O letramento digital nas teses e dissertações brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Gisele da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44766
Resumo: O estudo aqui proposto apresenta um artigo, como trabalho de final de curso, que teve como motivações, primeiro o momento atual vivenciado pela pandemia do novo coronavírus, que se tornou mais um fator impulsionador para as práticas letradas, segundo a identificação da inexistência de pesquisas, desenvolvidas pelos estudantes de pedagogia do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre o Letramento Digital (LD). A problemática fez emergir a seguinte questão: do que tratam as pesquisas, nas teses e dissertações brasileiras, sobre o letramento digital? A partir dessa questão, objetivou-se mapear as pesquisas acerca do letramento digital nas teses e dissertações brasileiras. Para apoiar as discussões, utilizou-se como base teórica autores como: Soares (2002), Coscarelli e Ribeiro (2005), Ribeiro (2009, 2020) e Buzato (2006). O mapeamento sistemático da literatura seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e teve como fonte de informação a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado obteve-se 338 documentos, no entanto, mediante os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 243 estudos. Os resultados mostraram que as publicações de estudos sobre o LD tiveram início em 2004, com uma concentração de investigações desenvolvidas nos ambientes de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos resultaram em 54 universidades distribuídas nas 5 regiões brasileiras. A região sudeste concentra o maior número de pesquisas, com destaque para o estado de São Paulo, e para a universidade brasileira que mais pesquisa na área, a Universidade Federal de Minas Gerais. Também pôde-se identificar que a área com mais trabalhos acerca do tema em questão é a de Linguística, Letras e Artes, evidenciando também o reduzido número de pesquisas na área da Educação e Tecnologias. Além disso, os resultados também indicam que há pesquisas em todas as etapas de ensino, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na formação continuada. A concentração das pesquisas ocorre no ensino superior, mostrando inclusive que os pesquisadores estão atentos com a formação inicial e continuada e com o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Conclui-se que este mapeamento possibilitou delinear a amplitude do campo de pesquisa acerca do letramento digital no Brasil, apresentando os aspectos e as principais recorrências sobre o que se pesquisa sobre o LD nas teses e dissertações brasileiras.
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A problemática fez emergir a seguinte questão: do que tratam as pesquisas, nas teses e dissertações brasileiras, sobre o letramento digital? A partir dessa questão, objetivou-se mapear as pesquisas acerca do letramento digital nas teses e dissertações brasileiras. Para apoiar as discussões, utilizou-se como base teórica autores como: Soares (2002), Coscarelli e Ribeiro (2005), Ribeiro (2009, 2020) e Buzato (2006). O mapeamento sistemático da literatura seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e teve como fonte de informação a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado obteve-se 338 documentos, no entanto, mediante os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 243 estudos. Os resultados mostraram que as publicações de estudos sobre o LD tiveram início em 2004, com uma concentração de investigações desenvolvidas nos ambientes de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos resultaram em 54 universidades distribuídas nas 5 regiões brasileiras. A região sudeste concentra o maior número de pesquisas, com destaque para o estado de São Paulo, e para a universidade brasileira que mais pesquisa na área, a Universidade Federal de Minas Gerais. Também pôde-se identificar que a área com mais trabalhos acerca do tema em questão é a de Linguística, Letras e Artes, evidenciando também o reduzido número de pesquisas na área da Educação e Tecnologias. Além disso, os resultados também indicam que há pesquisas em todas as etapas de ensino, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na formação continuada. A concentração das pesquisas ocorre no ensino superior, mostrando inclusive que os pesquisadores estão atentos com a formação inicial e continuada e com o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. 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