Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31915 |
Resumo: | Os museus são espaços educativos não formais que propiciam a organização de atividades e ações que englobam, ao mesmo tempo, diversas áreas do conhecimento, sendo a inter/transdisciplinaridade uma característica inerente desses espaços, atravessando toda a sua dinâmica de funcionamento e rotinas. Em vista da compreensão de que o espaço museal pode ser percebido sob diversos olhares e perspectivas, este estudo se desenvolve tendo como cenário uma instituição museológica situada no interior do estado do Ceará. O principal objetivo da pesquisa é examinar se o referido museu atua como agência catalisadora de letramentos. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada, campo que se reconhece transdisciplinar e aberto a diálogos com outros campos/áreas do conhecimento. No âmbito teórico, o estudo está fundamentado nas postulações dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995; 2008; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), elegendo como categorias de análise os elementos: participantes, domínio, artefatos e atividades, elementos importantes para a noção de evento de letramento estabelecida por Hamilton (2000); na abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); na Nova Museologia (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). No aspecto metodológico, a pesquisa acolhe a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MASON, 1998) de base interpretativista (MOITA LOPES, 2006), assumindo viés etnográfico. O corpus da pesquisa compreende 08 eventos de letramento observados no museu, observações e anotações de campo, questionários aplicados junto a 05 profissionais do museu (funcionários e diretores), roda de conversa com uma turma de 7° ano, visitante do museu. A relevância da pesquisa reside em três aspectos: a) nas contribuições que proporcionará aos Estudos do Letramento, sobretudo em pensar o museu como agência catalisadora de letramentos; b) na colaboração para o desenvolvimento dos trabalhos na Linguística Aplicada; c) no destaque da potencialidade de diálogos transdisciplinares entre os Estudos do Letramento e a Museologia. A análise dos dados evidencia que o museu assume papéis sociais diversos, destacando-se a sua capacidade multifacetada de informar, educar, catalisar letramentos e estimular agentes de letramento, mediante a promoção de exposições permanentes e temporárias, atividades de visitação, lançamentos de livros, viabilização de palestras e rodas de conversa, bem como outras atividades/eventos que possam emergir de novas demandas. Nesse sentido, concluímos que a troca de saberes entre a Museologia e os Estudos do Letramento é capaz de gerar uma aproximação entre esses campos e também de produzir uma significativa discussão entre a atuação do museu como agência catalisadora de letramentos e sua importância na colaboração do desenvolvimento social local. |
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Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31915Os museus são espaços educativos não formais que propiciam a organização de atividades e ações que englobam, ao mesmo tempo, diversas áreas do conhecimento, sendo a inter/transdisciplinaridade uma característica inerente desses espaços, atravessando toda a sua dinâmica de funcionamento e rotinas. Em vista da compreensão de que o espaço museal pode ser percebido sob diversos olhares e perspectivas, este estudo se desenvolve tendo como cenário uma instituição museológica situada no interior do estado do Ceará. O principal objetivo da pesquisa é examinar se o referido museu atua como agência catalisadora de letramentos. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada, campo que se reconhece transdisciplinar e aberto a diálogos com outros campos/áreas do conhecimento. No âmbito teórico, o estudo está fundamentado nas postulações dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995; 2008; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), elegendo como categorias de análise os elementos: participantes, domínio, artefatos e atividades, elementos importantes para a noção de evento de letramento estabelecida por Hamilton (2000); na abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); na Nova Museologia (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). No aspecto metodológico, a pesquisa acolhe a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MASON, 1998) de base interpretativista (MOITA LOPES, 2006), assumindo viés etnográfico. O corpus da pesquisa compreende 08 eventos de letramento observados no museu, observações e anotações de campo, questionários aplicados junto a 05 profissionais do museu (funcionários e diretores), roda de conversa com uma turma de 7° ano, visitante do museu. A relevância da pesquisa reside em três aspectos: a) nas contribuições que proporcionará aos Estudos do Letramento, sobretudo em pensar o museu como agência catalisadora de letramentos; b) na colaboração para o desenvolvimento dos trabalhos na Linguística Aplicada; c) no destaque da potencialidade de diálogos transdisciplinares entre os Estudos do Letramento e a Museologia. A análise dos dados evidencia que o museu assume papéis sociais diversos, destacando-se a sua capacidade multifacetada de informar, educar, catalisar letramentos e estimular agentes de letramento, mediante a promoção de exposições permanentes e temporárias, atividades de visitação, lançamentos de livros, viabilização de palestras e rodas de conversa, bem como outras atividades/eventos que possam emergir de novas demandas. Nesse sentido, concluímos que a troca de saberes entre a Museologia e os Estudos do Letramento é capaz de gerar uma aproximação entre esses campos e também de produzir uma significativa discussão entre a atuação do museu como agência catalisadora de letramentos e sua importância na colaboração do desenvolvimento social local.Museums are non-formal educational spaces that provide the organization of activities and initiatives that encompass many areas of knowledge since interdisciplinarity and transdisciplinarity are inherent characteristics of theses places and, at the same time, traverses its entire dynamics of working and routines. In sight of the understanding that museums may be perceived through different viewpoints and approaches, this study is developed having as its scenery a museum institution located in the countryside of the state of Ceará. The research is based on the field of Applied Linguistics, a field that understands itself as transdiciplinar and open to dialogues with other areas and fileds of knowledge. The main goal of this research is to comprehend how the aforementioned museum acts as a literacy catalytic agent. In the theoretical scope, the study is based on the postulations of the Literacy Studies (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995; 2001; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), electing as categories of analysis the elements: participants, dominance, artefacts and activities as established by Hamilton (2000); in the genre social approach inspired by New Rhetoric (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); in New Museology (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). Regarding methodology, the research follows a qualitative approach (BOGDAN; BILKLEN, 1994; MASON,1998) of interpretative basis (MOITA LOPES, 2006), assuming an ethnographic perspective. The corpus of the research comprises 8 different events devoted to literacy observed at the museum, field observation and notes, questionnaries answered by 5 professionals from the museum (staff members and directors), a Conversation Circle with 7th grade visiting students. The relevance of this research resides in three aspects: a) in the contributions it will provide to Literacy Studies, especially in thinking the museum as a literacy catalytic agent; b) in the colaboration for the development of works of Applied Linguistics; c) in the emphasis on the potential of transdisciplinary dialogues between Literacy Studies and Museology. The data analysis shows that the museum plays diverse social roles, making it clear its multifaceted capability to inform, educate, catalyze literacies and motivate literacy agents, through the promotion of permanent and temporary exhibitions, visitation activities, book lauching, enablement of lectures and Conversation Circles as well as other activities and events that may emerge from new requests. In this sense, we conclude that the exchange between Museology and Literacy Studies is capable of generating a convergence between these fields and also produce a considerably meaningful discussion about the role of museums as literacy catalytic agents and their propensity for the colaboration of local social development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLetramentosMuseuAgência catalisadora de letramentosDesenvolvimento socialLetramento no museu: agência e desenvolvimento socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdfapplication/pdf1563859https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/1/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdff9fda952f6cd7679356c1b89f46f62ddMD51TEXTLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txtLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain302743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/2/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txtc3ff1fff6ebae0de299748e50612deb0MD52THUMBNAILLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpgLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/3/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpgdc6157775f20a3e99bf1eb71b477943dMD53123456789/319152021-03-21 05:47:59.731oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:47:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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