Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Joana Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24882
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das técnicas de animação como linguagem na formação do professor de teatro e nas atividades em sala de aula do Ensino Fundamental 1. Tem como referência as experiências vivenciadas na disciplina Teatro de Formas Animadas, na UFRN, no semestre de 2014.1, ministrada pelo Professor Dr. Sávio Araújo, na qual a pesquisadora realizou docência assistida e o relato e analise, a partir da sua prática docente junto às turmas do Ensino Fundamental 1, da Escola Municipal José Peregrino de Carvalho, em João Pessoa, PB, nos anos de 2015 e 2016. Observa-se nos dois espaços, seja para alunos de graduação como para crianças, que são enfrentados desafios referentes ao planejamento e seleção de conteúdos, estratégias de motivação das turmas e melhor forma de fazer com que os alunos tenham autonomia e discernimento para desenvolverem seus potenciais artísticos e pessoais. Com relação à formação dos professores, ao definir conceitualmente e ao se estabelecer escolhas terminológicas e metodológicas, relacionadas ao que se entende por teatro de animação, ator animador, objeto, animar, e, principalmente, a partir da relação do diálogo estabelecida entre o ator, o animador e o objeto, delineia-se qual caminho percorrer no vasto universo do teatro de animação. Ressaltando-se as reflexões sobre a criação artística como parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com um melhor aproveitamento por parte dos alunos. Da mesma forma, com relação ao trabalho desenvolvido no ensino fundamental 1, a criação de cenas configura-se como uma potente estratégia metodológica na construção do conhecimento, embora uma série de desafios sejam enfrentados diariamente no ambiente escolar.
id UFRN_3a3d91739397e7ca33619438da656bde
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24882
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Viana, Joana Vieirahttp://lattes.cnpq.br/5341365230814957http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Carriço, Andréhttp://lattes.cnpq.br/5977502527839784Borges, Paulo Cézar BalardimAraújo, José Sávio Oliveira de2018-03-16T18:09:10Z2018-03-16T18:09:10Z2016-08-31VIANA, Joana Vieira. Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24882A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das técnicas de animação como linguagem na formação do professor de teatro e nas atividades em sala de aula do Ensino Fundamental 1. Tem como referência as experiências vivenciadas na disciplina Teatro de Formas Animadas, na UFRN, no semestre de 2014.1, ministrada pelo Professor Dr. Sávio Araújo, na qual a pesquisadora realizou docência assistida e o relato e analise, a partir da sua prática docente junto às turmas do Ensino Fundamental 1, da Escola Municipal José Peregrino de Carvalho, em João Pessoa, PB, nos anos de 2015 e 2016. Observa-se nos dois espaços, seja para alunos de graduação como para crianças, que são enfrentados desafios referentes ao planejamento e seleção de conteúdos, estratégias de motivação das turmas e melhor forma de fazer com que os alunos tenham autonomia e discernimento para desenvolverem seus potenciais artísticos e pessoais. Com relação à formação dos professores, ao definir conceitualmente e ao se estabelecer escolhas terminológicas e metodológicas, relacionadas ao que se entende por teatro de animação, ator animador, objeto, animar, e, principalmente, a partir da relação do diálogo estabelecida entre o ator, o animador e o objeto, delineia-se qual caminho percorrer no vasto universo do teatro de animação. Ressaltando-se as reflexões sobre a criação artística como parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com um melhor aproveitamento por parte dos alunos. Da mesma forma, com relação ao trabalho desenvolvido no ensino fundamental 1, a criação de cenas configura-se como uma potente estratégia metodológica na construção do conhecimento, embora uma série de desafios sejam enfrentados diariamente no ambiente escolar.This study aims investigate the utilization of theatre animation techniques as language in the drama teacher formation and in the elementary classroom activities. For this purpose, two experiences are taken as references. The first one is based in the internship as teacher assistant in the Dr. Savio Araujo’s classes of Theatre of Animated Forms in the first semester of 2014 in the Federal University of Rio Grande do Norte. The second is derivate of the researcher's work as teacher of arts in the Municipal School José Peregrino de Carvalho of elementary level, in the city João Pessoa, PB, during the years of 2015 and 2016. In the both cases, as for undergraduate students as elementary school children, it is observed that there are challenges related to the planning and selection of contents, to the strategies to motivate the classes and the best way to make the students have autonomy and discretion to develop their artistic and personal potential. Regarding the formation of the teacher, the way to go through the vast universe of animation theatre is lineated by the conceptual definitions and terminological and methodological choices related of the assumed meaning for animation theatre, animator actor, object, give life, and mainly from the relationship of the dialogue established between the actor, the animator and the object. They are highlighted reflections about the artistic creation as fundamental part in the teaching-apprenticeship process and its relationship with the improvement by the students. Similarly, in relation to work in primary school 1, scenes creation is configured as a powerful methodological strategy in the construction of knowledge, although a number of challenges are faced daily in the school locus.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASTeatro de animaçãoFormação de professorArte-educaçãoTeatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1Animation theatre in the classroom: experiences in Higher Education and Elementary 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.txtTeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain198839https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24882/2/TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.txt960827f51089f16bff577b7596af0b73MD52THUMBNAILTeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.jpgTeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1418https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24882/3/TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.jpg47e29d95a1ed200ac204a3ed2f866989MD53ORIGINALTeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdfTeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdfapplication/pdf5481344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24882/1/TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf0fa6d37cd98ac69e829e46822c15c5e5MD51123456789/248822022-11-07 19:17:46.725oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24882Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-07T22:17:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Animation theatre in the classroom: experiences in Higher Education and Elementary 1
title Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
spellingShingle Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
Viana, Joana Vieira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Teatro de animação
Formação de professor
Arte-educação
title_short Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
title_full Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
title_fullStr Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
title_full_unstemmed Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
title_sort Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1
author Viana, Joana Vieira
author_facet Viana, Joana Vieira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5341365230814957
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5026604704788382
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carriço, André
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5977502527839784
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Borges, Paulo Cézar Balardim
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Joana Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
contributor_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Teatro de animação
Formação de professor
Arte-educação
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de animação
Formação de professor
Arte-educação
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização das técnicas de animação como linguagem na formação do professor de teatro e nas atividades em sala de aula do Ensino Fundamental 1. Tem como referência as experiências vivenciadas na disciplina Teatro de Formas Animadas, na UFRN, no semestre de 2014.1, ministrada pelo Professor Dr. Sávio Araújo, na qual a pesquisadora realizou docência assistida e o relato e analise, a partir da sua prática docente junto às turmas do Ensino Fundamental 1, da Escola Municipal José Peregrino de Carvalho, em João Pessoa, PB, nos anos de 2015 e 2016. Observa-se nos dois espaços, seja para alunos de graduação como para crianças, que são enfrentados desafios referentes ao planejamento e seleção de conteúdos, estratégias de motivação das turmas e melhor forma de fazer com que os alunos tenham autonomia e discernimento para desenvolverem seus potenciais artísticos e pessoais. Com relação à formação dos professores, ao definir conceitualmente e ao se estabelecer escolhas terminológicas e metodológicas, relacionadas ao que se entende por teatro de animação, ator animador, objeto, animar, e, principalmente, a partir da relação do diálogo estabelecida entre o ator, o animador e o objeto, delineia-se qual caminho percorrer no vasto universo do teatro de animação. Ressaltando-se as reflexões sobre a criação artística como parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com um melhor aproveitamento por parte dos alunos. Da mesma forma, com relação ao trabalho desenvolvido no ensino fundamental 1, a criação de cenas configura-se como uma potente estratégia metodológica na construção do conhecimento, embora uma série de desafios sejam enfrentados diariamente no ambiente escolar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-16T18:09:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-16T18:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA, Joana Vieira. Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24882
identifier_str_mv VIANA, Joana Vieira. Teatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24882/2/TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24882/3/TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24882/1/TeatroAnimacaoSala_Viana_2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 960827f51089f16bff577b7596af0b73
47e29d95a1ed200ac204a3ed2f866989
0fa6d37cd98ac69e829e46822c15c5e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117902056292352