Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) na capacitação de profissionais de enfermagem: contribuições para o desenvolvimento de competências em termorregulação neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26586
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma metodologia de aprendizagem dinâmica, baseada em equipes, que proporciona um ambiente motivador e cooperativo. Acredita-se que a ABE pode capacitar a equipe de enfermagem e contribuir com a melhoria dos cuidados em termorregulação do recém-nascido (RN) internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Objetivo: Analisar o desenvolvimento de competências de técnicos em enfermagem de uma maternidade escola para os cuidados em termorregulação neonatal, após capacitação baseada na ABE. Métodos: Estudo analítico, quase-experimental e quantitativo envolvendo 11 técnicos de enfermagem. Teve aprovação do Comitê de ética da UFRN sob o nº 2.018.097. Resultados: Os dados sobre a capacitação em TBL revelaram que, na avaliação de preparo individual (questionário com 10 questões de múltipla escolha equivalente a 40 pontos), os profissionais atingiram mediana de 19 pontos, considerando-se um desempenho insuficiente. Em equipe as pontuações tiveram mediana de 30 em que todos foram considerados "suficientes". O questionário aplicado após seis meses da intervenção para identificar aquisição de conhecimentos sobre o tema evidenciou mediana de 8 (das 10 questões), um desempenho superior ao alcançado pré-intervenção. A análise evidenciou significância estatística, em que o teste de Wilcoxon, considerando p<0,05 e confiança de 95%, mostrou que as pontuações em equipe do TBL foram superiores às individuais, pois Z =-2,93 e valor p = 0,003, bem como os acertos do questionário pós-intervenção, Z = -2,87 e p = 0,004. As habilidades nos cuidados com a termorregulação do RN após seis meses da intervenção foram observadas e classificadas segundo um modelo elaborado de DOPS (Observação Direta de Habilidades Procedurais), em que a maioria das observações foram entre “bom, ótimo e excelente”. Quanto à avaliação do método pelos participantes, houve concordância parcial ou total sobre o uso da metodologia, a aprendizagem foi significativa e despertou o interesse em estudar mais sobre o assunto. Conclusão: A aplicação da ABE mostrou-se um método de ensino viável para atividades de educação permanente de profissionais de saúde e foi bem avaliado. A capacitação permitiu a melhora dos escores de conhecimento pós-intervenção, que pode ter influenciado na avaliação positiva das habilidades e na implantação de Procedimento Operacional Padrão sobre Termorregulação neonatal. O estudo permitiu o desenvolvimento de proposta de Fluxograma do método ABE para ser utilizado na educação permanente do local campo de pesquisa.
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Objetivo: Analisar o desenvolvimento de competências de técnicos em enfermagem de uma maternidade escola para os cuidados em termorregulação neonatal, após capacitação baseada na ABE. Métodos: Estudo analítico, quase-experimental e quantitativo envolvendo 11 técnicos de enfermagem. Teve aprovação do Comitê de ética da UFRN sob o nº 2.018.097. Resultados: Os dados sobre a capacitação em TBL revelaram que, na avaliação de preparo individual (questionário com 10 questões de múltipla escolha equivalente a 40 pontos), os profissionais atingiram mediana de 19 pontos, considerando-se um desempenho insuficiente. Em equipe as pontuações tiveram mediana de 30 em que todos foram considerados "suficientes". O questionário aplicado após seis meses da intervenção para identificar aquisição de conhecimentos sobre o tema evidenciou mediana de 8 (das 10 questões), um desempenho superior ao alcançado pré-intervenção. A análise evidenciou significância estatística, em que o teste de Wilcoxon, considerando p<0,05 e confiança de 95%, mostrou que as pontuações em equipe do TBL foram superiores às individuais, pois Z =-2,93 e valor p = 0,003, bem como os acertos do questionário pós-intervenção, Z = -2,87 e p = 0,004. As habilidades nos cuidados com a termorregulação do RN após seis meses da intervenção foram observadas e classificadas segundo um modelo elaborado de DOPS (Observação Direta de Habilidades Procedurais), em que a maioria das observações foram entre “bom, ótimo e excelente”. Quanto à avaliação do método pelos participantes, houve concordância parcial ou total sobre o uso da metodologia, a aprendizagem foi significativa e despertou o interesse em estudar mais sobre o assunto. Conclusão: A aplicação da ABE mostrou-se um método de ensino viável para atividades de educação permanente de profissionais de saúde e foi bem avaliado. A capacitação permitiu a melhora dos escores de conhecimento pós-intervenção, que pode ter influenciado na avaliação positiva das habilidades e na implantação de Procedimento Operacional Padrão sobre Termorregulação neonatal. O estudo permitiu o desenvolvimento de proposta de Fluxograma do método ABE para ser utilizado na educação permanente do local campo de pesquisa.Team-Based Learning (TBL) is a dynamic, team-based learning methodology that provides a motivating and cooperative environment. It is believed that TBL can train the nursing team and contribute to the improvement of the thermoregulation care of the newborn (NB) hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). Objective: To analyze the development of competencies of nursing technicians in a maternity school for neonatal thermoregulation care, after training based on TBL. Methods: Analytical, quasi-experimental and quantitative study involving 11 nursing technicians. It was approved by the Ethics Committee of UFRN under No. 2,018,097. Results: TBL training data revealed that, in the individual training evaluation (questionnaire with 10 multiple choice questions equivalent to 40 points), the professionals reached a median of 19 points, considering an insufficient performance. In the team the scores had a median of 30 in which all were considered "sufficient". The questionnaire applied after six months of intervention to identify knowledge acquisition on the subject showed a median of 8 (out of 10 questions), a performance higher than that achieved before intervention. The analysis showed statistical significance, in which the Wilcoxon test, considering p <0.05 and 95% confidence, showed that the TBL team scores were higher than the individual ones, since Z = -2.93 and p = 0.003 , as well as the answers of the postintervention questionnaire, Z = -2.87 and p = 0.004. The skills in RN thermoregulation care after six months of intervention were observed and classified according to an elaborate model of DOPS (Direct Observation of Procedural Skills), in which the majority of observations were between "good, great and excellent". Regarding the evaluation of the method by the participants, there was partial or total agreement on the use of the methodology, the learning was significant and it aroused the interest in studying more about the subject. Conclusion: The application of TBL was a viable teaching method for activities of permanent education of health professionals and was well evaluated. Training enabled the improvement of post-intervention knowledge scores, which may have influenced the positive assessment of skills and the implementation of a Standard Operating Procedure on neonatal Thermoregulation. The study allowed the development of proposed Flowchart of the TBL method to be used in the permanent education of the local research field.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEAprendizagem ativaCapacitação em serviçoTermorregulaçãoRecém-nascidoUtilização da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) na capacitação de profissionais de enfermagem: contribuições para o desenvolvimento de competências em termorregulação neonatalUse of Team Based Learning (TBL) in the training of nursing professionals: contributions of skills on neonatal thermoregulationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUtilizaçãoaprendizagembaseada_Santos_2018.pdfapplication/pdf8438144https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26586/1/Utiliza%c3%a7%c3%a3oaprendizagembaseada_Santos_2018.pdfdab3b47ac221a8e6c146824403e7400aMD51TEXTUtilizaçãoaprendizagembaseada_Santos_2018.pdf.txtUtilizaçãoaprendizagembaseada_Santos_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain156898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26586/2/Utiliza%c3%a7%c3%a3oaprendizagembaseada_Santos_2018.pdf.txtcd0da9c2594f5ca06b0dc2973972f9c1MD52THUMBNAILUtilizaçãoaprendizagembaseada_Santos_2018.pdf.jpgUtilizaçãoaprendizagembaseada_Santos_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26586/3/Utiliza%c3%a7%c3%a3oaprendizagembaseada_Santos_2018.pdf.jpg3a1aae5aa7039b3d391c87bbf3dd3cf9MD53123456789/265862019-02-08 01:47:01.644oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26586Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-08T04:47:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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