Diferenças sexuais no padrão de sono, JETLAG social e atenção de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Fernanda Mayara Crispim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43679
Resumo: Sono insuficiente e ciclo sono e vigília irregular são problemas comuns para adolescentes, que sofrem um atraso de fase no sono devido a mudanças biológicas e sociais associadas à puberdade, resultando em horários de sono mais tardios. Enquanto os horários matutinos de aula encurtam o tempo de sono na semana devido aos adolescentes terem que acordar mais cedo, levando à compensação no fim de semana. Este quadro está associado a horários irregulares de sono, sendo prejudicial para o desempenho cognitivo. Este cenário pode ser pior nas meninas devido à maior necessidade e menor resistência à privação de sono. Neste trabalho, avaliamos as diferenças sexuais em relação ao padrão de sono, Jetlag social e atenção em adolescentes do ensino médio no turno matutino, com a participação de 207 estudantes de ambos os sexos (F: 133 - 15±0,9 anos; M: 74 - 16±0,9 anos). Os participantes preencheram os questionários “A saúde e o sono”, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, e em seguida o diário do sono por 10 dias, registrando os horários de sono, e a sonolência ao despertar na Escala de Sonolência de Maldonado. Para a avaliação atencional, realizaram a Tarefa de Execução Contínua. Análises de GLM foram realizadas para analisar a relação entre sexo e cronotipo (variável controle) prevendo horários de sono, tempo na cama, sonolência ao despertar, irregularidade nos horários de sono, Jetlag social, irregularidade no tempo na cama entre semana e fim de semana e atenção, assim como irregularidade nos horários de sono, Jetlag social e irregularidade no tempo na cama prevendo atenção. De modo geral, as meninas passaram mais tempo na cama e se levantaram mais tarde no fim de semana (Anova, p < 0,01), apresentaram uma tendência a ter maior irregularidade nos horários de levantar (Anova, p = 0,07) e obtiveram a maior proporção de qualidade ruim de sono (X², p < 0,01). Os sexos não diferiram em relação ao horário de deitar e levantar, tempo na cama em dias de semana, irregularidade nos horários de deitar, Jetlag social, irregularidade no tempo na cama, escore da qualidade de sono e sonolência ao despertar (Anova, p > 0,05). As meninas apresentaram o maior tempo de reação no alerta fásico (Anova, p < 0,05), enquanto no GLM foi visto uma relação fraca com o sexo prevendo uma tendência para as meninas terem maior tempo de reação (B = 29,8; p = 0,06), porém maior percentual de respostas corretas no alerta fásico (B = 3,440; p = 0,09). Portanto, sugere-se que as meninas apresentam maior compensação de sono no fim de semana, reflexo de uma menor resistência à privação de sono na semana, além disto as meninas apresentaram o maior tempo de reação em um dos componentes da atenção. Por outro lado, devido ao GLM ter mostrado apenas relações fracas de tendência com pequeno tamanho de efeito do sexo prevendo a atenção, sugere-se que novos estudos sejam conduzidos em um número amostral maior com melhor balanceamento entre os sexos para a análise destas relações.
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Enquanto os horários matutinos de aula encurtam o tempo de sono na semana devido aos adolescentes terem que acordar mais cedo, levando à compensação no fim de semana. Este quadro está associado a horários irregulares de sono, sendo prejudicial para o desempenho cognitivo. Este cenário pode ser pior nas meninas devido à maior necessidade e menor resistência à privação de sono. Neste trabalho, avaliamos as diferenças sexuais em relação ao padrão de sono, Jetlag social e atenção em adolescentes do ensino médio no turno matutino, com a participação de 207 estudantes de ambos os sexos (F: 133 - 15±0,9 anos; M: 74 - 16±0,9 anos). Os participantes preencheram os questionários “A saúde e o sono”, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, e em seguida o diário do sono por 10 dias, registrando os horários de sono, e a sonolência ao despertar na Escala de Sonolência de Maldonado. Para a avaliação atencional, realizaram a Tarefa de Execução Contínua. Análises de GLM foram realizadas para analisar a relação entre sexo e cronotipo (variável controle) prevendo horários de sono, tempo na cama, sonolência ao despertar, irregularidade nos horários de sono, Jetlag social, irregularidade no tempo na cama entre semana e fim de semana e atenção, assim como irregularidade nos horários de sono, Jetlag social e irregularidade no tempo na cama prevendo atenção. De modo geral, as meninas passaram mais tempo na cama e se levantaram mais tarde no fim de semana (Anova, p < 0,01), apresentaram uma tendência a ter maior irregularidade nos horários de levantar (Anova, p = 0,07) e obtiveram a maior proporção de qualidade ruim de sono (X², p < 0,01). Os sexos não diferiram em relação ao horário de deitar e levantar, tempo na cama em dias de semana, irregularidade nos horários de deitar, Jetlag social, irregularidade no tempo na cama, escore da qualidade de sono e sonolência ao despertar (Anova, p > 0,05). As meninas apresentaram o maior tempo de reação no alerta fásico (Anova, p < 0,05), enquanto no GLM foi visto uma relação fraca com o sexo prevendo uma tendência para as meninas terem maior tempo de reação (B = 29,8; p = 0,06), porém maior percentual de respostas corretas no alerta fásico (B = 3,440; p = 0,09). Portanto, sugere-se que as meninas apresentam maior compensação de sono no fim de semana, reflexo de uma menor resistência à privação de sono na semana, além disto as meninas apresentaram o maior tempo de reação em um dos componentes da atenção. Por outro lado, devido ao GLM ter mostrado apenas relações fracas de tendência com pequeno tamanho de efeito do sexo prevendo a atenção, sugere-se que novos estudos sejam conduzidos em um número amostral maior com melhor balanceamento entre os sexos para a análise destas relações.Insufficient sleep and irregular sleep-wake cycle are common problems for adolescents, who suffer a phase delay in sleep due to biological and social changes associated with the arising of puberty, resulting in later sleep times. However, morning class start time shorten sleep time on weekdays for having to wake up earlier, leading to sleep compensation on weekend. This condition is associated with irregular sleep times and is detrimental to cognitive performance. This condition may be worse in girls due to greater sleep need and less resistance to sleep deprivation. In this work, we evaluated sex differences in relation to sleep patterns, social jetlag and attention in high school adolescents enrolled in morning classes, with the participation of 207 students of both sexes (F: 133 - 15 ± 0.9 years; M: 74 - 16 ± 0.9 years). The participants completed the questionnaires “Health and sleep”, the Pittsburgh Sleep Quality Index, and then the sleep diary for 10 days, recording sleep times, and sleepiness upon awakening on the Maldonado Sleepiness Scale. For the attentional assessment, the participants executed the Continuous Performance Task. GLM analysis were performed to evaluate the relation between sex and chronotype (control variable) predicting sleep times, time in bed, sleepiness upon awakening, irregularity in sleep times, social jetlag, irregularity in time in bed and attention, as well as irregularity in sleep times, social jetlag and irregularity in time in bed predicting attention. In general, the girls spent more time in bed and got up later on weekend (Anova, p <0.01), tended to have greater irregularity in get up time (Anova, p = 0.07) and obtained the highest proportion of poor sleep quality (X², p <0.01). The sexes did not differ in relation to bedtime and get up time, time in bed during weekdays, irregularity in bedtimes, social jetlag, irregularity in time in bed, sleep quality score and sleepiness upon awakening (Anova, p> 0, 05). The girls had the longest reaction time in phasic alertness (Anova, p <0.05), while in the GLM, there was observed a week relation with sex predicting a tendency for girls to have longer reaction time (B = 29.8; p = 0.06), but a higher percentage of correct responses in phasic alertness (B = 3.440; p = 0.09). Therefore, it is suggested that girls have greater sleep compensation on weekend, reflecting less resistance to sleep deprivation during weekdays. Besides that, girls presented longer reaction time in one of the components of attention. On the other hand, due to GLM have showed only a trend of weak relations with small effect size of the sex predicting attention, it is suggested that further studies should be conducted in a larger sample size with more balance between sexes for the analysis of these relations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilDiferenças sexuaisCiclo sono-vigíliaAdolescentesCronotipoAtençãoDiferenças sexuais no padrão de sono, JETLAG social e atenção de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiferencassexuaispadrao_Diogo_2021.pdfapplication/pdf2202390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43679/1/Diferencassexuaispadrao_Diogo_2021.pdf56b84556a4b485eb2fd1c8a0c369ea87MD51123456789/436792022-05-02 12:53:20.417oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43679Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:53:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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