T08:27:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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