Educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes: revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28533 |
Resumo: | Como vertente da educação em saúde, a educação por pares tem sido delineada como uma forma significativa de promoção da saúde em adolescentes, grupo etário que tem ganhado destaque diante da epidemia global do vírus da imunodeficiência humana. Objetivo: Avaliar as evidências científicas sobre a educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, com a pergunta de pesquisa pela estratégia PICO (Problem, Intervention, Control or Comparasion, Outcomes): A educação por pares produz mudanças de comportamento e aumento do conhecimento quando utilizada como método de prevenção para o vírus da imunodeficiência humana em adolescentes? Foi realizada a busca nas bases de dados eletrônicas Elsevier, PubMed Central, PubMed, DART-Europe, Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, LILACS, Scopus, Scielo,Open Acess Thesis and Dissertations , Cyberthesis, DART- Europe, Ethos, New Zealand theses, através do cruzamento dos descritores indexados no MesH: 1.Peer Group; 2.Peer Influence; 3.Acquired Immunodeficiency Syndrome; 4.Primary Prevention; 5.Health education; 6.Adolescent, e no DeCS, para as bases de dados e repositórios latino-americanos: 7. influência dos pares 8. adolescente 9. HIV. E, adicionalmente, as palavras-chaves 10.School-based prevention, 11.Peer education, 12.Youth, 13. Adolescence. Foram incluídos estudos primários do tipo quantitativo, como quase-experimental, caso-controle, coortes, ensaios clínicos. Dos 4857 estudos encontrados, após primeira seleção de leitura de títulos e resumos, exclusão de duplicatas, a amostra foi composta por 8 artigos. Foram avaliados estudos a partir do ano 2000. A ferramenta ROBINS-I tool: Risk Of Bias In Nonrandomised Studies - of Interventions foi utilizada para a avaliação de risco de viés. O sistema GRADE foi utilizado para avaliar o nível, a importância e a força de recomendação da evidência. Esta revisão foi submetida à registro na base de dados PROSPERO sob o identificador 150530. Resultados: observou-se um ótimo grau de concordância entre revisores (Kappa=0,91). Os dados de 8 estudos foram analisados quanto a características, implementação e avaliação da intervenção. Os desfechos uso de preservativo, conhecimento sobre HIV/AIDS e atitudes para com pessoas vivendo com HIV/AIDS apresentaram alto nível de evidência. Testagem para o HIV e Atitudes de risco presentaram nível moderado e compartilhamento do conhecimento sobre HIV/AIDS, baixo nível. O risco geral de viés foi identificado como baixo para a maioria dos estudos. Houve forte recomendação da educação por pares como conduta para profissionais e pacientes, mas há fraca recomendação para uso pelos gestores. Os resultados são encorajadores e apoiam o uso da educação por pares para a prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Conclusão: A educação por pares representa uma alternativa educativa para efetivar mudanças comportamentais acerca da prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes. |
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Santos, Marina Marisa Palhano dosBotelho, Eliã PinheiroPinto, Erika Simone GalvãoAraújo, Gabriela de Sousa Martins Melo deFeijão, Alexsandra Rodrigues2020-03-13T19:23:08Z2020-03-13T19:23:08Z2019-12-09SANTOS, Marina Marisa Palhano dos. Educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes: revisão sistemática. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28533Como vertente da educação em saúde, a educação por pares tem sido delineada como uma forma significativa de promoção da saúde em adolescentes, grupo etário que tem ganhado destaque diante da epidemia global do vírus da imunodeficiência humana. Objetivo: Avaliar as evidências científicas sobre a educação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, com a pergunta de pesquisa pela estratégia PICO (Problem, Intervention, Control or Comparasion, Outcomes): A educação por pares produz mudanças de comportamento e aumento do conhecimento quando utilizada como método de prevenção para o vírus da imunodeficiência humana em adolescentes? Foi realizada a busca nas bases de dados eletrônicas Elsevier, PubMed Central, PubMed, DART-Europe, Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, LILACS, Scopus, Scielo,Open Acess Thesis and Dissertations , Cyberthesis, DART- Europe, Ethos, New Zealand theses, através do cruzamento dos descritores indexados no MesH: 1.Peer Group; 2.Peer Influence; 3.Acquired Immunodeficiency Syndrome; 4.Primary Prevention; 5.Health education; 6.Adolescent, e no DeCS, para as bases de dados e repositórios latino-americanos: 7. influência dos pares 8. adolescente 9. HIV. E, adicionalmente, as palavras-chaves 10.School-based prevention, 11.Peer education, 12.Youth, 13. Adolescence. Foram incluídos estudos primários do tipo quantitativo, como quase-experimental, caso-controle, coortes, ensaios clínicos. Dos 4857 estudos encontrados, após primeira seleção de leitura de títulos e resumos, exclusão de duplicatas, a amostra foi composta por 8 artigos. Foram avaliados estudos a partir do ano 2000. A ferramenta ROBINS-I tool: Risk Of Bias In Nonrandomised Studies - of Interventions foi utilizada para a avaliação de risco de viés. O sistema GRADE foi utilizado para avaliar o nível, a importância e a força de recomendação da evidência. Esta revisão foi submetida à registro na base de dados PROSPERO sob o identificador 150530. Resultados: observou-se um ótimo grau de concordância entre revisores (Kappa=0,91). Os dados de 8 estudos foram analisados quanto a características, implementação e avaliação da intervenção. Os desfechos uso de preservativo, conhecimento sobre HIV/AIDS e atitudes para com pessoas vivendo com HIV/AIDS apresentaram alto nível de evidência. Testagem para o HIV e Atitudes de risco presentaram nível moderado e compartilhamento do conhecimento sobre HIV/AIDS, baixo nível. O risco geral de viés foi identificado como baixo para a maioria dos estudos. Houve forte recomendação da educação por pares como conduta para profissionais e pacientes, mas há fraca recomendação para uso pelos gestores. Os resultados são encorajadores e apoiam o uso da educação por pares para a prevenção do vírus da imunodeficiência em adolescentes. Conclusão: A educação por pares representa uma alternativa educativa para efetivar mudanças comportamentais acerca da prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes.As part of health education, peer-led education has been delineated as a significant form of prevention and health promotion in adolescents, an age group that has gained prominence in the face of the global epidemic of the human immunodeficiency virus. Aim: to evaluate the scientific evidence on peer-led education in the prevention of immunodeficiency virus in adolescents. Method: This is a systematic review, with the research question by the PICO strategy (Problem, Intervention, Control or Comparasion, Outcomes): Peer education produces behavioral changes and increased knowledge when used as a human immunodeficiency virus prevention method in adolescents? The following electronic databases were searched: Elsevier, PubMed Central, PubMed, DART-Europe, Web of Science, Capes Thesis and Dissertation Catalog, Open Access Scientific Repository of Portugal, LILACS, Scopus, Scielo, Open Access Thesis and Dissertations, Cyberthesis, DART- Europe, Ethos, New Zealand theses, by crossing the MesH indexed descriptors: 1.Peer Group; 2.Peer Influence; 3.Acquired Immunodeficiency Syndrome; 4.Primary Prevention; 5.Health education; 6.Adolescent, and DeCS, for Latin American databases and repositories: 7. peer influence 8. adolescent 9. HIV. Quantitative primary studies were included, such as quasi-experimental, case-control, cohort, clinical trials. Of the 4857 studies found, after first selection of reading titles and abstracts, deletion of duplicates, the sample It was composed of 8 articles. Studies from the year 2000 onwards were evaluated. ROBINS-I tool: Risk of Bias in Non-randomized Studies - of Interventions was used to assess risk of bias. The GRADE system was used to assess the level, importance and strength of recommendation of evidence. This review was submitted for registration in the PROSPERO database under the identifier 150530. Results: there was an excellent degree of agreement between reviewers (Kappa = 0.91). Data from 8 studies were analyzed for intervention characteristics, implementation and evaluation. The outcomes condom use, knowledge about HIV/AIDS, and attitudes towards people living with HIV / AIDS presented a high level of evidence. Testing for HIV and Risk Attitudes level showed moderate level, and knowledge sharing and about HIV / AIDS, low level. The overall risk of bias was identified as low for most studies. There was a strong recommendation of peer-led education as conduct for professionals and patients but there is a weak recommendation for use by managers. The results are encouraging and support the use of peer education for the prevention of immunodeficiency virus in adolescents. Conclusion: Peer education represents an educational alternative to effect behavioral and non-behavioral changes regarding the prevention of human immunodeficiency virus in adolescents.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMHIVAdolescentesEducação em saúdeEducação por paresRevisão sistemáticaEducação por pares na prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes: revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoporpares_Santos_2019.pdfapplication/pdf2129486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28533/1/Educacaoporpares_Santos_2019.pdfab132182929fa001e1e382c57f649f3cMD51TEXTEducacaoporpares_Santos_2019.pdf.txtEducacaoporpares_Santos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain188560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28533/2/Educacaoporpares_Santos_2019.pdf.txtab32fffda6c9aac03d05ebaae9afac65MD52THUMBNAILEducacaoporpares_Santos_2019.pdf.jpgEducacaoporpares_Santos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28533/3/Educacaoporpares_Santos_2019.pdf.jpge126015ffe73f78555b464ed668c9b0aMD53123456789/285332020-03-15 04:36:22.835oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-15T07:36:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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